Por que certas versões de um carro desvalorizam menos que outras?

| QUATRO RODAS/DANIEL TELLES


Desvalorização chega a ser dez vezes maior em determinadas versões do mesmo carroDesvalorização chega a ser dez vezes maior em determinadas versões do mesmo carro (João Mantovani/Quatro Rodas)

Desvalorização chega a ser dez vezes maior em determinadas versões do mesmo carro (João Mantovani/Quatro Rodas)

Analisando a tabela de preços de QUATRO RODAS elaborada mensalmente em conjunto com a KBB Brasil, podemos verificar que versões do mesmo carro muitas vezes têm taxas de desvalorização discrepantes.

Um Volkswagen Polo 1.6 MSI, por exemplo, tem desvalorização de 8,95%. Já a taxa para um Polo Highline 200 TSI é de 2,78%.

Para entender por que essa situação ocorre, QUATRO RODAS consultou o gerente de precificação da KBB Brasil, Fernando Barros.

VW Polo Highline desvaloriza quatro vezes menos que o Polo 1.6 MSI (Divulgação/Volkswagen)

Segundo o especialista, a taxa de desvalorização é elaborada de acordo com cada versão e não por modelos.

“A taxa de desvalorização aferida pela  KBB  Brasil leva em conta cada versão de um modelo que analisamos. Portanto, cada versão do carro segue, até certa medida, a sua própria reputação no mercado.”

Isso porque, segundo Barros, cada versão atua de maneira diferente e, muitas vezes, mirando em diferentes tipos de consumidor.

Renault Sandero RS: configuração esportiva do hatch atua de maneira diferente no mercado quando comparada às demais versões (Divulgação/Renault)

“Por exemplo, se observarmos as curvas históricas das versões 1.0 e 1.6 de um Renault Sandero, teremos uma taxa de desvalorização bem diferente da versão 2.0 R.S., que cumpre um papel de nicho dentro da gama do hatch. Logo, é inevitável que esta versão tenha uma taxa distinta das demais.” afirma.

Ainda de acordo com Barros, outro fator que pode influenciar na curva de desvalorização é a chegada de equipamentos que não foram bem aceitos pelo mercado.

“Outro exemplo que pode causar diferenças nas taxas de desvalorizações de um carro é alguma tecnologia mal aceita, como os câmbios automatizados de uma embreagem, que tendem a provocar maior desvalorização em comparação com as versões de um mesmo carro com câmbio manual ou automático convencional.” conclui.

O contrário também é verdade: versões com itens que caíram no gosto popular tendem a ser mais visadas no mercado de usados e, portanto, mais valorizadas.

É o que explica o índice tão baixo de desvalorização do Polo Highline 200 TSI: tem motor mais potente e econômico, além de vir, na maioria dos casos, com quadro de instrumentos digital, inexistente na versão 1.6 MSI.

Desta forma, o que se pode afirmar é que cada versão tem um comportamento diferente no mercado, de acordo com sua proposta e equipamentos.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE