Melasma: saiba como tratar as manchas na pele

Evitar exposição ao sol é uma das formas para afastar a doença

| ASSESSORIA


O verão é a estação mais quente do ano. Durante essa época, as pessoas costumam ir à praia, piscina e aproveitar os dias ensolarados. Porém, é também uma época de redobrar a atenção com a pele. Além dos cuidados com o corpo, o rosto precisa de um tratamento especial, já que o sol contribui para o aparecimento do melasma.

Caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras na pele, o melasma é mais comum em áreas corpóreas expostas ao sol, principalmente no rosto. A dermatologista e professora do curso de medicina da Uniderp, Camila Tormena, explica que o aquecimento do sol com a pele e altas temperaturas provocam as manchas, sobretudo na região central da face, mandíbula e buço.

"A doença pode acometer homens e mulheres devido a predisposição genética, porém é mais comum em mulheres por conta da ação dos hormônios femininos, principalmente durante a gravidez e pelo uso de anticoncepcionais", esclarece.A especialista ainda afirma que o melasma é uma doença crônica, não tem cura, mas que pode ser controlado. "Os principais tratamentos incluem uso de clareadores contendo ácidos, vitamina C tópica, terapia fotobiodinâmica, aplicação injetável de ativos clareadores, lasers e uso regular de protetor solar oral e tópico", destaca.Segundo a médica, a melhor maneira para evitar o surgimento do melasma é tomar alguns cuidados, como:

- Reaplicar filtro solar a cada 3 horas;


- Usar chapéus e viseiras com fator de proteção solar;


- Evitar ambientes muito quentes;


- Fazer consulta regular com dermatologista para identificar possíveis fatores que podem desencadear a doença, além de iniciar o uso de produtos adequados para prevenção.


UNIDERP


Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.


Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.


Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.uniderp.br/ e https://blog.uniderp.com.br/category/noticias/


Sobre a Kroton


A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br