Unidade Móvel do Hospital de Amor inicia atendimento na Praça Antônio João

Nas próximas semanas a unidade seguirá para os distritos

| ASSECOM


O Prefeito Alan Guedes esteve nessa segunda-feira na Praça Antônio João para homenagear as mulheres no primeiro dia de atendimento da Unidade Móvel do HA. Foto:Divulgação

A unidade móvel do Hospital de Amor de Dourados iniciou nesta segunda-feira (8) os atendimentos na Praça Antônio João com exames de Papanicolau e Mamografia. A ação será até a sexta-feira, dia 12, das 7h às 17h.

O agendamento será feito pelo WhatsApp, no número (67) 99611-0371, em horário comercial. A paciente precisa aguardar a confirmação em até 3 dias úteis. Os atendimentos acontecerão de forma organizada, seguindo todas as medidas de biossegurança, por isso é necessário ligar antes.

O prefeito Alan Guedes esteve no local e parabenizou todas as mulheres envolvidas no projeto. “Neste Dia Internacional da Mulher reforçamos nosso apoio a esse projeto que efetivamente salva vidas. Daqui alguns dias o Instituto do Hospital de Amor de Barretos entra em operação, em uma parceria com a prefeitura na coleta de exames se preventivo e mamografia e essa parceria ficará ativa por muito tempo. Estamos muito felizes por esse dia”, declarou.

A presidente da Apoiadores (Associação de Apoiadores do Hospital de Amor), Cristiane Iguma Câmara, agradeceu a parceria com a prefeitura municipal. “Tivemos todo suporte da gestão atual, que colocou a secretaria de saúde à disposição. Estamos muito felizes de retomar os atendimentos, com todos cuidados que os protocolos de biossegurança exigem, porque sabemos da necessidade e importância desses exames para saúde da mulher”, declarou.

Para fazer o exame de mamografia é necessário ter idade entre 40 a 69 anos, sendo que de 40 a 49 anos é necessário um ano de intervalo do último exame, já de 50 a 69, são necessários dois anos de intervalo. O exame de Papanicolau é feito em mulheres de 25 a 64 anos, que também tenham feito o último exame há no mínimo um ano.

No dia do exame, é necessário a apresentação do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

O promotor de justiça, Ricardo Rotunno, reforçou o apoio do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) às ações do HA. “É muito importante por essa ação, o Ministério Público faz absoluta questão de estar presente nessas ações. No momento que estamos vivendo em todo mundo, com tantas dificuldades, atitudes como essa nos enche de esperança”, relatou.

Na próxima semana, do dia 15 ao dia 19 de março, a unidade seguirá para o Distrito de Vila Vargas, e do dia 22 a 26, no Distrito de Itahum. Para estes locais o agendamento será feito em suas Unidades Básica de Saúde.

Legenda: Em parceria com a prefeitura, a Unidade Móvel percorrerá pontos de Dourados com exames para mulheres



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE