Como adaptar seu plano de negócios durante a crise do coronavírus?

Descubra o que fazer para modificar o seu plano de negócios durante a crise do coronavírus.

| ASSESSORIA


A pandemia do novo coronavírus exigiu que a sociedade se reorganizasse de uma maneira nunca antes experimentada pela maioria dos empreendedores: o fechamento do comércio e serviços em diversas regiões do país. O período de isolamento social e quarentena trouxe grandes preocupações acerca da sobrevivência dos negócios, principalmente das pequenas empresas. 

No post de hoje vamos falar sobre plano de negócios durante o coronavírus, como fazer para adaptar as suas estratégias de negócio, as medidas que o governo já anunciou para e minimizar os efeitos da crise. Vamos lá?

 Adaptar o plano de negócios durante o coronavírus 
Comece questionando alguns pontos, se o seu negócio é B2B como estão as vendas dos seu clientes? Eles irão fechar em breve e/ou demitir os funcionários? Se desta análise você obtiver respostas positivas, é preciso revisar as projeções de receita. 

No modelo B2C se questione sobre a posição no mercado que a sua empresa ocupa e se os clientes continuam comprando, afinal a queda na procura por produtos e serviços é um movimento natural durante o período de isolamento. E para lidar com ela é preciso ajustar a sua produção. A sua estratégia consiste na elaboração de um tipo de plano de negócios durante o coronavírus, com metas e ações claras e enérgicas, além de indicadores de acompanhamento. 

Ainda dentro do seu plano de crise, é preciso que você revise o contrato com os fornecedores. Aqueles que forem considerados desproporcionais entre contratante e contratado deve ser revisto, evitando que o cumprimento do acordo se torne muito prejudicial para sua empresa. 

O pagamento integral dos contratos de locação por exemplo, não é uma vantagem para as pequenas empresas que necessitarem ficar fechadas. O conselho é que sejam mantidos os contratos de serviços que estejam diretamente ligados à atividade ou sobrevivência da sua empresa.

A projeção do prejuízo também é um ponto importante, descubra o mínimo que a sua empresa precisa para se manter viva e aposte nisso. 

Projetar a duração do prejuízo é uma forma de se preparar para enfrentá-lo melhor. E lembre-se de que se o seu plano de negócios não for atualizado e reformulado, é muito provável que a sua empresa não consiga lidar com a crise!
 

Como adaptar o seu negócio na crise?
Reunimos algumas dicas importantes de plano de negócios durante o coronavírus, para que você revise o que está sendo feito na sua empresa e adapte algumas estratégias. 

Primeiramente é importante que você esteja em comunicação constante com sua equipe, dando orientações claras sobre o que está sendo feito e quais os próximos passos. 

E essa comunicação deve se estender aos clientes, dando-lhes informações sobre como o seu negócio está atendendo durante este período (horários e formas de atendimento). Para estabelecer o contato use seus canais online, como as redes sociais e aplicativos de mensagem. 

Sempre procure deixar claro, para funcionários e clientes, de que sua empresa está tomando os cuidados necessários. É importante que você transmita segurança em todas as suas ações. 

Caso o seu negócio seja do ramo de varejo, e ainda não trabalha com entregas em domicílio, estude esta possibilidade. Lembrando de sempre seguir as recomendações de segurança. Caso não possa terceirizar a entrega, mobilize e organize sua equipe para tal. 
 

Medidas autorizadas pelo governo para plano de negócios durante o coronavírus
 A adoção do teletrabalho ou home office;
Férias individuais e concessão de férias coletivas antecipadas;
Aproveitamento e antecipação de feriados;
Uso de banco de horas ampliado;
Prorrogação do pagamento do Simples e do recolhimento do FGTS;
Prorrogação do pagamento de dívidas e acesso a crédito do BNDES;
Redução de jornada com corte de salário e suspensão de contrato;
Linha de crédito emergencial para custeio de folha de pagamento
Linha de crédito com recurso de fundos constitucionais;
Linha de crédito da Caixa para MEIs e pequenas empresas;
Negociação com fornecedores e revisão de contratos.



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