Dourados amplia participação no Programa Saúde na Escola

O programa envolve várias ações desde prevenção à Covid-19 até promoção de cidadania e direitos


Mais saúde e qualidade de vida para crianças e adolescentes, essa é a proposta da Prefeitura de Dourados, que ampliou o PSE (Programa Saúde na Escola), contemplando 33 escolas, sendo 10 Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) e 23 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Segundo o secretário de saúde, Frederico de Oliveira Weissinger, serão desenvolvidas ações de Educação Alimentar e Nutricional e antropometria (peso, altura) e avaliação do consumo alimentar, para identificar os principais problemas que acometem os alunos e o levantamento do risco para o desenvolvimento de outras doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica, que estão aumentando de forma gritante no público infantil.

Para a nutricionista do Núcleo de Nutrição e Promoção a Saúde, Lorraine Pinto, os dados possibilitam o planejamento de políticas inter setoriais mais efetivas, “que promovam a integralidade do cuidado infanto-juvenil, minimizando as consequências desses agravos à sua saúde e reduzindo a sobrecarga do Sistema Público de Saúde”, explicou.

O programa não envolve somente alimentação, mas também várias ações de promoção à saúde. Serão executadas medidas prioritárias que envolvem também educação e cuidados individuais como combate ao mosquito Aedes Aegypti, promoção de atividades físicas e lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, cidadania e direitos humanos, prevenção das violências e acidentes, prevenção da obesidade infantil com o programa crescer saudável, direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) entre outros.

A pandemia do novo coronavírus também é uma preocupação do PSE. “Foi incluída a temática de prevenção ao Covid para que possamos trabalhar junto com a Reme (Rede Municipal de Ensino) a importância dos cuidados para frear a contaminação”, explicou Lorraine.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE