Saúde capacita agentes sobre o Programa Rastrear

Pessoas suspeitas, confirmadas e aquelas que tiveram contatos serão monitoradas no Estado

| ASSESSORIA


A SEMS (Secretaria Municipal de Saúde de Dourados), através do Departamento de Atenção Primária, está realizando a capacitação de agentes comunitários de saúde sobre o Programa Rastrear, do Governo do Estado, que monitora os casos de COVID-19.

A capacitação que está acontecendo é fruto do projeto que foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde “Capacitando Quem Faz”. Ela foi pensada para preparar os agentes para o desenvolvimento de um trabalho auxilie na interrupção da cadeira de transmissão.

Realizar o monitoramento diário de pacientes de coronavírus e de seus contatos, a fim de quebrar a cadeia do vírus e diminuir a taxa de contágio no Estado, este é o objetivo do Rastrear, iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com isso, os agentes passam a ter contato com os casos suspeitos/confirmados, e também com a família. O treinamento está acontecendo na Universidade Anhanguera, na Rua Manoel Santiago, número 1155, Jardim Itaipu. A capacitação é ministrada pela enfermeira Vanina Batista de Oliveira.

Rastrear

O Programa Rastrear foi desenvolvido em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). Na prática, o programa permite que as secretarias de saúde tenham a localização e a identificação dos infectados. A partir dessa identificação, as equipes de saúde vão elaborar uma estratégia de monitoramento diário de aparecimento de sinais e sintomas de Covid.