Leia Coluna do Jonas desta quinta-feira, 25

| REDAçãO


Quinta-feira, 25 de fevereiro 2021 - Dia da Criação do Ministério das Comunicações.

Pensamento: "A gente passa por cada coisa que não merece, que não precisa, que entristece. Mas no fim fica mais forte , mais sabido e mais feliz ."

Musica: Pedro Nadie – Piero (Indicação Mateus Gnuztman)

Niver: Eloir Becker Dourado, Ricardo Suypene, Cicero Marcos De Carvalho, Matias Rebeque, Sandro Fernandes, Miguel Cardoso Maurício, Aparecido Manoel, Mauricio Aguiar Macedo - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga

Susto
Quem chega a Dourados, via BR 163, acaba se assustando ao deparar com o verdadeiro matagal que existe nas margem da via de acesso e nos canteiros centrais. Gente que vem de outros estados, principalmente, não entende que, como acontece em suas cidades, o cartão de visita aqui esteja sendo deixado sem cuidado. A primeira impressão é a que fica, diz o ditado. Precisa dizer mais?
Limpeza
Os caminhantes do prolongamento da Avenida Marcelino Pires, trecho Monumento aos Colonos (Mão do Braz) ao Hotel 10, cerca de três mil e quinhentos metros, aguardam ação da prefeitura via secretaria de Serviços Urbanos para roçada e retirada de entulhos do canteiro central. Por ali, diariamente cruzam ida e vinda pedestres, ciclistas e o matagal está feio. Ao mesmo tempo a rapaziada tem fazer uso de repelentes contra porvinha, pernilongos e outros bichos transmissores de varias doenças não escolhem vitimas. A bronca chegou à coluna ontem pelo casal de missionários Chaga Medeiros e Esposa. Registro feito.
Perigo
O matagal e a falta de iluminação colocam em risco quem circula naquele trecho. Fica difícil para os condutores de veículos motorizados enxergarem os ciclistas das insdustrias JBS, Imesul, inflex, que por ali passam, indo ou voltando do trabalho. Com isso o risco de acidentes aumenta. É preciso urgência em consertar esse pequeno defeito.

Fios soltos, um risco à população

É comum a gente ver fios soltos de postes invadindo parte de calçadas, principalmente nos bairros. Às vezes, esse tipo de problema permanece por vários dias. A quem recorrer?

Logicamente, os cabos de telefone não oferecem perigo de choque, por exemplo, mas, pode causar transtornos para motocicletas e ciclistas. Isso porque, o fio é de aço e se estiver muito abaixo de onde deveria estar, pode ferir motoqueiros.

É preciso de uma fiscalização rígida. E isso, com certeza, cabe à Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos.

Ufa, até que enfim!

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), está realizando uma força-tarefa para limpeza do Cemitério Público Municipal Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Júnior, uma equipe de 10 pessoas está trabalhando no local. “Estamos fazendo a poda de árvores, a roçada e a limpeza. Também contamos com apoio do Rotary Club para capinar e ajudar nos trabalhos. Os outros cemitérios do município e dos distritos estão no planejamento”, explicou.

CCJR da Assembleia

O deputado estadual Gerson Claro (PP) é o novo presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ele foi eleito na manhã de ontem (24), por unanimidade.

Gerson destacou o desafio e a missão que é presidir a mais importante comissão da Casa de Leis. “Quero agradecer aos votos, ao consenso e à confiança dos nobres pares, e dizer que vamos trabalhar muito para contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos desta Casa, mantendo sempre como primazia o âmbito constitucional das matérias, cumprindo nosso papel de forma técnica, da melhor forma possível”, afirmou.

Unidade do colégio

Além de Gerson Claro e Barbosinha (DEM) eleito vice-presidente, integram a CCJR os deputados Evander Vendramini (PP), Rinaldo Modesto (PSDB) e Eduardo Rocha. Eles destacaram a unidade do colegiado e desejaram que a comissão continue apresentando um trabalho técnico e competente sob o comando do novo presidente.

“Não tenho dúvida nenhuma que a nossa comissão vai estar bem representada na presidência do meu colega progressista Gerson Claro”, afirmou Evander. Rinaldo Modesto ressaltou a experiência e o conhecimento jurídico do novo presidente.

Competência

Todos os projetos apreciados pela Assembleia Legislativa passam pela CCJR, tanto os que são de autoria dos deputados quanto do Executivo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas.

A comissão analisa o aspecto legal das propostas, se atendem às determinações constitucionais e se sua redação é condizente com o assunto. É também a CCJR que dá o parecer sobre intervenção federal, estadual e municipal, a perda de mandato do governador, de seu vice e dos deputados, entre outras atribuições.

Loteria da Saúde

O Projeto de Lei 1561/20 cria a Loteria da Saúde, modalidade de concurso de prognósticos numéricos destinada a financiar o Sistema Único de Saúde (SUS). Excepcionalmente, os recursos poderão ser usados para ações de prevenção, contenção, combate e mitigação dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados determina que a regulamentação caberá ao Ministério da Economia, respeitados o Decreto-Lei 204/67, que trata da exploração de loterias no País, e a Lei 6.717/79, que autoriza a Caixa Econômica Federal a realizar os concursos da Loteria Federal, segundo a Agência Câmara de Notícias.

Autor explica

“A manutenção do SUS exige substancial aporte de recursos, tornando sempre presente a busca de novas fontes de receita sem que haja a necessidade de criação de novos tributos”, disse o autor, deputado Capitão Wagner (Pros-CE), destacando que o texto baseia-se em proposta já arquivada (PL 1413/15).

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Collor preside a CDR

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) elegeu por aclamação, ontem (24), o senador Fernando Collor (Pros-AL) para a presidência do colegiado.

Seu companheiro de chapa como vice-presidente é o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Eles vão comandar os trabalhos no biênio 2021-2022. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) presidiu a sessão semipresencial de instalação.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE