“Regina”, uma música dos anos 70 que ainda polêmica

| O PROGRESSO


O saudoso advogado criminalista Isaac Duarte de Barros Júnior também foi um personagem importante no movimento musical de Dourados na década de 70.
Na época dourada dos festivais, Isaac de Barros era disc-jockey na Rádio Clube de Dourados - talvez o primeiro a lançar no ar o ritmo musical que fazia sucesso naquela época -, através de programas então considerados “malucos”. Isaac também era um dos apresentadores desses festivais que aconteciam no Cine Ouro Verde.
O também saudoso Victor Wagner Conde era o músico mais sensacional da época e, como Isaac, também atuou na Rádio Clube. Logo surgiu uma amizade entre eles, a qual, seria divergida, posteriormente, devido à música intitulada “Regina” .
“Regina”, na verdade, era o carro-chefe de todo o movimento musical no início daquela década. A letra teria sido composta por Isaac e a música por Wagner.
Isaac interpretou a canção no LP “Os Melhores da Música Jovem Matogrossense” e, posteriormente, Wagner teria incluído a mesma canção num compacto seu, conforme informações de Isaac dadas ao jornal O Progresso em 1983. No entanto, segundo algumas pessoas que curtiram esses momentos nos anos 70, Wagner teria composto uma outra música com o mesmo nome de “Regina”. Daí, a confusão. A polêmica.
Então, teria iniciado a divergência entre eles e, também, junto à opinião pública. Os dois estariam disputando o namoro da mesma Regina. E o público, por sua vez, achava que realmente existiam duas Regina.
“Mistério”
Em abril do ano passado, vários internautas comentaram sobre a música “Regina”, numa postagem feita por Paulo Dorta de Oliveira no grupo “Memórias Douradenses”.
Dorta postou uma foto de Isaac dançando, no Clube Social, com uma moça chamada Regina, com os seguintes dizeres: “Uma lembrança de Isaac Barros Junior, o nosso inesquecível Poeta, Cantor, Advogado, Jornalista, Radialista, etc, dançando com a simpática Regina, que não é a Regina da música. A garota que foi a inspiração do Isaac para compor a música continua sendo um mistério até hoje”.
Um internauta opinou que: “Pelo que ouvia falar e era da mesma época, Isac era apaixonado pela Regina da loja que seus pais tinham na Marcelino Pires e posteriormente na Weimar Torres, (Casa Regina)”.
Outro internauta afirmou que: “A Regina da música é inspiração do jovem cantor Wagner (não lembro-me do sobrenome), e o meu amigo Isaac, para não perder o embalo com-pôs outra letra homônima, o que deu confusão e entrevista no programa ‘A Bronca’ do Jornalista Jorge Antônio Salomão”.
Opinião de outro internauta: “A Regina inspiradora deve ser a filha do Sr. Jau Nogueira, secretária executiva do Clube Social. O Isaac tratava muito bem o irmão dela, Marcos”.
Mais polêmica
No entanto, a tão badalada Regina em questão, que ainda causa polêmica, na verdade, tratava-se de uma garota que residia em Ponta Porã.
Pelo menos, foi o que afirmou Isaac Duarte em entrevista concedida a esse jornalista, publicada na edição do dia 27 de julho de 1983 do jornal O Progresso.
Isaac também disse, naquela ocasião, que a inspiradora Regina da música, “transferiu residência para Curitiba, casou e teve filhos”.
Amizade abalada
Isaac causava furor na Rádio Clube com o programa “Inferninho”, enquanto que Wagner, que também atuava naquela emissora, era o ídolo da moçada.
No entanto, devido à música "Regina” a amizade entre eles foi abalada. Passados alguns anos, Wagner morreu em acidente de motocicleta no interior do Estado de São Paulo. Regina teria ido para Curitiba. Por sua vez, Isaac foi estudar em Minas Gerais retomando depois para exercer a advocacia em Dourados.
Porém, até hoje ninguém sabe se essa Regina realmente existiu, já que nunca apareceu em carne e osso.
Para muitos, Regina foi um personagem inventado tanto por Isaac quanto por Wagner para causar polêmica naqueles tempos de ditadura militar.
Em outra palavras, eles inventaram a “Regina” para emplacar a música rumo ao sucesso. Ambos partiram para o “andar de cima” e não tem como saber, muito embora Isaac tenha me dito que “tratava-se de uma moça de Ponta Porã”.
Independentemente disso ou daquilo, na verdade, real ou irreal, “Regina” é um mistério. Uma polêmica.
Isaac morreu há 7 anos
Isaac de Barros, vale lembrar, morreu no dia 23 de dezembro de 2013, aos 65 anos de idade. Isaac ficou internado na UTI do Hospital do Coração por cerca de dois meses para tratar uma infecção generalizada provocada por um agravamento do diabetes. Nesse período, ele passou por cirurgia na tentativa de controlar a infecção, obtendo melhora nas semanas seguintes. No entanto, o quadro clínico piorou, resultando em sua morte.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE