Saude
Dourados registra quase 2 casos de HIV positivo por semana em 2021
| DOURADOSNEWS / THALYTA ANDRADE
Dados do Programa Municipal de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids e Hepatites Virais de Dourados revelam que a média de casos confirmados para HIV no município preocupa: já são 12 casos positivos registrados entre 4 de janeiro e 8 de fevereiro, sendo uma mulher e 11 homens.
'São dados preocupantes então as pessoas precisam estar atentas. A nossa campanha o ano todo é para conscientizar como a testagem é importante para identificar e encaminhar a pessoa para tratamento e acompanhamento da equipe multidisciplinar', explicou a coordenadora responsável pelo programa, Aurenita Barbosa.
Na unidade de apoio localizada na Rua dos Missionários, n° 420, no Jardim Caramuru, o atendimento é de segunda a sexta feira, das 13h às 17h.
Há disponibilidade de testes gratuitos de HIV, hepatites virais (B e C) e Sífilis. É possível fazer individualmente para cada um ou o teste completo.
'Muita gente às vezes nos procura e não quer fazer todos. Importante dizer que respeitamos a vontade de cada um e podemos fazer os testes de forma separada. Além disso, há a garantia de sigilo então a pessoa pode ficar segura porque vai receber todo acolhimento da nossa equipe independente de resultados', ressaltou Aurenita.
Além do teste rápido, o tratamento também é totalmente gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Enfermeira há 20 anos no programa, Patricia Rossales explica que ainda há muito preconceito com a doença e as pessoas têm muito medo de fazer o exame.
'Infelizmente isso ainda acontece e é importante que as pessoas saibam que o teste pode evitar que as pessoas desenvolvam a Aids. É possível controlar o HIV muito bem desde que seja identificado e tratado o mais rápido possível', alertou Patrícia.
Em 2020 o Programa de IST / Aids e Hepatites Virais de Dourados realizou 6.966 testes rápidos ao longo do ano. Desses, 1.933 foram de HIV, sendo 89 resultados positivos (68 homens e 21 mulheres).
Na manhã de sexta-feira (12) foi realizada na BR-163, na altura do posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), uma blitz educativa para motoristas. Foram distribuídos 1.000 kits com preservativos femininos e masculinos e também panfletos informativos. A abordagem aconteceu também na região central da cidade. A ação faz parte da campanha anual que acontece durante o Carnaval.
'Mesmo com a pandemia de Coronavírus e o cancelamento das festas, sempre é importante alertar para os cuidados e a importância do uso de preservativos nas relações porque essa continua sendo a forma mais eficaz de prevenção', finalizou Aurenita.