Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS terá estrutura renovada para 2021

| CNA BRASIL/LEANDRO ABREU


Inovações adotadas durante a pandemia serão intensificadas para ampliar o atendimento a produtores rurais.

As inovações adotadas pelo Senar/MS para manter o atendimento a produtores rurais durante a pandemia serão a mola propulsora para ampliação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em 2021. Novos projetos e atuação ainda mais dinâmica irão nortear as iniciativas nas diversas cadeias produtivas do estado. Esse é o tema da série #TransformandoVidas desta semana.

“Tanto em atendimento aos produtores, quanto na realização de eventos, tínhamos uma programação bem intensa prevista para 2020, mas fomos surpreendidos pela pandemia. O Senar rapidamente teve que inovar e se adaptar a essa nova realidade. Por isso começamos a realizar os atendimentos virtuais para atender as necessidades dos nossos produtores e não deixá-los desassistidos ou sem informação, principalmente nesse momento de pandemia', explica o coordenador de ATeG Senar/MS, Nivaldo Passos.

No período, segundo ele, todos os técnicos de campo foram capacitados, equipados e receberam orientações sobre regramentos sanitários para evitar o contágio do vírus. O uso da tecnologia nos processos foi intensificado, assim como o atendimento remoto, por meio de chamadas de vídeo, áudio ou contato pelo e-mail e telefone.

“Ao invés de eventos presenciais, que eram os ‘Dias de Campo’, as vitrines, encontros técnicos, realizamos lives técnicas sobre as principais cadeias de produção. Conseguimos levar muita informação técnica e econômica aos produtores. Teve uma abrangência e visualização muito grande. O interessante é que essas lives continuam disponíveis na plataforma do Youtube para produtores que perderam ou querem assistir novamente', sugere.

De forma gradual, os atendimentos presenciais foram sendo retomados ainda em 2020 e, hoje, acontecem no formato híbrido.

“Em 2021 estamos reestruturando os serviços para atender nossos produtores. No Pantanal, por exemplo, que tem as suas particularidades, todas as situações que devem ser consideradas para um atendimento cada vez mais efetivo. Estamos em 78 municípios, com mais de 200 profissionais a campo. São técnicos agrícolas, zootecnistas, agrônomos, veterinários e muitas outras profissões que estão rodando todo Mato Grosso do Sul para atender nosso produtor', ressalta.

Produtores rurais interessados em conhecer mais sobre o trabalho ou receber a Assistência Técnica e Gerencial do Senar, podem procurar o sindicato rural do seu município. “A partir daí, vamos organizar a melhor forma de atendê-lo', convida.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Acesse nosso canal no YOUTUBE e se inspire em outros depoimentos.

No site e redes sociais, você confere outras notícias sobre ATeG, nas editorias ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE