Não deixe de Ler a Coluna do Jonas desta quinta, 11

| ASSESSORIA


Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021 - Dia do Zelador. Dia Mundial do Enfermo. Dia de Nossa Senhora de Lourdes. Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Pensamento: "Grandes atos são feitos de pequenas atitudes."

Musica: Lover why – Century - Indicação Mateus Gnuztman.

Niver: Erica Santos, Douglas Rodrigo, Alecsandro Eduardo Izidoro, Carlos Magno Fernandes Filho. Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria... Salmo 90:12

Estreia Promissora
A data 10 de fevereiro de 2021 ficará na historia para o futebol profissional da cidade. O Dourados Atlético Clube fez sua estreia de forma promissora no futebol do MS, vencendo a equipe do Coxim pelo placar de dois a zero. O Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, após anos fechado, abriu portões para as equipes, profissionais da imprensa e convidados.
Sofrimento
O Douradão agoniza. Teve reabertura no governo interino do hoje desembargador Eduardo Machado Rocha, quando estivemos em Campo Grande com o então secretario de Obras Dirson Missio e o arquiteto Marcio Guedes; depois foi “oficialmente” aberto pela prefeita, também interina, Delia Razuk. Também estávamos nesse processo juntamente com então secretario de Obras Antonio Luiz Nogueira.
Retomada
Agora no governo Alan Guedes ocorreu a reabertura do colossal palco esportivo construído para abrigar grandes espetáculos. Todos sabem que ainda precisa ser modernizado. Falta bastante para dotar o projeto para que possa receber a plateia dignamente. No entanto, o mais importante, a estrutura de cimento armado existe e está por demais solidificada. Top!
Vias de Fato
Em dia de festa pela reabertura do Douradão, mesmo no olho do furacão denominado pandemia do coronavirus, a estreia com vitória do DAC sobre Coxim por pouco não termina em BO (Boletim de Ocorrência). A partida, determinada para começar às 15h, sofreu atraso por falta de um profissional médico, como determina protocolo da CBF, via Estatuto do Torcedor. No horário marcado, o árbitro Neuri Antonio Prinbulisk foi a campo com os auxiliares Luiz Felipe e Élita Maria, juntamente com os vintes e dois jogadores.
Atraso
De acordo com a equipe esportiva da MS WEB Rádio – Rogério Vidmantas (narrador), Clezer Gomes (técnico) e Wanderlei Miguel (repórter), estava quase tudo arrumado para o ponte pé inicial – ambulância, socorristas, policias militares, enfim, sem jaleco branco nada de bola rolando. Foi quando o repórter Wanderlei Miguel abriu microfone para informar que a demora devia ser por falta de um profissional médico.
Entrevero
O delegado do jogo Carlos Alberto Quaresma, o Carioca, não gostou “nadica de nada” do que havia ouvido e retrucou o repórter que, por sua vez, revidou “você esta mentindo” e o outro “o senhor que é mentiroso” e o bate-boca esquentava e estava tomando corpo. A discussão foi ao vivo, com microfone aberto.
Aparição
Quando ambos reconheceram que estavam no gramado ao invés de tatame apareceu em um dos túneis, mineiramente, o medico. Assim tudo se apaziguou e a pelota pode rolar tranquilamente.
Respiro
Ainda bem que o esquadrão antibomba estava na praça esportiva que fica localizada a poucas quadras do DOF. Vixi! Só faltou um deles sair com máxima dos antigos tempos de criança: "Sua mãe não é homem", ou aparecer um saudosista entre os dois, esticar o braço colocando a mão entre os dos rostos e gritar: “Quem cuspir primeiro xingou a mãe do outro”...Papai AAGM não iria gostar ou teria que recorrer ao criminalista pai Dr Eudelio Almeida de Mendonça. Depis do "quiprocó" e um minuto de silencio pelas vitimas da Covid 19, partida oficialmente começou. Que faaaaase!

Reitores da UFGD

Em nota divulgada pelo vereador Elias Ishy (PT) na terça-feira (9), ele cobra a presidência da República, o Ministério da Educação e demais instituições locais, como a prefeitura, sobre posição quanto a intervenção da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), de forma “autoritária, desrespeitando a escolha da comunidade acadêmica”.

Ishy pede a nomeação imediata dos reitores eleitos, Etienne Biasotto e Claudia Lima, baseado na legalidade e na decisão do TRF3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, que determinou providências imediatas para que a lista fosse enviada ao Ministério, deixando evidente que não há mais um imbróglio jurídico quanto a situação.

Democracia             

Em reunião realizada na tarde de segunda-feira (8), Ishy e os professores envolvidos no processo se reuniram com o prefeito Alan Guedes (PP), onde puderam cobrar o compromisso. Ele acredita que, por meio do diálogo, a gestão pode contribuir para restabelecer a democracia no processo eleitoral, inclusive, fazendo a exigência ao atual Ministro, Milton Ribeiro. “A prefeitura deve assumir também essa responsabilidade”, explica.

O vereador lembrou que em março de 2019 foi encaminhada pela Câmara de Dourados uma carta à presidência da República, por unanimidade dos vereadores, em apoio a nomeação dos professores, respeitando a legitimidade da lista. “A causa uniu forças políticas independentemente de partidos”, afirma.

Estacionamento rotativo

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) entregou ao prefeito Alan Guedes (PP) um dossiê com sugestões para melhorar o serviço do estacionamento rotativo em Dourados. O documento é resultado de uma audiência pública realizada em 2017. O estacionamento pago na área central da cidade sempre foi alvo de reclamações.

A empresa EXP Parking é a responsável pela concessão do rotativo desde 2015, num contrato de 10 anos. Quando exercia o cargo de vereador, Marçal promoveu debate com a participação de autoridades de trânsito, de especialista em mobilidade urbana, da defensoria pública e da população.

Revisão contratual

Na época, Marçal entregou o dossiê com as sugestões de melhorias do rotativo a então prefeita Délia Razuk, mas nada foi feito. A audiência apontou a necessidade de revisão contratual entre a Prefeitura e a empresa EXP, com a proposta de garantir um maior equilíbrio entre as partes, já que a concessionária não tem obrigação de contrapartida com o município.

Conforme o contrato de prestação de serviço, do total arrecadado dos contribuintes, a EXP Parking só tem a responsabilidade de repassar 15% ao município. Não há contraprestação, por exemplo, de manter os estacionamentos em boas condições e de nenhum outro tipo de benfeitoria a quem paga pelo serviço.

Estrada do Alegrete

O deputado estadual Felipe Orro encaminhou expediente ao governo pedindo cascalhamento e patrolamento na MS-466, conhecida como Estrada do Alegrete. Os serviços compreendem no trecho que vai da BR-163 até a ponte sobre o Rio Vacaria, localizada em Nova Alvorada do Sul.

“Produtores rurais e moradores dos assentamentos da região reclamam que a estrada está praticamente intransitável, repleta de buracos, situação que piora em épocas de chuva com a grande quantidade de barro que forma em sua extensão, trazendo risco aos motoristas que trafegam diariamente nesta via”.

Grande fluxo

Felipe destaca que a MS 466 possui grande fluxo de tráfego, uma vez que é utilizada como acesso a diversos assentamentos e para o escoamento de produtos produzidos na região.

“Queremos melhorias na trafegabilidade e a segurança dos cidadãos que utilizam a rodovia”, afirma o deputado. A solicitação foi encaminhada ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja, com cópia ao secretário interino de Estado de Infraestrutura, Luis Roberto Martins de Araújo.

Ações improcedentes

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi unânime ao julgar improcedentes, na sessão plenária por videoconferência de terça-feira (9), duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) movidas pela coligação Brasil Soberano (PDT/Avante) contra o presidente Jair Messias Bolsonaro, o vice-presidente Antônio Hamilton Martins Mourão e o empresário Luciano Hang, entre outros.

Nas duas ações, a coligação solicitava a investigação da prática de abuso do poder econômico e uso indevido pela campanha de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão à Presidência da República em 2018, caracterizado por meio do disparo em massa de mensagens pelo WhatsApp promovendo os candidatos e atacando os adversários.

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE