Leia Coluna do Jonas desta quinta,04

| REDAçãO/GAZETA MS


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quinta-feira, de fevereiro 2021 - Dia do Amigo do Facebook. Dia Mundial do Câncer. Aniversário de Macapá.

Pensamento: "As horas mais tristes da vida são aquelas em que duvidamos do nós mesmos."

Musica: Another days in paradise - Phill Collins

Niver: Amarildo Sousa, Jose Candido de Oliveira, Ilson Venancio, Marcelo Rossetti, Gustavo Martini - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga

É assessor que não acaba mais

O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), vai cumprindo as primeiras missões de forma simples e corriqueira, como acontece em início de toda administração municipal, ou seja, demitindo e contratando servidores ao mesmo tempo.

O Diário Oficial do Município, por exemplo, publica uma enxurrada de nomeações de assessores para esse, àquele e àquele’ outro cargo. 

É assessor de comunicação, assessor especial, assessor de planejamento, assessor I, assessor II, assessor III e assessor IV, entre outros. Isso, fora os gerentes e diretores de departamentos.

O negócio é ir arrumando a “casa” com pessoas de confiança. Porque, o trabalho será árduo, a começar pela operação “tapa buraco”. Assessores, pelo o que vê, não vão faltar. Que o custo benefício não seja peso e traga dividendo à sociedade.

Sacanagem oficial

A vitória do novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi comemorada em grande gala, lógico, com presença de parlamentes, ministros e assessores, num total de cerca de 300 pessoas.

Um detalhe: ninguém usava máscara. Se fosse uma festa de pobre, a polícia ia lá e fechava. Por que não fez isso? Pois é, estamos num país onde a classe política é privilegiada em tudo. Pura sacanangem enquanto aumenta o número de vítimas do Covid-19.

The end

A força-tarefa da Lava Jato no Paraná, que prendeu gente importante no País,  'deixou de existir' desde segunda-feira (1º), de acordo com o Ministério Público Federal informou ontem (3).

A mudança acontece após a publicação de uma portaria da Procuradoria-Geral da República em dezembro de 2020, que estendia as atividades da força-tarefa no Paraná até outubro de 2021, mas com uma nova estruturam, segundo o Portaç G1.

Gaeco

De acordo com o MPF, cinco dos 15 integrantes da força-tarefa passaram a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e darão continuidade aos trabalhos da operação.

Outros dez membros que compunham a força-tarefa permanecem designados para atuação em casos específicos ou de forma eventual até 1º de outubro de 2021, segundo o MPF, mas sem integrar o Gaeco e sem dedicação exclusiva ao caso.

Auditoria

A vereadora Lia Nogueira (PP) defende a realização de uma auditoria externa na Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados).

Em seu entender, a Prefeitura teria que realizar um amplo e rigoroso levantamento sobre receitas e despesas da fundação ao longo dos últimos anos. Isso, para checar os motivos da dívida da fundação, que é de mais de R$ 70 milhões. E tomar as devidas providências.

Segurança

Com o objetivo de oferecer maior segurança, agilidade e principalmente tranquilidade à população de Ivinhema, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), apresentou indicação solicitando, junto ao Governo do Estado, o envio de reforço policial para atender o município.

De acordo com o deputado a ampliação do número de policiais militares efetivos certamente aprimorará o atendimento às chamadas em virtude das ocorrências, e contribuirá, portanto, “para um trabalho mais eficaz da segurança pública, permitindo a tranquilidade do cidadão, como também para a diminuição da violência, coibindo a ação de criminosos na cidade e Distrito de Amandina”, afirma o parlamentar.

Mulheres

Dos sete membros titulares da nova Mesa Diretora da Câmara Federal, três são  mulheres. E isso aconteceu pela primeira vez.

São elas: Marília Arraes (PT-PE), 2ª secretária: Rose Modesto (PSDB-MS), 2ª secretária; e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), 4ª sectretária.

 Calamidade

O Projeto de Decreto Legislativo 566/20, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), prorroga por seis meses a vigência do Decreto 6/20, que reconhece o estado de calamidade pública em razão da pandemia de coronavírus. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O decreto, publicado em 20 de março do ano passado e que teve efeitos até 31 de dezembro, permite que o Executivo gaste mais do que o previsto e desobedeça às metas fiscais para custear ações de combate à pandemia, segundo a Agência Câmara de Notícias.

Covid 19

Odécio Cuenca Sotero, empresário que criou o supermercado Cuenca na região do Jardim Flórida em 1978, morreu na madrugada desta quarta-feira (3), no hospital Santa Rita em Dourados.

Cuenca se estabeleceu há mais de 40 anos no segmento e se mantinha na linha de frente do empreendimento, juntamente com familiares, valorizando a geração de empregos na cidade.

Devido às complicações por conta da Covid-19, o funeral do empresário será restrito, obedecendo às medidas de biossegurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

Odécio Cuenca era casado com Luiza José de Melo, com quem teve quatro filhos, além de netos. A mulher dele permanece hospitalizada, também com os sintomas do novo coronavírus e duas filhas igualmente estariam em tratamento da doença. (Douranews)

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE