Geral
Leia Coluna do Jonas desta terça,02
| REDAçãO/GAZETA MS
Terça-feira, 2 de fevereiro de 2021 - Dia Mundial das Zonas Úmidas. Dia do Agente Fiscal. Dia de Iemanjá. Dia de Nossa Senhora dos Navegantes.
Pensamento: - Uma dica: "Cuidado ao destruir pontes. Você nunca sabe quantas vezes precisará atravessar o mesmo rio."
Musica: Take my heart - Jack James (Indicação Mateus Gnuztman)
Niver: Paulo Telles, Olavo Sul II, Gilmar Alves Espindola, Cassio Santos, Jean Carlos Santos, Sauna Saudavel, Paletes Dourados, Candido Gimenez, Andréia Trindade Morel - - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga
Manda quem pode
“Dobradinha” de Bolsonaro no Senado e na Câmara
O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno para o biênio 2021-2022, na noite de ontem. Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno.
Em seguida, ele tomou posse e conduziu a apuração dos votos para os demais membros da Mesa Diretora.
Em seu discurso antes da votação, Lira defendeu a previsibilidade na análise das propostas. Segundo ele, haverá reunião de líderes das bancadas às quintas-feiras a fim de elaborar a pauta, com a definição dos relatores, respeitada a proporcionalidade partidária.
Arthur Lira e o presidente eleito do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), fazem parte da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que, assim, poderá governar o País sem o risco de qualquer tentativa de votação de impeachment.
302 contra 145
Em primeiro turno, o deputado do PP obteve 302 votos, contra 145 do seu principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP). O resultado é uma vitória do governo e do próprio Bolsonaro, que se esforçou pessoalmente para cacifar o parlamentar alagoano.
Ainda disputaram a eleição Fábio Ramalho (MDB-MG), com 21 votos, Luiza Erundina (PSOL-SP), 16 votos, Marcel van Hattem (Novo-RS), 13 votos, Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos, General Peternelli (PSL-SP), 1 voto e André Janones (Avante-MG), 3 votos.
Não foi dessa vez
Mais uma vez a senadora Simone Tebet (MDB-MS) viu cair por terra o sonho de presidir o Senado. Em fevereiro de 2019, o MDB rachou e ela teve que retirar sua canditura.
Ontem, ela disputou a presidência do Senado, com o MDB rachado novamente. Com isso, perdeu para o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
57 votos contra 21
Eleito com 57 votos, 16 a mais que os 41 necessários, Rodrigo Pacheco obteve 57 votos, 16 a mais que os 41 necessários, enquanto que Simone Tebet conseguiu 21 votos.
Os senadores Major Olimpio (PSL-SP), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Lasier Martins (Podemos-RS) retiraram as candidaturas para apoiar a senadora.
Bolsonaro e PT
A candidatura de Pacheco contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de dez partidos, entre os quais siglas de oposição, como PT, Rede e PDT. Pacheco foi lançado pelo ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AC).
Governabilidade
No seu primeiro pronunciamento como presidente, Rodrigo Pacheco reforçou o que havia falado no seu discurso como candidato, em que defendeu a "pacificação das relações políticas e institucionais".
Ele também reafirmou o compromisso com a independência do Senado, mas disse que trabalhará em prol da governabilidade, para que reformas e projetos de interesse da sociedade sejam aprovados.
Fato curioso
Fato que teria ocorrido recentemente numa Câmara de Vereadores, no interior do Estado, localizada algumas leguas da capital, faz lembrar um velho programa humorístico, onde um macaco usava um jargão que ficou famoso, quando ele (o macaco) repetia uma frase buscando uma resposta plausível para casos considerados tão especiais quanto absurdos.
Quando alguém fazia uma pergunta absurda, o macaco, antes que alguém pudesse responder, dizia: “Não precisa explicar. Eu só queria entender”.
“Aspone”
Essa Casa de Leis teria contratado um servidor para atuar sem regularidade, ou seja, só quando for necessário, por um período de dois anos. Em outras palavras, um aspone.
Pois é, o macaco tá certo. “Não precisa explicar. Eu só queria entender”;
Macaco Sócrates
O macaco em questão, era o macaco Sócrates que fez muito sucesso no programa “Planeta os Homens”, na Rede Globo, na década de 70.
O macaco Sócrates foi criado pelo artista plástico Orival Pessini. Aliás, ele também criou e interpretou vários personagens importantes como Fofão e Patropi. Orival morreu em outu de 2016, em São Paulo, vítima de câncer.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.