Leia Coluna do Jonas deste sábado, 30

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábado, 30 de janeiro de 2021 - Dia da Saudade. Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Dia do Padrinho. Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz.

Pensamento: “Confia no Senhor de todo o teu coranão, e não te estribes no teu próprio entendimento – Proverbios 3:5

Musicas: A Paz – Roupa Nova e Roberto Carlos e Começaria tudo outra vez - Gonzaguinha

Niver: Ademir Almeida Moreno, Ronaldo Souza, Jose Carlos Mota, Cel Sidinei Barboza - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga

Racha no PMDB

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) lançou na quinta-feira (28) sua candidatura à presidência da Mesa Diretora do Senado de forma independente, ou seja, sem o apoio de seu partido, que está rachado.

Simone contava com o apoio do seu partido para disputar a presidência do Senado. No entanto, parte de seus colegas de legenda resolveu abandoná-la para apoiar o candidato Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoiado pelo atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O candidato Rodrigo Pacheco conta com as bênçãos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A eleição será na segunda-feira, dia 1º de fevereiro.

Mesmo filme

No início de 2019, Simone Tebet também estava cotada para disputar a presidência do Senado. No entanto, ocorreu um racha no partido e ela passou a apoiar Alcolumbre que, aliás, foi eleito com os votos de 42 senadores.

Esperidião Amin (PP-SC) obteve 13 votos, Angelo Coronel (PSD-BA) teve 8 votos, Reguffe (sem partido-DF) recebeu 6 e Fernando Collor (Pros-AL) obteve 3 votos. Renan Calheiros (MDB-AL) retirou sua candidatura durante a segunda votação em cédulas, após a anulação da primeira votação, mas obteve ainda 5 votos. Quatro senadores não votaram.

Futuro

"Hoje eu estou no MDB, quero continuar no MDB. Se a partir de março continuarei, o tempo dirá, vai depender muito mais de questões regionais do que de questões nacionais".

A afirmação foi feita pela senadora Simone Tebet, em resposta à  pergunta feita por jornalista durante entrevista após lançar sua candidatura à presidência do Senado, na quinta-feira.

Jogando pesado

Por outro lado, o governo de Jair Bolsonaro está fazendo de tudo para eleger o deputado Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara, na eleição marcada para segunda-feira, dia 1º de fevereiro.

Para atingir o seu objetivo, Bolsonaro atraiu o Centrão que, por sua vez, em troca, exige comandar o Ministério da Saúde, além de outros cargos em estatais. Ao que tudo indica, o acordo foi fechado.

Estratégia

O presidente Bolsonaro joga pesado com o objetivo de assegurar apoio de aliados tanto na Câmara quanto no Senado.

Com aliados presidindo as duas Casas, dificilmente um pedido de impeachment seria colocado em votação. Só na Câmara existem, atualmente, mais de 52 pedidos de impeachment de Bolsonaro.

Regras em vigor

Decreto nº 57, do prefeito Alan Guedes (PP), publicado na quarta-feira (27),  que “dispõe sobre medidas para prevenção do contágio do Coronavirus”, trouxe, novas regras, que entrararam em vigor na quinta-feira (28), com validade para os próximos 14 dias.

As regras restritivas, como o toque de recolher das 22h às 5h, permanecem inalteradas.

Feira e boliches

Porém, o texto diz  que “fica autorizado o funcionamento da Feira Agroecológica do Parque dos Ipês, restando mantida a proibição de funcionamento do parque, cabendo à Secretaria de Agricultura Familiar providenciar o isolamento da feira em relação às demais instalações do parque ou zelar para que a proibição seja cumprida, incluindo atendimento drive-thru”.

O decreto também prevê “o funcionamento de boliches, desde que apresentado protocolo de biossegurança previamente à Secretaria Municipal de Saúde”.

Juíza comanda Foro

Prestes a completar 110 anos de sua instalação (12/05/1911), a Comarca de Campo Grande passou a contar, pela primeira vez, com uma mulher no seu comando.

O marco histórico foi oficializado no Diário da Justiça n. 4654 de segunda-feira (25), com a nomeação da juíza de Direito Denize de Barros Dodero, da 1ª Vara Bancária da Capital, para exercer a função de juíza diretora do Foro da Comarca de Campo Grande, em substituição ao juiz Flávio Saad Peron.

Abono dobrado

O Projeto de Lei 4367/20 permite, excepcionalmente, a concessão em dobro, nos anos de 2020 e 2021, do abono anual, que é o 13º salário pago a segurados e dependentes da Previdência Social que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) argumenta que o pagamento de mais uma parcela do abono anual atenderá milhões de brasileiros que, em 2020, em razão da pandemia de Covid-19, receberam antecipadamente as parcelas do 13º salário nos meses de abril e maio, mas passaram o fim do ano sem qualquer renda extra. A antecipação paga em abril atendeu 30,7 milhões de beneficiários com a primeira parcela do 13º, o equivalente a R$ 23,7 bilhões. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE