Saude
Secretaria de Saúde investiga primeiro caso suspeito de infectado por nova cepa do coronavírus em MS
Segundo o órgão, trata-se de um paciente, homem, de 37 anos que veio de Manaus e estava em Corumbá, região pantaneira de Mato Grosso do Sul.
| G1 / JOSé CâMARA, G1 MS
A secretaria estadual de Saúde (SES) está investigando o primeiro caso suspeito de infecção pela nova variante do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Segundo o órgão, o possível contaminado pela nova cepa do vírus, é um homem de 37 anos, que veio de Manaus e estava em Corumbá, 415 km de Campo Grande.
O caso foi registrado no início de janeiro deste ano. A amostra coletada do possível caso infectado pela nova variante, que circula por Manaus, foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz (IAL/SP), em São Paulo, os dados biológicos serão sequenciados para verificar se é a nova variante.
A SES explicou que as investigações de casos e infecções suspeitas por outras variantes são feitas em conjunto entre o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS) em parceria com a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado.
Ainda de acordo com a secretaria, quando eles recebem amostras de pacientes de Manaus, e caso a amostra dê positivo para COVID-19, uma alíquota sempre encaminhada ao IAL/SP para sequenciamento genético.
Além deste processo, a SES foi solicitada pela coordenação Geral de Laboratórios para que semanalmente três amostras sejam enviadas ao IAL/SP para sequenciamento genético, assim intensificando as investigações de possíveis contaminações por novas cepas do coronavírus.
SAIBA MAIS: Linhagens, cepas e mutações do coronavírus. Veja o que são e quando devemos nos preocuparVARIANTES DA COVID: Por que o Japão descobriu antes do Brasil a linhagem do vírus vinda de Manaus