Leia Coluna do Jonas desta quarta, 27

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Dia do Orador.

Pensamento: "A autoestima não muda o oceano, apenas reforça a embarcação."

Musica: Somewhere only se know – Keane (Indicação Mateus Gnuztman)

Niver: Jedder Fabiano, Valmir Pereira Leite, Joaquim Rafael Pessoa De Mello Sobrinho, Paulo Marcos Fossati, Kenedy Santos, Thiago Souza, Carlos Antonio da Silva - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga

Clone?

Se colocarmos numa mesma sala duas personalidades: o médico Frederico de Oliveira Weissinger, secretário municipal de Saúde e o advogado Rozemar Mattos Souza, da Associação da Familia Matos, dificilmente quem esta do outro lado define quem é quem. O timbre das vozes é idêntico.

Canaã 1

A Associação de Moradores do Jardim Canaã I empossaria nova presidente nessa terça. Em ato que colocaria, líder comunitária e cadeirante Bette Grava no posto do Professor Carlinhos, que por motivo de força maior deixou o cargo. José Nunes, presidente da União Douradense de Associação de Moradores (Udam) orientou a mesma demover ideia de assumir a presidência já que os moradores escolherão nova diretoria para mandato de dois anos próximo dia 28 de março.

“Discurso bom é discurso curto”, diz Paulo Corrêa

“Durante esses cinco dias, vou procurar cumprir tudo que aprendi quanto à relação entre os poderes”. A afirmação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), que assumiu ontem, interinamente, a chefia do Poder Executivo do Estado até o dia 30 deste mês.

Ele acrescentou que não haverá problemas e que a agenda governamental será cumprida. Em um discurso rápido, também agradeceu aos presentes e informou alguns de seus compromissos de agenda. “Discurso bom é discurso curto. Estou aqui para trabalhar”, finalizou.

Corrêa assumiu o comando do Executivo porque o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se encontra de férias e o vice-governador, Murilo Zauith (DEM), está com Covid-19.

“PEC Emergencial”

A votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 186/19, conhecida como “PEC Emergencial” pelo Congresso pode acontecer ainda no 1º semestre. Uma das razões para isso é que o governo Bolsonaro condiciona a prorrogação do auxílio emergencial à aprovação da matéria no Legislativo.

O texto prevê mecanismos de controle de despesas públicas, como a redução temporária em 25% do salário e jornada de servidores, conforme divulgou a Agência Diap.

Manifestações

Os servidores públicos federais são contra a “PEC Emergencial” e a PEC da Reforma Administrativa - que reformula as regras do setor, e extingue a estabilidade para novos funcionários públicos, além de benefícios (como adicionais por tempo de serviço).

Por isso, estão realizando manifestações que vão terminar no dia 1º de fevereiro, quando será eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados.

Lira apóia

A equipe econômica do governo também já trabalha em defesa da tramitação célere da PEC, e o candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) — nome do presidente Jair Bolsonaro —, já demonstrou esse apoio, de acordo com a Agência Diap.

O adversário de Lira, Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do atual chefe da Casa legislativa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não tem dado muitas declarações sobre a proposta. Mas sabe-se que Maia trata o assunto como prioridade.

Visita

O presidente da Câmara de Dourados, Laudir Munaretto (MDB) recebeu na manhã de ontem (26) a visita do deputado estadual Renato Câmara (MDB).

Durante o encontro, o deputado reafirmou o compromisso com a população douradense e se colocou à disposição para atuar como interlocutor entre a Câmara Municipal de Dourados, Assembleia Legislativa e Governo do Estado.

Parceria

“Me coloco à disposição de todos os vereadores nos assuntos inerentes ao município, como a viabilização de recursos e emendas que possam fomentar o desenvolvimento do município”, afirmou Renato.

O presidente Laudir Munaretto agradeceu a visita de cortesia e destacou a importância do fortalecimento das parcerias institucionais, visando o trabalho conjunto entre os legisladores nas principais pautas de interesse da população.

Bolsa Família

Matéria publicada pelo portal Uol do grupo Folha causou alvoroço na tarde de segunda-feira, (25). O texto diz que o governo federal planeja tirar dos Municípios o cadastramento de novos beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família para reduzir custos com as políticas de proteção social.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) não recebeu a informação oficial do governo, mas demonstra preocupação com o impacto que a medida pode causar nos governo locais, e está monitorando o tema junto ao órgão gestor federal, com o qual está em contato para esclarecimentos oficiais.

CadÚnico

Segundo Uol, a afirmação está baseada em documentos obtidos com exclusividade, e a intenção do Ministério da Cidadania seria priorizar o autocadastramento de beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) por meio de um aplicativo para celular, nos mesmos moldes do que foi feito com o auxílio emergencial.

Uma possível mudança pode mexer com a estrutura do programa criado em 2003, que contém informações de mais de 77 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social e pobreza.

Fraudes

Ainda segundo o portal, o projeto quer combater casos de fraudes nos programas sociais ou pagamentos indevidos nos pagamentos feitos por meio do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida (MCMV) e no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

E, hoje, a famílias são incluídas nos programas sociais por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e outros equipamentos públicos.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

Whatsapp (67) 9 9943-9810

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE