Leia Coluna do Jonas desta terça-feira, 26

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Terça-feira, 26 de janeiro de 2021 - Dia da Gula. Dia de São Timóteo.

Pensamento: "Não desista, alguém se inspira em você."

Musica: Palavras no corpo - Gal Costa (Indicação Mateus Gnuztman)

Niver: Osmir Santos, Hakira Hasegawa, Ivanir João Mendes, Gislaine Rocha, Katia Estigarribia - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga

Nota triste
Cinco dias depois de nos despedirmos de um dos maiores baluartes políticos de nossa cidade e região, hoje foi a vez de sua esposa, Dona Vecilde, nos deixar. Que Deus a tenha em um lugar especial, ao lado de Seo Humberto. E que Deus conforte os corações da família enlutada.

Aumentam os casos de Covid-19 no Estado

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado ontem (25), em Campo Grande, mais 252 novos casos foram confirmados para a Covid-19, em apenas 24 horas. Com isso, o Estado passa a ter 156.711 pessoas que foram infectadas pelo vírus.

Os números da Secretaria de Estado de Saúde revelam, ainda, que mais sete pessoas vieram a óbito em um dia. Com isso, 2.819 mortes por coronavírus foram registradas do início da pandemia até agora.

Em tratamento, 10.192 pessoas estão em isolamento social, enquanto que 514 estão hospitalizadas, sendo que 263 estão em leitos clínicos e 251 em leitos de UTI.

Prioridades mantidas

Eduardo Riedel, secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, participou da live e reafirmou os esforços do governo para trazer a vacina para Mato Grosso do Sul, destacando a importância de se respeitar as prioridades estabelecidas para a vacinação.

Riedel disse que as prioridades para a vacinação serão cumpridas. E que o calendário será seguido, na medida em que o governo for adquirindo novos lotes de vacina. Segundo ele, as pessoas devem continuar usando máscaras, manter o distanciamento e evitar as aglomerações desnecessárias.

Dever cumprido

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, avalia que encerrará seu mandato à frente da entidade com o sentimento do dever cumprido. 

Ex-prefeito de Bataguassu, Caravina cumpre seu segundo mandato consecutivo e entregará o cargo na próxima sexta-feira (29), após eleição da nova diretoria, conforme divulgu o site da entidade municipalista.

Agradecimento

“Estou virando uma página e fazendo com alegria, pois procurei sempre agir com transparência e simplicidade o papel a que meus nobres amigos e amigas, prefeitos e prefeitas, me confiaram ao longo dessa jornada vitoriosa para o municipalismo, nossa bandeira de luta”, agradece o dirigente.   

Segundo ele, representar as vontades coletivas e decidir sempre pela via do interesse público foram os mandamentos fundamentais durante a gestão em que esteve à frente da Assomasul.

Chapa única

A eleição da nova diretoria da Assomasul, na próxima sexta-feira, terá chapa única, encabeçada pelo prefeito reeleito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior.

De acordo com o estatuto da Assomasul, a eleição será presencial das 8h às 17h obedecendo às medidas de biossegurança por causa da pandemia do novo coronavírus.

Posse

A posse da nova diretoria ocorrerá logo após a proclamação do resultado oficial da eleição, em cerimônia administrativa no auditório da entidade, em Campo Grande, cujo ato também será restrito aos associados. 

O futuro presidente da Assomasul é filho do ex-prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza, que presidiu a Assomasul de 1993 a 1995.

Maia defende CPI

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem (25) que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu crime de responsabilidade na gestão da pandemia e defendeu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e uma investigação por parte da PGR para apurar.

Ele destacou que cabe à Procuradoria-Geral da República, e não ao Legislativo, afastar o ministro do cargo.

Crise sanitária

Segundo Maia, a CPI vai poder investigar o papel do governo no enfrentamento da crise sanitária.

“Em relação ao ministro da Saúde, ele já cometeu crime. A irresponsabilidade de orientar o tratamento precoce, de não ter respondido à Pfizer, de não ter se aliado ao Butantan para acelerar a vacina. Tudo isso caracteriza crime e a PGR vai investigar”, criticou. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).

Carta aos colegas

Candidata à Presidência do Senado, Simone Tebet (MDB-MS) enviou aos colegas no domingo (24) uma carta com um resumo de suas propostas. No texto, a senadora salienta a dificuldade para enfrentamento da pandemia de covid-19 e cobra união de forças para para tirar o país da crise “sanitária, econômica e social” começando pelo apoio ao plano nacional de vacinação.

Simone defendeu a "independência entre os poderes da República e prometeu avançar com reformas que estimulem o desenvolvimento e a responsabilidade social, e também democratizar o processo de deliberação dentro do Senado.

Quatro candidatos

Atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Simone Tebet disputa a Presidência do Senado com os senadores Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). (Fonte: Agência Senado).

Casa Nova
Depois de muitos anos, mais de duas décadas e meia, os advogados Eudélio Almeida de Mendonça, Raymundo Martins de Matos, Jairo José Lima e ainda, o agora prefeito, Alan Guedes atendiam no cruzamento das ruas Onofre Pereira de Matos com João Cândido Câmara. Antigo Despachane do Jairo. Os causídicos estão de endereço novo: Rua Antonio Emilio de Figueiredo, 1111, num local amplo, com estacionamento e bem aconchegante, também no Centro. 

Construção Civil
Quem chega a Dourados, independente de qual acesso esteja utilizando, já percebe o quanto a cidade está se desenvolvendo verticalmente. São edifícios e mais edifícios que podem ser vistos a quilômetros de distância, todos com padrões ultra modernos de construção, nada ficando a dever para construções semelhantes existentes em outras cidades.

Mais

Nos altos da Presidente Vargas, por exemplo, saída para Aldeia Jaguapiru/Itaporã, um prédio com mais de 30 pisos mostra a imponência da modernidade em termos de infraestrutura, engenharia e arquitetura. Na saída para o distrito do Itahum, duas torres localizadas nos Altos do Parque Alvorada é outro monumento que embeleza a cidade. E não para por ai; outras construções estão em andamento. Outros projetos sendo finalizados. Dourados de ontem e de hoje. Quem viver o amanhã verá muito.

Mão de Obra

Por outro lado temos que atentar que o segmento da construção civil segue firme e forte, sendo um dos pilares da economia no município. Profissionais cada vez mais capacitados são bem vindos na carpintaria, ferragem, pedreiros, auxiliares, encarregados, técnicos de segurança, gerentes, dentre outros. A demanda é grande. Ofertas e mais ofertas. Estamos vivendo tempo farto. Em que pese ainda falte, apesar de tudo, mais gente com qualificação profissional.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

Whatsapp (67) 9 9943-9810

 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE