Comissão de Farmácia e Terapêutica do HU-UFGD coleta medicamentos vencidos ou em desuso para descarte adequado

Até dia 29, colaboradores do hospital podem utilizar a caixa de coleta localizada na entrada dos funcionários para depositar qualquer tipo de medicamento vencido ou fora de uso

| ASSESSORIA


Teve início nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 29 de janeiro a já tradicional ação de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso, promovida pela Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).

De acordo com o presidente da CFT, Cleber Massato Toda, o foco da ação é a conscientização dos colaboradores do HU-UFGD quanto ao descarte adequado desse tipo de produto. "É importante ressaltar que o descarte inapropriado de medicamentos pode ocasionar, por exemplo, o uso inadvertido de remédios por outras pessoas, resultando em graves reações adversas e intoxicações. Além disso, pode ocorrer também agressão ao meio ambiente com a contaminação da água, do solo e dos animais", pontua.

A caixa para coleta estará disponível na entrada de colaboradores. A ação de conscientização é desenvolvida pelo menos duas vezes ao ano pela CFT, em alusão às datas comemorativas voltadas aos profissionais de Farmácia, como é o caso do dia 20 de janeiro, em que se celebra o Dia Nacional do Farmacêutico.

Na campanha anterior, foram coletados 98 tipos de medicamento perfazendo um total 689 unidades nas diversas formas farmacêuticas (comprimidos, gotas, cápsulas, solução oral, suspensão etc). O medicamento mais descartado foi antialérgico, seguido do anti-hipertensivo. Todo o material coletado é encaminhado ao setor responsável pelo gerenciamento de resíduos do hospital, para a destinação adequada.

A próxima ação está prevista para o mês de agosto, e será realizada em parceria com Conselho Regional de Farmácia, atendendo a toda a comunidade. "Estaremos fazendo na forma de Drive Thru, ou seja, as pessoas irão de carro a um determinado local e entregarão os medicamentos vencidos", explica Cleber.

Fora das épocas de campanha, os medicamentos vencidos ou em desuso podem ser descartados corretamente em estabelecimentos como farmácias e drogarias. Em Mato Grosso do Sul, a Lei Estadual N. 5180, de 12/04/2018, torna compulsória a coleta de medicamentos vencidos em todas as farmácias e drogarias, prevendo que esses estabelecimentos mantenham recipientes para coleta ou descarte de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos deteriorados, ou com prazo de validade expirado, à disposição dos clientes.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE