Geral
Leia Coluna do Jonas deste sábado e domingo, 16/17
| REDAçãO
Sábado, 16 de janeiro de 2021 - Dia de São Marcelo, Papa. Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar
Pensamento: “Não é porque você caiu no chão, que precisa ficar lá.”
Musica: Hard to say I'm sorry – Chicao (inidcação DJ Mateus Gnuztman)
Niver: Edimar Cecilio Ortiz, Rosi Gottschalk de Oliveira, Edson Pacheco, Jonas Borba - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga
Fato
Muitos não tem conhecimento, mas o futebol profissional está de volta. Segundo informações, Dourados Atletico Clube é o nome da nova agremiação. Surge num dos mais nebulosos momentos pelo qual passa o planeta com a saúde financeira em frangalhos. Cortes estão em evidencia, tanto nos órgãos públicos quanto no setor privado. Cautela passou ser moeda do momento. Empresas e industrias não encontram onde apertar os parafusos. A maioria espanou logo nas primeiras tentativas. Mesmo diante desse cenário o nove clube aparece inscrito na Federação de Futebol de MS e naturalmente na CBF - Confederação Brasileira de Futebol.
Fato e Boato
Ocorre que o prefeito foi visto outro dia com vereadores e um dos dirigentes da agremiação no Estádio Douradão, provocando comentários de toda monta, é até que ele teria aprovado ainda durante a campanha um projeto para criação do sucessor de alguns símbolos históricos representantes da Cidade Modelo na principal categoria futebolística do estado, como Ubiratan, Operário, Clube Atlético Douradense, Dourados Esporte Clube, 7 setembro. O esporte em Dourados agoniza faz algum tempo.
Pode ser um tiro no pé
Apesar das melhores estruturas e da paixão do povo pelo desporto, as tentativas para manter sequência naufraga na debilidade da massa cinzenta de quem, na teoria, desenvolve e tem o comando do barco. Recordando, o arrocho de contas, precaução, prudência são palavras de ordem. A esperar. Caso venha concretizar a presença de aporte público, pode, deve, (passional) ser o início da derrocada de muitos (individuale e de grupos) independentes de jovens ou adultos notaralmente no campo político. O recado já foi dado em novembro para quem exerce ou exercia mando tanto na Coronel Ponciano como na Marcelino Pires. Vote!
Os servidores sempre “pagam o pato”
Os servidores municipais, em cada início de nova administração, sempre “pagam o pato” diante da crise financeira. Os servidores não têm culpa, mas não recebem seus salários em dia. A nova administração também não tem culpa, mas, tem que montar estratégia e buscar recursos para não deixar os funcionalismo na mão.
Ontem, sexta-feira, o prefeito Alan Guedes (PP), liberou o pagamento integral de 6.730 servidores que ganham até R$ 4,5 mil líquidos, ou seja, liquidou 85% do total da folha de pagamento.
Quem ganha acima desse valor receberá o pagamento referente ao mês de dezembro, em três parcelas nos dias 5, 16 e 26 de fevereiro.
Portanto, a administração anterior não deixou em caixa dinheiro suficiente para o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de dezembro.
Os servidores “pagam o pato” e a vida continua...
Oito candidatos
A deputada Luiza Erundina (SP) foi anunciada ontem (15) como candidata do Psol à presidência da Câmara dos Deputados. Com essa anúncio, já são oito os nomes lançados para a disputa do cargo, divulgou a Agência Câmara de Notícias.
Até o momento, além de Erundina, anunciaram candidatura à presidência os deputados Arthur Lira (PP-AL); Baleia Rossi (MDB-SP); Capitão Augusto (PL-SP); Fábio Ramalho (MDB-MG); André Janones (Avante-MG); Marcel van Hattem (Novo-RS); e Alexandre Frota (PSDB-SP).
Baleia e Lira
A princípio, a disputa estava entre dois candidatos Baleia Rossi e Artur Lira. Agora, os pretensos candidatos já chegam a 8. As eleições.
A eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.
“Balão de ensaio?”
O surgimento de novas candidaturas pode ser “balão de ensaio” por parte de descontentes ou mesmo de partidos pequenos que buscam espaço.
Essa pulverização de candidaturas é normal quando não há consenso na esquerda e nem na direita para a definição de nomes.
Intervenção
O senador Eduardo Braga (MDB-AM), oficializou ontem (15) um pedido de intervenção federal no Amazonas em razão da crise na saúde, provocada pela pandemia de covid-19. Há colapso no atendimento dos hospitais de Manaus, onde, além da ausência de leitos para pacientes graves, faltam cilindros de oxigênio para os internados com a doença.
No ofício à presidência da República, o senador destaca a transferência de pacientes para outros estados e o Distrito Federal pela falta de insumos básico, noticiou a Agência Senado.
Condenação
O desembargador João Maria Lós, do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) negou recurso apresentado pelo ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Campo Grande, Vinícius Siqueira (PSL), mantendo condenação pelo impulsionamento de propaganda negativa contra adversário na rede social Facebook, segundo o Midiamax.
Conforme decisão no recurso especial em recurso eleitoral, Siqueira contestava sentença contrária contra si por impulsionar conteúdo para alavancar publicação com propaganda eleitoral negativa contra candidato adversário. No caso, o então candidato foi condenado por patrocinar postagem atacando o prefeito Marquinhos Trad (PSD), que se reelegeu no ano passado, por meio de um vídeo. A defesa de Siqueira negou haver propaganda negativa no material, que seria embasado em denúincia feita à época.
LEIA MAIS
Ex-vereador e servidor municipal são condenados por desvio milionário em Caarapó
Há 1 horas