Você sabia? Corinthians teve outro estádio antes do Parque São Jorge

| GAZETA ESPORTIVA


Área em que se localizava o Estádio da Ponte Grande antes da demolição. (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Por muito tempo, o Corinthians era alvo de brincadeiras por parte dos rivais por não possuir um estádio. Antes da construção da Arena, o Timão tinha que levar suas partidas para algum outro estádio, geralmente o Pacaembu, pois o Parque São Jorge não conseguia (como ainda não consegue) comportar um jogo normal. Mas é pouco lembrado que o clube já teve uma casa para seus jogos antes da Fazendinha.

Trata-se do Estádio da Ponte Grande, que foi inaugurado em 1918. O Corinthians conseguiu o terreno, que hoje em dia é o Centro Esportivo Tietê, em 1916, por meio do pagamento de 110 mil réis. As obras foram finalizadas em pouco menos de dois anos, com até os jogadores ajudando na construção nas horas vagas. A partida inaugural foi entre Corinthians e Palestra Itália. E os palestrinos se saíram melhor naquela ocasião, vencendo por 4 a 2 os donos da casa.

Apesar de jogar bastante no Ponte Grande, o Timão nunca ergueu uma taça expressiva lá, pois havia uma limitação na capacidade de torcedores. Quando havia uma partida mais importante, acabava jogando no Parque Antarctica ou no Campo do Floresta.

Mesmo pequeno, o estádio já recebeu a Seleção Brasileira em uma partida amistosa contra o Timão, que terminou empatada por 1 a 1. No ano de 1927, o Corinthians parou de utilizar o Ponte Grande, vendendo para o AA São Bento por 40 mil réis. Em 1937, depois de ter incorporado a área ao Clube de Regatas Tietê, foi demolido para construção de quadras de tênis. Hoje, o local, que antes era particular, virou um parque público, permitindo a entrada de todos que quiserem praticar esporte.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE