Leia Coluna do Jonas deste sábado, 09

| REDAçãO/GAZETA MS


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábdao, 09 de janeiro, 2021 - Dia do Astronauta. Dia do Fico.

Pensamento: "Pra cada pessoa que tenta acabar com o nosso dia, tem outra que consegue fazer a gente ganhar."

Musica: Kokorono niji - Os Incríveis

Niver: Wanderlei Miguel, Julio Saldivar, Claudia Nara Machado, Francisco Moreira Saraiva Saraiva, Antonio Fretas Freitas, Adilson Schuster, Paito Vilhalba, José Jaime Cavalcante - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga.

Eleição da Mesa Diretora

do Senado será presencial

A presidência do Senado informou que a eleição para formação da nova Mesa Diretora da Casa ocorrerá de forma presencial. A modalidade está prevista no Regimento Interno da Casa.

A votação para nova Mesa Diretora será realizada por meio de cédulas em papel, que deverão ser inseridas em envelopes no dia da votação.

O formato do voto já é alvo de discussão antiga e, em 2019, o Plenário do Senado decidiu que a votação por cédulas imprensas era de “observância obrigatória”.

As eleições ocorrem no início de fevereiro. Na ocasião, parlamentares decidirão quais senadores assumirão a presidência da Casa, além dos dois vice-presidentes e dos quatro secretários, com suplentes.

Com 81 senadores na Casa, o candidato precisa garantir pelo menos 41 votos para ser escolhido como novo presidente daquela Casa de Leis.

Pacheco

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG)  é um dos candidatos à presidência do Senado. Nesta semana, ele obteve o apoio do PSD, partido que conta com 11 senadores e é a segunda maior bancada. Ele também deverá ter o apoio do Pros, que conta com três senadores.

Pacheco é o candidato apoiado pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AC). Aliás, Alcolumbre está fazendo de tudo para emplacar Pacheco como candidato do Palácio do Planalto.

MDB na parada

O MDB, que tem a maior bancada, já decidiu por candidatura própria à presidência do Senado e busca alianças para assegurar a vitória.

No entanto, o MDB ainda não decidiu quem será o candidato à sucessão de Alcolumbre. Quatro nomes estão na disputa interna: Simone Tebet (MS), Eduardo Braga (AM), Eduardo Gomes (TO) e Fernando Bezerra (PE).

Aliança

O MDB, para tanto, busca o apoio do PSDB, que tem sete integrantes, e do PT, que tem seis.

O MDB deverá decidir logo quem será o candidato para, então, selar alianças com partidos como PSDB e PT.

Na Câmara

Os dois candidatos à presidência da Câmara – Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL) -, continuam montando estratégias e buscando apoio rumo ao cargo hoje ocupado por Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A ala “bolsonarista” do PSL encaminhou ofício a Rodrigo Maia, solicitando que o partido seja integrante do bloco que apóia Arthur Lira. Portanto, o PSL continua rachado.

Toque de recolher

O avanço da pandemia mundial do coronavírus SARS-CoV-2 fez o Governo do Estado prorrogar, pela segunda vez, o toque de recolher por mais 15 dias em Mato Grosso do Sul.

A proibição de circulação de pessoas permanece das 22 horas às 5 horas, salvo em razão de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável.

Entra em vigor amanhã

O Decreto do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Saúde, Geraldo Resende, entra em vigor no neste domingo (10), e pode ser conferido no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (8).

A decisão vale para todo o Estado e não impede que os municípios fixem toque de recolher com horários ainda mais rígidos.

Corte de despesas

Decreto assinado pelo prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), publicado na edição do Diário Oficial do Município, determina a contenção das despesas com custeio da máquina administrativa, em pelo menos 25%, em todos os órgãos da Administração Municipal Direta e Indireta e Fundacional, através da redução de despesas de consumo e de contratos administrativos, exceto folha de pagamento que terá tratamento próprio.

Também foram “suspensos, por 90  dias, sem prejuízo da execução, os pagamentos em todos os contratos, convênios, termos de colaboração e fomento que visem repasse de recursos financeiros do município, que estão em vigência nesta data”.

Proibições

No mesmo decreto foi determinada a proibição de algumas ações até 31 de dezembro, como a concessão de qualquer reajuste de valores, criação de cargos que aumente despesas, alteração da estrutura de carreira do funcionalismo, realização de concurso público, exceto para as reposições de vacâncias, entre outros.

Essas medidas publicadas no Diário Oficial, foram anunciadas pelo prefeito Alan Guedes, durantre entrevista coletiva na quinta-feira (7).

Licença médica

Internado desde o dia 3 de dezembro em razão da covid-19, o senador José Maranhão (MDB-PB) seguirá de licença médica por mais 120 dias. Foi apresentado na última quinta-feira (7), novo pedido de licença (REQ 1/2021) de seu mandato no Senado, para o período de 6 de janeiro a 7 de maio.

O parlamentar está no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, com pneumonia viral ocasionada pela covid-19. De acordo com o último boletim médico, o estado de saúde do senador é estável, mas delicado. Ainda não há previsão de alta para o parlamentar, que está internado na UTI, segundo a Agência Senado.

Suplente

Como este novo pedido de licença médica é válido por 120 dias, é necessário que a primeira-suplente do senador, Nilda Gondim (MDB-PB), assuma a vaga no Senado durante o período de afastamento do parlamentar. 

O primeiro requerimento de licença médica de José Maranhão foi feito em dezembro do ano passado e era válido por 24 dias, ocasião em que não há a necessidade de a primeira-suplente assumir interinamente. 

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

Whatsapp (67) 9 9943-9810

 

[email protected]



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE