Prefeitura de Dourados vai ter novo processo licitatório para terceirizar limpeza pública

| DOURADOSNEWS / WENDER CARBONARI


O contrato emergencial com nova empresa deve ser firmado nas próximas semanas - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

Durante a manhã desta segunda-feira (4/1), o prefeito Alan Guedes (PP) afirmou que não pretende dar continuidade a disputa judicial que emperrou o processo de contratação de empresa para execução de serviços de limpeza em Dourados. 

O mais recente contrato de terceirização dos serviços públicos de limpeza urbana teve vigência encerrada em setembro de 2020, não podendo ser realizada nova licitação por decisão liminar do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado).

Em entrevista concedida ao Dourados News, Guedes afirmou que a atual gestão municipal vai iniciar um novo processo licitatório visando a contratação em caráter emergencial de empresa e garantir o início das atividades quanto antes. 

“A tendência é o município desistir daquela ação e nas próximas semanas firmar esse novo contrato [emergencial]”, comentou o prefeito, lembrando que a questão da limpeza não é referente apenas ao “embelezamento” da cidade, mas envolve também questões de saúde pública, por exemplo. 

Alan Guedes comentou ainda que pretende ampliar o convênio com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para reforçar o número de trabalhadores neste setor. 

Segundo ele, já foram iniciadas as conversas neste sentido com o secretário, Romualdo Diniz Salgado Júnior, que está à frente da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos). 

Por fim, Guedes ressaltou que a contratação da empresa terceirizada para atuar na limpeza pública em Dourados é essencial para garantir recursos humanos e principalmente materiais, já que sozinha a prefeitura não tem atualmente as “ferramentas necessárias” para execução das atividades por conta própria. 

Por enquanto, a situação herdada da gestão municipal anterior é de abandono, com matagal tomando conta dos bairros, parques públicos e até mesmo dos canteiros centrais da região central do perímetro urbano de Dourados. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE