Após 10h30 de negociações, agente feito refém por detentos em presídio de Ponta Porã é liberado

Agepen diz que vítima estava sem ferimentos e os sete presos envolvidos foram transferidos para um presídio em Campo Grande.

| G1 / GRAZIELA REZENDE, G1 MS


Após 10h30 de negociações, o agente feito refém por detentos da Unidade Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã, na região sul do estado, foi liberado neste sábado (2).

Conforme a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), ele estava sem ferimentos. Sete presos envolvidos foram transferidos para um presídio em Campo Grande.

A investigação aponta que o interno que liderou o grupo solicitava transferência para Santa Catarina. Os outros pediam "maior atenção nos processos judiciais" e teriam cometido tal ato com a intenção de chamar a atenção da mídia e da Justiça, ainda segundo a Agepen.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap-MS), André Santiago, informou que acompanhou as negociações desde o início. Ele informou que o agente foi mantido no “forte', onde fica o pavilhão B do presídio e que impede o contato do preso com os demais.

Na ocasião, ainda conforme Santiago, os presos estariam com o chamado “chucho', que é uma faca artesanal e teriam abordado o agente no momento do banho de sol.

Entenda o caso

Por volta das 16 horas (de MS) dessa sexta-feira (1°) o agente penitenciário foi feito refém por três internos que o renderam e o puxaram para dentro de uma das celas disciplinares. Outros quatro, que dividiam a cela, porém estavam solário, também estavam envolvidos.

A Agepen ressalta que foi "uma situação isolada" e que não teve adesão do restante da massa carcerária, não sendo considerada uma rebelião. Mesmo assim, houve reforço na segurança com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BpChoque), Departamento de Operações de Fonteira (DOF), Polícia Civil e Comando de Operações Penitenciárias.

Além disso, por volta das 22h (de MS), o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) assumiu as negociações por volta das 22 horas, sendo a vítima liberada por volta das 2h45.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE