Geral
Leia Coluna do Jonas desta terça,29
| REDAçãO/GAZETA MS
Terça-feira, 29 de dezembro -2020
Pensamento: “A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível”
Musica: The Boxer - Simon & Garfunkel (Indicação DJ Mateus Gnuztman)
Niver: Maurício Rasslan, Gerson Areco, Lucas Messala, Jaime Silva, Leonor Souza. - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga
Simone pode disputar a
presidência do Senado
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) está sendo cotada para disputar a presidência da Mesa Diretora do Senado. O MDB é o partido que tem a maior bancada naquela Casa de Leis e, portanto, insistirá na regra da proporcionalidade.
Simone, que é a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), já avisou que o MDB não abrirá mão de disputar a presidência do Senado.
Outros integrantes da legenda, como o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PE), o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (TO), e o próprio líder do partido na Casa, Eduardo Braga (AM), também são cotados como possíveis candidatos da bancada. Será candidato aquele com maior viabilidade entre as outras bancadas.
Sem racha
A última disputa pelo comando do Senado, no entanto, resultou na escolha de um nome fora da regra, o do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). O MDB, na ocasião, havia rachado em uma disputa entre Tebet e Renan Calheiros (AL)
"Diferentemente do passado, o MDB não vai rachar e marcha unido na disputa pela presidência. É agora que o jogo começa", disse a senadora, observando que, agora, o partido estará unido para eleger o comando da Mesa do Senado.
Passos do pai
Simone Tebet, na verdade, está seguindo os passos do seu saudoso pai, o ex-senador Ramez Tebet, que morreu no dia 17 de novembro de 2006.
Ramez foi prefeito de Três Lagoas, deputado estadual, vice-governador, governador, senador, presidente do Senado (no período de 2001 a 2003) e ministro da Integração, em 2001, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Mesmos cargos
Simone Tebet já exerceu os cargos de deputada estadual, prefeita de Três Lagoas e vice-governadora no governo de André Puccinelli, em 2010.
Ela, em relação ao seu pai, por enquanto, só não exerceu os cargos de ministra e de governadora.
Crime hediondo
O senador Carlos Viana (PSD-MG) apresentou projeto propondo a inclusão da poluição no rol dos crimes hediondos quando houver danos à saúde humana, morte maciça de animais ou destruição significativa da flora, conforme informou Marcella Cunha, da Rádio Senado.
Nestes casos, não seria possível pagar fiança nem receber indulto, anistia ou liberdade provisória.
Punição com rigor
Para o senador mineiro, o Brasil vivenciou em 2020, exemplos de desastres ambientais, em que os responsáveis deveriam ter sido punidos com rigor.
“As grandes queimadas na Amazônia e mais recentemente no Pantanal, marcaram muito a opinião brasileira, chocaram o País e pioraram muito a nossa imagem internacional com relação à proteção ao meio ambiente. As investigações acabam também não resultando em punições efetivas porque a legislação, muitas vezes, é falha”, declarou o senador.
Vacinação
O Projeto de Lei 5649/20 obriga todos os servidores e agentes públicos da União, dos estados e dos municípios a se vacinarem contra a Covid-19.
Segundo o texto, servidores públicos efetivos, comissionados e temporários, de atividades essenciais e não essenciais, ficam obrigados a cumprir o calendário previsto no Plano Nacional de Vacinação. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
Cartão
A imunização deverá ser comprovada por meio da apresentação do cartão de vacinação devidamente preenchido e assinado por órgãos de saúde ou por médicos credenciados. O servidor público que não tiver se submetido à vacina contra a Covid-19, ao final de todas as etapas do Plano Nacional de Vacinação, sofrerá penalidades administrativas.
Autor do projeto, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) afirma que o objetivo da medida é garantir o retorno dos servidores às atividades presenciais com segurança e combater a postura negacionista de líderes políticos que relativizam a importância da imunização para a saúde coletiva, divulgou a Agência Câmara de Notícias.
Posse na Assembleia
A solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), eleita no último dia 10 de dezembro para comandar a Casa de Leis durante a 3ª e 4ª Sessões Legislativas da 11ª Legislatura (saiba mais clicando aqui), será realizada no dia 1º de janeiro de 2021, às 15h, na sala de reuniões da Presidência, em solenidade semipresencial, obedecendo aos protocolos de biossegurança necessários para evitar o contágio da Covid-19.
Integram a Mesa Diretora eleita os deputados: Paulo Corrêa (PSDB), como presidente; Eduardo Rocha (MDB), 1º vice-presidente; Neno Razuk (PTB), 2º vice-presidente; Antônio Vaz (Republicanos), 3º vice-presidente; Zé Teixeira (DEM), 1º secretário; Herculano Borges (Solidariedade), 2º secretário; Pedro Kemp (PT), 3º secretário.
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
Whatsapp (67) 9 9943-9810