Geral
Leia coluna do Jonas desta sexta,25
| REDAçãO
Sexta-feira, 25 de dezembro - Natal, 25 de dezembro (Feriado nacional)
Pensamento: "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9
Musica: Então é natal - Simone
Niver: Alan Guedes, Maria Rita Silva Do Nascimento, Doreli Portella, Leonilda Mariano, Carmem Alves Macedo, Thiago Oshiro, Cleizer Cyriaco Corrêa, Maria Rita Silva Do Nascimento, Natália Jusani, Elizabete Grava Dos Reis – Salud, elicitá. Dios Lhe Bendiga!
A candidatura de Baleia
O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) anunciou oficialmente na quarta-feira (23) sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados. A candidatura dele tem apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de um bloco de 11 partidos anunciado na última semana.
Integram esse bloco para disputa da Mesa Diretora os seguintes partidos: PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PCdoB, PSDB e PSL. Ao todo, 269 deputados compõem o grupo.
"Vamos buscar unificar mais o nosso bloco para ter condições de eleger o presidente e garantir a independência da Câmara e um novo ciclo", destacou Maia, conforme divulgou a Agência Câmara de Notícias.
Em fevereiro
A eleição para definir o comando da Câmara no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro.
Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.
Influência
Na verdade, Maia quer continuar influenciando nas decisões da Mesa Diretora. Por isso, resolveu apoiar Baleia Rossi.
Baleia e Maia falam em independência da Câmara. No entanto, essa “independência” é vista como um “balcão de negócio” para tocar as matérias do Palácio do Planalto.
Arthur Lira
Aliás, o candidato que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é o deputado Arthur Lira (PP-AL).
Lira tem, por enquanto, o apoio de sete partidos, além do PP, que são: PL, PSD, Solidariedade, Patriota, Avante, Pros e PSC.
Perfil (1)
Baleia Rossi foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2014. Já foi deputado estadual por três mandatos. É líder do MDB desde 2016 e também já foi titular das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; e de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
É autor de 45 projetos de lei e de 6 propostas de emenda à Constituição (PECs). Entre elas está a reforma tributária (PEC 45/19), que acaba com três tributos federais (IPI, PIS e Cofins) e extingue o ICMS, que é estadual, e o ISS, municipal. No lugar, é criado o IBS - Imposto sobre Operações com Bens e Serviços, de competência de municípios, estados e União, além de um outro imposto, sobre bens e serviços específicos, esse de competência apenas federal.
Perfil (2)
Arthur Lira presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em 2015 e a Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2016. “Naquele ano, o texto (Orçamento) foi votado por acordo e sem nenhum destaque. Tudo fruto de muito diálogo”, ressaltou.
Empresário, agropecuarista e bacharel em Direito, Lira tem 51 anos e está no terceiro mandato de deputado federal. Antes, foi vereador em Maceió e deputado estadual em Alagoas. Filiado ao PP desde 2009, foi líder da legenda na Câmara em 2012 e 2013.
Em Dourados
Por enquanto, em Dourados, as articulações visando à eleição do novo presidente da Câmara, Municipal, no dia 1º de janeiro, indicam como nome forte o do vereador eleitor Laudir Munaretto (MDB).
No entanto, em várias eleições anteriores da Mesa Diretora da Câmara de Dourados, candidato considerado eleito dormiu como presidente, mas acordou sem cargo nenhum. Por isso, vamos esperar para ver no que vai dar.
Isenção de IPI
O Projeto de Lei 5368/20 isenta importadores e fabricantes de bicicletas e suas peças da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Autor da proposta, o deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) lembra que a bicicleta foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como símbolo de transporte sustentável no planeta, beneficiando a sociedade, o meio ambiente e a saúde humana, divulgou a Agência Câmara de Notícias.
Uso da "magrela"
O deputado enumera vantagens do uso da bicicleta. "Do ponto de vista do desenvolvimento urbano, o uso da bicicleta melhora a circulação nas cidades, prevenindo e reduzindo os congestionamentos. Sob o aspecto da saúde pública, o uso desse meio de transporte permite a redução dos níveis de sedentarismo da população, o que reduz a incidência de doenças, principalmente cardiovasculares. E ecologicamente, a bicicleta é silenciosa, limpa e sustentável”, justifica o autor.
Segundo a Associação Nacional do Transporte Público (ANTP), apenas 7,4% dos deslocamentos – o que equivale a cerca de 15 milhões de viagens diárias – são feitos em bicicleta no Brasil.