Geral
Leia Coluna do Jonas desta sexta, 18
| REDAçãO/GAZETA MS
Sexta-feira, 18 de dezembro - Dia do museólogo. Dia da doula.
Pensamento: "Se não traz paz , lucros ou propósito , então não dê seu tempo, energia ou atenção.
Musica: A vida tem dessas coisas-Ritchie (Indicação do DJ Mateus Gnuztman)
Niver: Melo Miguel, Odirlei Silva, Fernando Castro Além, Alex Moreira, Alexandre Costa, Francisco Carlos - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga
Tereré
O tereré, bebida típica do Paraguai e incorporado a cultura sul-mato-grossense, foi declarado patrimônio imaterial da humanidade ontem (17) pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), conforme divulgou o Midiamax
A candidatura das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana” foi feita em março de 2019 pelo Paraguai e aceito durante videoconferência de votação dos membros do Comitê de Patrimônio da Unesco. É a primeira vez que o país consegue incluir um item na lista de patrimônios imateriais.
Cuscuz
O cuscuz também foi incluído na lista, pela aprovação de pedido feito por Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia, na quarta-feira (16). O prato, feito à base de farinha ou polvilho, é bastante consumido no nordeste do país.
No mesmo dia, o chamamé, que tem origem argentina e se popularizou no sul do Brasil, também foi eleito patrimônio imaterial da humanidade.
Pedra cal
O munícipio de Bela Vista pode ser denominado a capital sul-mato-grossense da pedra cal. O Projeto de Lei 240/2020 foi apresentado na sessão ordinária de ontem (17) pelo deputado Marcio Fernandes (MDB). A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de MS.
“Bela vista tem a peculiaridade de possuir matriz financeira diferenciada, face à possibilidade que tem de explorar a mineração de calcário em sua região. Tal situação é favorável, inclusive, a todo o município, não só pela arrecadação de impostos incrementada pela atividade, como pelo volume de empregos que gera”, justificou o autor.
Na região
Ainda segundo o deputado Marcio Fernandes, a iniciativa pode beneficiar o munícipio em outros aspectos, conforme divulgou a Agência Alems.
“Acreditamos que a atividade é destaque não só no município, mas na região, e a elevação da cidade à capital sul-mato-grossense da pedra cal irá diferenciá-la das demais, positivamente, homenageando-a com a denominação e mostrando para a população não só do município, mas do estado, que a diversificação de matrizes financeiras é ponto importante para o desenvolvimento da localidade”, afirmou.
Libras
O Projeto de Lei 3986/20 inclui o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina obrigatória no currículo do ensino fundamental.
“A Língua Brasileira de Sinais é usada por milhões de brasileiros. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil”, afirma a deputada Greyce Elias (Avante-MG), autora da proposta, de acordo com a Agência Câmara de Notícias.
Medida importante
"A inclusão do ensino de Libras no currículo do ensino fundamental vai auxiliar o desenvolvimento das crianças e é uma importante medida de política pública visando a inclusão das pessoas com dificuldades auditivas na sociedade”, avalia.
Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que hoje prevê que o currículo do ensino fundamental inclua obrigatoriamente o ensino de conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, com a produção e distribuição de material didático adequado para esse fim.
"Internet das coisas"
A Presidência da República sancionou a Lei 14.108, que dá incentivos à chamada internet das coisas, tecnologia que permite a conexão de itens usados no dia a dia (como eletrodomésticos) à rede mundial de computadores.
A norma foi publicada ontem (17) no Diário Oficial da União e altera as Leis 12.715, setembro de 2012, e 9.472, de julho de 1997, segundo a Agência Senado.
Taxas zero
Originária do PL 6.549/2019, do deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), a lei reduz a zero os valores de algumas taxas (Taxa de Fiscalização de Instalação, Taxa de Fiscalização de Funcionamento, Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública e Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional, a Condecine) das estações de telecomunicações que integrem sistemas de comunicação máquina a máquina.
A norma também isenta de licença prévia de funcionamento as estações de telecomunicações que integrem esses sistemas.
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
Whatsapp (67) 9 9943-9810