Leia Coluna do Jonas deste sábado, 12

| REDAçãO/GAZETA MS


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábado, 12 de dezembro - Dia do plano nacional de educação.
Pensamento: "Não desista. Geralmente é a última chave no chaveiro que abre a porta."

Musica: What's a woman- Vaya con Dios – DJ Mateus Gnuztman

Niver: Ramão Lopes, José Fernando Da Silva Fernando, Celso Morais Martins, Davi Infante Vieira, Marcelo Canola Basé, Edvaldo Alves - - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga

Dourados completa

85 anos no dia 20

O município de Dourados comemora neste dia 20 de dezembro, 85 anos de emancipação político-administrativa.

É bom sempre lembrar que em milhares de cidades brasileiras, no dia de aniversario, é feriado municipal, Por isso, fique atento caso tenha algo marcado em Dourados.

Nos últimos anos, o comércio douradense funcionou normalmente no dia 20 de dezembro. Os comerciantes alegam que, com as lojas fechadas, os consumidores vão fazer compras no Paraguai.

Na verdade, isso não tem nada a ver. Uma justificativa inaceitável. Afinal, temos que respeitar o feriado municipal.

Octogenário

Nos altos dos seus 85 anos, Dourados, que antes fazia parte do município de Ponta Porã, por conta de sua localização geográfica, vive crescimento exponencial em todos os sentidos.

Porém, os setores esportivos e culturais devem receber atenção hiperespecial dos novos governantes. Sair da mesmice de outrora e atacar de frente e unidos na promoção de projetos profícuos para todos. As oportunidades estão na mesa. Basta as forças remar para mesma direção, mesmo contrário ao vento se for o caso. Deus abençoe nossa gente.

Toque de recolher

Com o crescente número de mortes causadas por infecções de coronavírus e hospitais superlotados à beira do colapso, o governador Reinaldo Azambuja determinou toque de recolher em todo o território de Mato Grosso do Sul a partir da próxima segunda-feira, dia 14 de dezembro. A medida será imposta por 15 dias para conter o avanço da Covid-19.

Diante do decreto válido para os 79 municípios sul-mato-grossenses, os cidadãos não poderão sair de casa entre 22h e 5h. Há exceção em casos de trabalho e emergência médica. Serviços não essenciais como bares e restaurantes devem permanecer fechados durante o horário de restrição.

Fiscalização

A fiscalização do toque de recolher será feita pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Vigilância Sanitária Estadual. Guardas municipais e vigilâncias sanitárias municipais vão reforçar a inspeção.

Conforme o decreto estabelecido pelo governador, os municípios devem adotar as recomendações sanitárias definidas pelo Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) durante a restrição de circulação de pessoas. Casos de municípios que não seguirem as regras serão encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPMS).

Ocupação de leitos

Nas últimas 24 horas, MS registrou 1.236 casos positivos de Covid-19 e 18 óbitos, totalizando 109.785 infectados e 1.888 mortes.

De acordo com o boletim epidemiológico da doença, a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI no Estado aumentou drasticamente e já há falta de vagas nas regiões de Campo Grande e Corumbá. Já as regiões de Dourados e Três Lagoas estão com ocupação de 78% e 64%, respectivamente

Debate virtual

A Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria da Transparência, realizará debate virtual com o tema “Trabalho Remoto, Transparência e Combate à Corrupção: avaliações e perspectivas”.

O evento ocorrerá na segunda-feira (14), às 15 horas, e será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube, conforme divulgou a Agência Câmara de Notícias.

Avaliar resultados

Ao longo do ano, com a pandemia de Covid-19, profissionais do setor privado, servidores públicos e parlamentares cumpriram suas obrigações trabalhando remotamente.

Diante desse contexto, o objetivo da reunião é avaliar os resultados obtidos nesse período e delinear perspectivas para o teletrabalho, incluindo implicações quanto ao comprometimento de transparência e às dificuldades no combate à corrupção nesse novo cenário.

e-Democracia

A audiência contará com a participação de parlamentares, representantes de órgãos de controle e de institutos da sociedade civil organizada.

Além da transmissão pelo canal da Câmara no Youtube, os cidadãos poderão acompanhar o evento e enviar perguntas aos debatedores por meio do portal e-Democracia (https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1700).

Dia do Forró

Para celebrar a representatividade do forró na cultura do país, o Brasil comemora neste domingo (13) o Dia Nacional do Forró.

A data foi escolhida por ser aniversário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, conforme lembrou o  repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado

Origem

O forró é um grupo de estilos musicais de origem nordestina, do qual fazem parte o baião, o xaxado, o chamego, o coco e o xote. A música deu origem a festas e a um tipo de dança, que também levam o nome de forró.

Para celebrar a representatividade do ritmo para a cultura brasileira, comemora-se em 13 dezembro o Dia Nacional do Forró. A data foi escolhida por uma razão mais do que justa: aniversário de Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião.

Neymar de fora

Messi, Cristiano Ronaldo e Lewandowski. Esses são os três finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo (The Best).

A cerimônia virtual de entrega será realizada na quinta-feira da semana que vem, dia 17 de dezembro, com transmissão direto da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça.

“Partiu basquete”

Fora do trio final para o prêmio The Best da Fifa, de melhor jogador do mundo, Neymar usou as redes sociais para se manifestar. E com ironia. O atacante do PSG fez posts simples no seu perfil no Twitter nos quais, em tom de brincadeira, diz que vai desistir do futebol.

“Já que não deu certo no futebol, partiu basquete. Já desisti do basquete. Virei GAMER”.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

Whatsapp (67) 9 9943-9810

 

[email protected]



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE