Formação em Engenharia é maioria entre os CEOs mais bem avaliados

| ASSESSORIA


A Folha de São Paulo divulgou, na última semana, dados que apontam a Engenharia como a formação de maior incidência entre CEOs que figuram nos rankings dos melhores do Brasil e do mundo. Na lista dos 100 melhores da Harvard Business Review, espécie de bíblia da gestão, 34 eram engenheiros de formação em 2018.

Já no Brasil, o prêmio Executivo de Valor, do jornal Valor Econômico, tem como base uma lista feita por 16 empresas de seleção de executivos ligadas à Aesc, principal associação global que reúne as companhias do setor. Na edição mais recente, do mês de agosto, dos 23 gestores premiados, 11 possuem formação na área de engenharia.

Segundo o engenheiro civil Luiz Henrique Moreira de Carvalho, que é coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIGRAN, o perfil analítico e a capacidade de tomar decisões são fatores determinantes que levam os profissionais com esta formação acadêmica a altos cargos de chefia.

“O engenheiro é dotado de raciocínio e desenvolvimento lógico, gerenciamento das habilidades técnicas e objetividade, o que facilita na produtividade e entrega de resultados. Quando há, por exemplo, um problema em uma organização, o profissional analisa como um todo, consegue concatenar e achar a melhor solução”, afirma.

Luiz Henrique menciona que, com os avanços tecnológicos e, por consequência, a mudança no mercado de trabalho, aumentou muito a chamada 'empregabilidade do engenheiro formado', isso porque, além de aspectos técnicos que ainda atraem muitos profissionais por vocação, há uma grande procura por profissionais da engenharia na área de gestão. “É um profissional muito habilitado na área de gestão, longe dos canteiros de obras e não lidando apenas com números, cálculos e projetos, que é sua formação básica. É cada vez maior o número de profissionais da Engenharia que atuam no mercado financeiro ou gestão empresarial”, garante.

“Temos alguns dados que mostram que, a cada 10 engenheiros formados, no mínimo quatro trabalham em sua área de formação e os demais trabalham em várias outras áreas. Isso porque somos dotados de um raciocínio lógico, habilidades matemáticas, facilidade de cálculo, uma visão sistêmica e capacidade de relacionar diversas variáveis, isso nos coloca como gerentes e gestores, um líder nato dentro das empresas. Pelo menos 25% dos gestores das grandes empresas mundiais são engenheiros”, ressalta o coordenador.

A base matemática fomenta o desenvolvimento da lógica, o que o possibilita a ter um olhar diferenciado para analisar os problemas. “Os engenheiros formados pela UNIGRAN estão todos nas grandes empresas da região, conseguiram entrar em cargos de chefia, setores variados, porque temos essa habilidade de sempre resolver problemas.  Como nossa matriz curricular básica é densa, consegue desenvolver na matemática, na física, na química, na estatística, na gestão, um raciocínio lógico em amplas frentes, moldando este profissional para que ele tenha cargos de elite dentro das empresas”, enfatiza o engenheiro civil.

Oferta de cursos de Engenharia

Em Dourados, a UNIGRAN oferece os cursos de Engenharia Civil, com 10 semestres nos períodos noturno e integral; Engenharia de Software, de oito semestres, noturno e Engenharia Mecânica, de 10 semestres, períodos matutino e noturno. Os cursos de Engenharia da Instituição possuem um campus específico, o ‘Cantão do Bosque’, com ampla infraestrutura e laboratórios modernos. As inscrições para ingresso em 2021 estão abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.vestibularunigran.com.br ou WhatsApp (67) 9222-5948. As provas acontecem on-line devido à pandemia de Covid-19.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE