Leia Coluna do Jonas deste sábado, 5

| REDAçãO/GAZETA MS


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábado, 5 de dezembro – Dia Mundial do Solo.

Pensamento: "Aprenda a confiar naquilo que está acontecendo. Se há silêncio, deixe-o aumentar, algo surgirá. Se há tempestade deixe-a rugir, ela se acalmará."

Musica: Mandy - Barry Manilow – Indicação DJ Mateus Gnuztman

Niver: Joamir Rodrigues de Oliveira, David Ribeiro, Emerson Nascimento, Ivanete Martins, Luiz Fernando, Aparecido Frota – Salud, Felcitá. Deus vos abençoe grandemente!

Diploma

Esta chegando dia da diplomação dos eleitos este ano. A Justiça Eleitoral determinou o dia dezoito de dezembro. Serão condecorados os titulares e suplentes das coligações. Em Dourados, serão diplomados Alan Guedes, prefeito, e Dr. Guto Moreira, vice e os dezenove vereadores, sendo três mulheres pela vez primeira na historia do município. Por muito pouco não emplaca a quarta representante da bancada da saia. 

Desafios

Grossos desafios.

Em nível local não há  como não mensurar as inúmeras dificuldades que os novos governantes terão enfrentar nos mais diversos setores: infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, esporte, cultura, assistência social e afins.

Aperto

O arrocho tem começar desde agora. Com os cofres vazios e o bolso do contribuinte mais ainda, tem que haver mais do que razão no controle e atenção espeical no cofre da principal empresa do município, a Prefeitura.

Disso têm conhecimento os douradenses que são novos na idade, mas experientes na vida pública.

Comando

Cabe a decisão do prefeito em saber ouvir críticas  e sugestões e ter amabilidade e habilidade para seguir em frente sabendo que por mais faça o certo ainda vai deparar com contrariedades no percurso; faz parte. Não pode é deixar-se levar pelo marasmo da falácia e do jeitinho para agradar o individual e/ou grupos viciados.

Medidas

De imediato,

assim que terminar esse período de transição, uma das primeiras medidas do novo prefeito é com pessoal. Mesmo quem esteve junto no palanque tem que entender que a vaca apesar de robusta não suporta excesso, e não tem tetas para suportar os insaciáveis gulosos. Essa trupe é que tem ser extirpada da veia pública  São figurinhas carimbadas que no cargo transformam-se em autoridades com poder de mando, colocando em xeque aqueles profissionais concursados.

Momento

Passado o fervo da disputa eleitoral é momento de ter humildade para reconhecer os que conseguiram chegar e nesse jogo do vale tudo não se questiona método usado para ultrapassar a linha de chegada. É arregaçar as mangas e ir para o embate de cabeça erguida e confiante na vitória. “Reino dividido não subsiste” – fixa no pensamento e guarda no seu coração.

Corrente

Vamos promover corrente do bem afirmando todos os dias nas nossas orações – “Senhor Deus, Pai Querido, abençoa o nosso prefeito Alan, seu vice Dr. Guto, os vereadores, secretários, assessores, as autoridades eminentes da nossa cidade, estado, em nome de Jesus”. Amém! Executivo, Legislativo e Judiciario sob o domínio do Pai.

Finish

Por fim, resta desejar à prefeita Délia Razuk que ao entregar o cargo possa ter dias de tranquilidade, consciente que procurou sempre dar o melhor de si para continuar vivendo ao lado de sua família numa cidade que estará sempre progredindo e sob o comando de quem ela mesmo demonstrou ser a melhor opção para fazer Dourados continuar crescendo e se desenvolvendo.  Boa sorte e paz prefeita e a todos os seus!

Medidas para enfrentar

a Covid-19 na Capital

A partir de segunda-feira (7), novas medidas serão adotadas para o combate à Covid-19 em Campo Grande. As novas regras foram estabelecidas após reunião do prefeito Marquinhos Trad com secretários de saúde do Estado e Município, diretores de hospitais públicos, filantrópicos e particulares de Campo Grande, Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial.

Diante do cenário, de aumento dos casos e redução dos leitos disponíveis, a partir de segunda-feira, o toque de recolher acontecerá das 22h às 5h da manhã, período em que também será autorizada a comercialização, mas por meio de “delivery”.

Comércio

A Prefeitura também estabeleceu novo limite de ocupação nos estabelecimentos comerciais, que passa de 50% para 40%.

O comércio, no Centro de Campo Grande, funcionará até as 21 horas, e não as 22, como ocorre normalmente no final do ano. Os shoppings estarão abertos das 10h às 22h.

Transporte

Os passes gratuitos, para estudante e idoso, estão suspensos.

A Prefeitura vai aumentar a fiscalização para o cumprimento das regras e intensificar as blitz para combater o consumo de álcool que acaba contribuindo para os acidentes, que também levam a ocupação dos leitos.

Leitos

Hoje, Campo Grande tem 395 leitos disponíveis. Destes, 357 ocupados, por Covid ou outras doenças.

A Prefeitura, em parceria com governo do Estado, trabalha agora para aumentar o número de leitos, contratando mais 68, seja em hospital público ou privado.

Corrupção ainda

é preocupante

O Brasil ocupa a posição 106º entre 180 países, em estatística mundial de corrupção. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil marcou apenas 35 pontos em ranking da Transparência Internacional, que avalia as Nações de 0 a 100, em escala que vai de altamente corrupta até muito íntegra, analisando aspectos como desvio de recursos públicos, burocracia excessiva e nepotismo.

A imagem brasileira perante ao Mundo tem a pior colocação na série histórica iniciada em 2012, conforme informou Raquel Teixeira, da Rádio Senado. Segundo ela, senadores têm apresentado propostas para melhorar o controle e fiscalização do dinheiro público, tornando mais rigoroso o combate à corrupção.

Opinião

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR), disse em entrevista à Raquel Teixeira, que o desafio maior do representante da população “é fazer a leitura correta de quais são as suas prioridades. Com certeza, a prioridade da população brasileira é o endurecimento da legislação no combate ao crime e à criminalidade”.

O senador Flávio Arns (Rede Sustentabilidade-PR), afirma que é preciso mostrar à população que o Congresso está fazendo a sua parte. “Porque nós estamos fazendo isso. Nós temos que recuperar a esperança da sociedade no Senado Federal. Nós não podemos jogar por terra tudo aquilo que nós estamos tentando fazer... queremos transparência, combate à corrupção, combate ao crime e valorização doa agentes públicos”.

Nota de Repúdio

A procuradora da Mulher, deputada Iracema Portella (PP-PI), e a coordenadora da bancada feminina, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), divulgaram, ontem (4), em nome da Secretaria da Mulher, nota de repúdio ao discurso do deputado Bibo Nunes (PSL-RS) no Plenário virtual na última quinta-feira, considerado por elas uma violência política de gênero, segundo a Agência Câmara Notícias.

Na tarde de quinta-feira, Nunes chamou as deputadas da oposição de "histéricas" e as acusou de "criticar tudo, promover o vitimismo e se posicionarem fora do decoro". Ainda ontem, integrantes da bancada feminina anunciaram que vão entrar com representação contra o deputado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Desprezo

Na nota publicada ontem, as deputadas afirmam que a agressão sofrida por elas expressa "não somente a discordância de suas opiniões políticas, mas também o desprezo contra as mulheres que exercem o poder político em igualdade com os homens".

"A manifestação do deputado Bibo Nunes denota clara incitação à violência política de gênero e atenta contra a postura exigida a um parlamentar representante do povo. É um comportamento lamentável, gravoso e reprovável", dizem no documento

Prisão antes da votação

O Projeto de Lei 5157/20 revoga dispositivo do Código Eleitoral que proíbe a prisão às vésperas e pouco depois da votação. “Não há como manter uma legislação que proíba a prisão de qualquer pessoa”, diz o autor da proposta, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), conforme divulgou a Agência Câmara de Notícias.

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados revoga o artigo 246 do Código Eleitoral, que diz: “Nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.

Categorias Master, Universitária

e Paraolímpica têm recursos dobrados

O governo do Estado dobrou os valores dos recursos que eram destinados para os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, sendo especificamente beneficiadas as Categorias Master, Universitária e Paraolímpica, além das que já existiam. Quem explicou melhor foi o diretor presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.

Sanesul atende Sitiocas Campo Belo
A Sitioca Campo Belo será atendida em suas reivindicações. Quem contou pra gente em entrevista exclusiva foi o gerente regional da Sanesul , Madson Valente. Ele esclarece a situação das três etapas da sitioca eainda afirmou que Dourados não terá problemas com o abastecimento de água

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

Whatsapp (67) 9 9943-9810

 

[email protected]

 

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE