Comunicação
Leia Coluna dos Jonas desta sexta-feira, 4
| ASSESSORIA
Sexta-feira, 4 de dezembro – Dia do Orientador Educacional.
Pensamento: "Encher o coração de coisas boas é a melhor forma de se proteger contra o mal."
Musica: Porque eu sei que é amor – Titãs – Indicação DJ Mateus Gnuztman
Niver: Jorge Luiz Sueli Souza, Marcos Vinicius Esposito Vieira, Jediael Miguel Souza, Vanderlei Pereira Pereira, Tatoo Augusto Silva, Franciely Olazar, Gladson Freitas Jardim – Salud Felicitá, Deus abençoe a todos abuntantemene.
Gazeta MS Oficial/ Covid 19
Aconteceu nessa quinta-feira(3) uma das mais importantes “Lives” da Gazeta MS Oficial, onde foi abordado o tema que vem tomando conta, novamente, das discussões e rodas de bate-papo da cidade, e também do Estado, assim como e todo o Brasil. Convidado estudioso e renomado médico Dorival Ricci Junior, do Paraná. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Silva Junior tendo por mediadores medico veterinário Vili Schulz e do também jornalista Clayton Lopes.
Corona
O Coronavírus se transformou num assunto de destaque em todo o Planeta, desde que surgiu em fevereiro/março de 2019, e é responsável pela Covid 19, inimigo invisível desafia ciência mundial. O vírus, que “atropela” e ceifa milhares de vidas em todo o mundo, continua fazendo vítimas nos mais diversos ambientes.
Cuidados
Para o Dr. Dorival Ricci Junior, prevenção e cuidados com higiene são recomendáveis. Mas não é tudo. Lavar as mãos e não levar a boca e aos olhos são elementos essenciais para inibir avanço da doença. Ele recomenda evitar ir ao hospital só em último caso.
A live
A live foi bastante esclarecedora e elogiada pelos internautas. Pode ser assistida no facebook – GazetaMS oficial. Outra recomendação deixada pelo profissional é que essa junta medica possui uma série de procolos para o tratamento e o paciente tem a prerrogativa de exigir do seu medico tratamento precoce de combate ao Covid 19. Atenção especial sobretudo no escala inicial da doença.
Quem é
Dorival Ricci Junior é formado no ano de 1994 em Medicina Veterinária UNOESTE – Presidente Prudente/SP. Na mesma Universidade, cinco anos depois, em 1999 graduava em medicina. Em 2002 fez residência de cirurgia geral pela UNOESTE. No ano de 2003 fez residência em cirurgia R3 na Santa Casa, em Campo Grande-MS. Em 2008 especializou se em Medicina do Trabalho pela UNOESTE. Atualmente o Dr Ricci Junior assina pela direção Clínico e Administrativo do Hospital Paraiso e do Instituto de Saúde “Paulo Ângelo da Silva”, em Paraiso do Norte/PR,sua cidade natal. Ele também faz parte do movimento BRASIL VENCENDO O COVID19, com mais de 10 mil médicos e PARANÁ VENCENDO COVID19 com mais de 450 profissionais/médicos.
Tribunal de Contas capacita vereadores
A Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (Escoex) disponibiliza a partir do dia 8 de dezembro o curso “A importância dos vereadores como agentes de transformação política e democrática” para capacitar, em especial, os vereadores eleitos para a legislatura no quadriênio 2021-2025, apresentando a eles uma ampla visão do que é ser vereador, seus direitos e deveres e as normas constitucionais que devem servir de orientação no exercício do mandato.
De acordo com as orientações do diretor-geral da Escoex, Conselheiro Waldir Neves Barbosa, esse curso tem o propósito de esclarecer que cabe ao vereador a função de legislar e fiscalizar a administração pública, bem como solicitar informações ao Poder Executivo sobre a aplicação dos recursos e orçamento, com intuito de acompanhar a gestão municipal e seus auxiliares das pastas das secretarias e autarquias, com base em informações do Tribunal de Contas, na intenção de contribuir com o bem comum e com o interesse público.
Quatro módulos
O curso de 20 horas será ministrado pelo advogado Tércio Waldir de Albuquerque, dividido em 4 módulos : “O que é ser vereador e qual sua importância para o município”; “Principais funções dos vereadores”; “Quais os direitos e responsabilidades do vereador” e “A importância dos vereadores como agentes de transformação política e democrática”.
Tércio Waldir Albuquerque é especialista em direito internacional ambiental, pós-graduando em ciências políticas, analista político de rádio e TV, consultor em direito público e atualmente, assessor de conselheiro no TCE-MS.
Campanha de Natal
Em MS, 130 pessoas ainda esperam um padrinho ou madrinha que lhes deem um presente de Natal. Estas pessoas são crianças, adolescentes e idosos que participam da Campanha de Natal 2020 do Pacijus, que este ano realizará o sonho de Natal em 34 cidades do Estado.
Para participar é muito fácil, basta acessar o site www.tjms.jus.br/pacijus e escolher alguém. Que tal alegrar o coração de uma pessoa que você não conhece, mas precisa muito do seu gesto de carinho?
Idosos e crianças
Os idosos ainda são a maioria dos que precisam de apadrinhamento. No total, restam 86 idosos para serem apadrinhados. Eles pedem, por exemplo, um vestido de manga, botina, camiseta polo, entre outros. A maioria destes presentes custam apenas R$ 50.
Já as crianças e adolescentes pedem carrinho de controle remoto, patinete, tablet. São apenas 52 crianças e adolescentes faltando para que a Campanha de Natal do Pacijus do TJMS contemple todos os pedidos. Os presentes das crianças começam com valores de R$ 70.
É fácil participar
Com estes valores, você já contribuirá para um Natal mais feliz para crianças, adolescentes e idosos de MS, que estão em acolhimento ou fazem parte de projetos sociais em 33 comarcas do interior e na Capital.
Para participar é muito fácil. Depois de escolher alguém para presentear, você deve depositar ou fazer uma transferência bancária para a conta do Pacijus/Amamsul no Banco Sicredi: 748 - Agência 0911 e Conta-corrente 56741-4, com o CNPJ 03978517/0001-48. Todos os recursos recebidos nesta conta bancária serão destinados para aquisição dos presentes indicados pelo padrinho.
Polêmica
A 1ª secretária da Câmara dos Deputados, Soraya Santos (PL-RJ), saiu em defesa das deputadas de oposição, chamadas de “deputéricas” pelo deputado Bibo Nunes (PSL-RS) durante a discussão da MP da Casa Verde e Amarela, na quinta-feira (3). Ela afirmou que fala em nome da bancada feminina ao repudiar a atitude do deputado.
“Quero demonstrar o repúdio total a essa palavra vexatória. Repreendemos com veemência a atitude de um parlamentar que chamou uma mulher de histérica”, afirmou, segundo a Agência Câmara de Notícias.
Pejorativos
"Não aceitamos apelidos pejorativos que nos envergonham enquanto representantes da sociedade”, disse. “Espero que os homens e as mulheres presentes a qualquer sessão, qualquer discussão desta Casa, possam sempre se levantar e repreender qualquer palavra que possa desqualificar uma mulher”, disse.
Referindo-se às deputadas de partidos de esquerda, Bibo Nunes afirmou: “Quando eu falar ‘deputérica’, estarei me dirigindo a uma deputada histérica".
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
Whatsapp (67) 9 9943-9810
LEIA MAIS
Homem que estuprou avó de 76 anos é internado sob custódia no Hospital da Vida
Há 58 minutos
Liandra reforça compromisso com comunidade em solicitações para bairros
Há 58 minutos