Geral
Leia Coluna do Jonas desta terça, 01/12
| ASSESSORIA
Terça-feira. 1 de dezembro - Dia internacional da luta contra a Aids
Pensamento: "Enquanto você dormia...Deus preparou um lindo dia para você."
Musica: How deep is your love-Bee Gees
Começa o período de matriculas na rede estadual de ensino
Começou nesse segunda, 30, o período de matrícula na rede estadual de ensino. Pais e responsáveis já podem procurar por vagas para seus filhos para o ano que vem. Quem explica melhor como se deve proceder é o professor Nei Elias -
A Pré-Matrícula na Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2021 pode ser realizada de três formas:
Pela INTERNET, pais/responsáveis ou estudantes (quando maiores) realizam a pré-matrícula acessando o site www.matriculadigital.ms.gov.br.
O TELEFONE 0800 647 0028 também está disponível (somente para ligações de Telefone Fixo)
Ramais da Central de Matrículas:
3314 1212
3314 1817
3314 1843
3314 1824
3314 1822
As ESCOLAS podem realizar a pré-matrícula quando receberem solicitações de pais/responsáveis ou estudantes (quando maiores).
Neste período pandêmico, reforçamos a necessidade das Escolas incentivarem a pré-matrícula pelo site, a fim de evitar aglomerações.
Eleições 2020 Autoconfiança e/ou falta de humildade?
Início
As eleições do dia 15 de novembro trouxeram lições, umas positivas e outras verdadeiramente corretivas e orientativas. No início da caminhada foi muito fácil perceber que Barbosinha teria em sua retaguarda todo um staff, fazendo acreditar que a força do poder seria a mola-mestra de sua campanha.
Afinal estavam unidas as máquinas do governo do estado, através do próprio governador Reinaldo Azambuja, da Assembleia Legislativa, com a união dos deputados Zé Teixeira e Paulo Correa, do Governo Federal, com a presença da ministra Tereza Cristina, entre outras figuras consideradas importantes no cenário político.
Máquina
Além disso, Barbosinha tinha como seu vice, Valdenir Machado, que além dos votos que imaginava poder puxar, tinha ainda irmão Idenor, ex-presidente da Câmara e professor influente entre os eleitores.
Acessórios
Para completar, formou um time de candidatos a vereador que, teoricamente seriam responsáveis quase principais por sua eleição.
A batalha
E o dia chegou, com chuva e movimentação de cabos eleitorais na busca dos votos.
Um detalhe que não foi percebido, e se foi, não foi levado em conta, era o altíssimo índice de rejeição, talvez o único item que as empresas pesquisadoras não tenham errado. O índice aparecia claramente e já apontava que poderia ser o grande diferencial na contagem final.
Má avaliação
Além disso, bastava circular pelo comércio da cidade, onde seu adversário era olhado com carinho, enquanto para as pretensões do candidato do DEM e de seus coligados, muito se ouvia opiniões totalmente contrárias.
Servidores
Outro segmento que pode ter sido preponderante na decisão foi o dos funcionários públicos. Neste setor era também muito grande a rejeição, por conta de possíveis ações do deputado, largamente divulgadas como prejudiciais aos trabalhadores.
Já ganhou
Por fim, a autoconfiança foi outro ponto que prejudicou a campanha. O clima de “já ganhou” na coligação acabou por “afrouxar” a busca, dando mais espaço ainda para os adversários.
Lição
Talvez fique uma lição... coragem, abnegação, persistência e, principalmente, humildade, deverão ser colocados na balança numa outra oportunidade... se houver.
Empatia
Já que se pesar que não é a primeira vez que a aceitação do candidato do DEM é colocada em cheque. Como aconteceu na eleição para deputado a votação de Barbosinha ficou muito aquem das expectativas, comprovando mais a vê que, em Dourados ele não consegue alavancar sua campanha ou pretensões.
Aversão
Quem realmente foi às ruas pode constatar "um loco" o que podemos apontar que, mesmo sem conhecer, os douradenses desenvolveram uma certa aversão ao candidato e era comum dizerem que não votariam nele por não gostarem do seu jeito.
E agora
Passadas as eleições Barbosinha retomou as atividades e, claramente está evitando Dourados, o que pode significar mais afastamento e rejeição, noutro grande erro de estratégia. Seria como demonstrar que sentiu a pancada e que definitivamente abriu mão do sonho de governar Dourados. A resposta virá com o tempo.
Apunhalado
Não tem como negar tambem que o deputado foi apunhaldo nesse processo eleitoral. O que foui pactuado com os partidas e os candidatos a vereador ele cumpriu religiosamente mesmo assim a maioria dos materiais só aparecia o nome do canidato a vereador. Feio. Atitude repugnante. Recado para o prefeito eleito, se houve traição aqui...
3º Seminário Estadual da
Guavira hoje na Capital
Participantes de 16 estados brasileiros devem marcar presença no 3º Seminário Estadual da Guavira. Em virtude da pandemia, o evento será realizado totalmente online, com a programação dividida em duas datas. O seminário será aberto nesta terça-feira (1º), às 8h30, e contará com um segundo encontro no próximo dia 8 de dezembro de 2020, a partir das 8h.
O seminário é uma realização da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-MS); Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento tem o objetivo de ampliar os debates sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva da guavira em MS, englobando diversos assuntos relacionados ao fruto para conhecimento de produtores e sociedade, como produtividade, sustentabilidade, comércio e processamento.
Simbolo de MS
Autor do projeto de lei que transformou a guavira em fruto símbolo do Estado, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) destaca que o seminário é um importante passo para o incremento da fruta nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no Estado, estimulando a realização de estudos técnico-científicos de produção e preservação genética da guavira, o cultivo sustentável e a geração de novos produtos a partir deste fruto típico do cerrado
"Nos últimos anos, os guavirais diminuíram devido à expansão da pecuária, das lavouras e do crescimento populacional. A melhor forma de conservar o fruto é viabilizar o seu cultivo do ponto de vista econômico, para consumo próprio e para comercialização. A guavira tem um grande potencial para gerar renda a ajudar a desenvolver o turismo. O passo agora é desenvolver a sua cadeia produtiva", disse Câmara. (Fonte: Agência Alems).
Times dos prefeitos
O Globo Esporte listou os clubes dos eleitos nas 25 capitais do país. Lembrando que o Amapá só terá eleição em dezembro, por conta do apagão que deixou o estado sem energia durante semanas no mês de novembro. Além de que Brasília, no Distrito Federal, não tem prefeito.
Torcedora do Flamengo, Cinthia Ribeiro (PSDB) é a única mulher a comandar uma capital do país nos próximos quatro anos. O Rubro-negro carioca, inclusive, lidera a lista de times, com seis eleitos. Vasco, com três, e Corinthians, com dois, se destacam
Região Norte
Belém – PA - Edmilson Rodrigues (PSOL) - Paysandu
Boa Vista – RR - Arthur Henrique (MDB) - Palmeiras e São Raimundo
Manaus – AM - David Almeida (Avante) - Botafogo
Palmas – TO - Cinthia Ribeiro (PSDB) - Flamengo
Porto Velho – RO - Hildon Chaves (PSDB) - Corinthians
Rio Branco – AC - Tião Bocalom (PP) - Assessoria não divulgou
Região Nordeste
Aracaju – SE - Edvaldo Nogueira (PDT) - Flamengo e Sergipe
Fortaleza – CE - Sarto Nogueira (PDT) - Ferroviário
João Pessoa – PB - Cícero Lucena (Progressistas) - Botafogo-PB, Flamengo
Maceió – AL - JHC (PSB) - CSA
Natal – RN - Álvaro Dias (PSDB) - Corinthians
Recife – PE - João Campos (PSB) - Náutico
Salvador – BA - Bruno Reis (DEM) - Vitória
São Luís – MA - Eduardo Braide (Podemos) - Flamengo
Teresina – Piauí - Dr. Pessoa (MDB) - Vasco
Região Centro-Oeste
Campo Grande – MS - Marquinhos Trad (PSD) - Vasco
Cuiabá – MT - Emanuel Pinheiro (MDB) - Flamengo
Goiânia – GO - Maguito Vilela (MDB) - Goiás
Sudeste
Belo Horizonte – MG - Alexandre Kalil (PSD) - Atlético-MG
Rio de Janeiro – RJ - Eduardo Paes (DEM) - Vasco
São Paulo – SP - Bruno Covas (PSDB) - Santos
Vitória – ES - Delegado Pazolini (Republicanos) - Vitória-ES
Região Sul
Curitiba – PR - Rafael Greca (DEM) - Coritiba
Florianópolis – SC - Gean Loureiro (DEM) - Figueirense
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Sebastião Melo (MDB) - Internacional
CNJ de Qualidade
Na sexta-feira, dia 27 de novembro, no XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, que neste ano ocorreu de forma virtual em razão da pandemia, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) conquistou ela primeira vez o Prêmio CNJ de Qualidade em 2020 na categoria Diamante: o mais alto grau concedido pelo Conselho Nacional de Justiça aos Tribunais brasileiros.
Dentre os 90 Tribunais do País, os grandes vencedores desta edição do Prêmio CNJ de Qualidade foram 11 cortes, premiadas na categoria Diamante: Tribunal Superior do Trabalho; os Tribunais de Justiça de Roraima, do Distrito Federal e dos Territórios e de Rondônia; os Tribunais regionais do trabalho da 12ª Região, da 15ª Região e da 18ª Região; os Tribunais Regionais Eleitorais de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e do Paraná e o Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Além desses, outros 22 tribunais foram congratulados na categoria Ouro e 28 como Prata. No segmento Justiça Eleitoral, somente três Tribunais foram agraciados na categoria Diamante: o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
Whatsapp (67) 9 9943-9810