Geral
Leia Coluna dos Jonas desta sexta-feira, 27
| REDAçãO/GAZETA MS
Sexta-feira, 27 de novembro - 2020
Pensamento: "A quarentena parece uma série do NETFLIX, quando achamos que vai acabar, sai a segunda temporada."
Musica: You gotta love Someone- Elton John – Indicação DJ Mateus Gnuztman
Niver: Maria Aparecida Medeiros Holsbach, Eder Gonçalves, Simone Godoy Santana Santos, Elias Ferreira.
Fabio Luiz
O arquiteto e urbanista, Fabio Luiz mora no Jardim Alto das Paineiras. Ele reside em Dourados há 30 anos, é professor universitário e desportista. Por um período ocupou a direção do Imam - Instituto de Meio Ambiente de Dourados convite da prefeita Délia Razuk. Fábio saiu candidato a vereador pela segunda vez e há quatro anos ficou na suplência, apesar de receber mais de novecentos votos. Na época os eleitos foram Carlito do Gás e Olavo Sul. “Vamos trabalhar com transparência em nossos atos, ouvindo todos os setores da sociedade, apresentando leis que possam trazer o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade, fiscalizando os atos do executivo, obras e serviços contratados com erário público”, afiança.
Curioso
Fabio Luiz e Daniel Junior foram os próximos mais votados dos eleitos pelo PEN nas eleições de dois mil e dezesseis. Agora ambos se juntam a Olavo Sul que mudou de partido indo para o MDB enquanto seu colega Carlito do Gás o mais votado a época não se reelegeu para um segundo mandato. Coisas da política.
Juscelino Cabral
Ele cruzou a barreira dos dois mil votos quando ainda estava no então PPS, mas não teve folego para ladear com Silas Zanata na Câmara Municipal nas eleições passadas. Este ano Juscelino persistiu e no pleito de quinze de novembro passado cravou passaporte para Palácio Jaguaribe. Mesmo sem contar com grande escudeiro e irmão Bel figurou entre os dezenove vereadores sendo um dos quatro do seu novo partido, o DEM. Juscelino Cabral, funcionário de carreira do Detran MS, reside no parque Nova Dourados, região do Izidro Pedroso. “Irei me dedicar a questão do trânsito, educação e assistência social. Sou família, conservador e defenderei todo e qualquer projeto em benefício da minha cidade”, comenta.
Transição
Já se iniciaram as reuniões da transição. Todos os secretários e alguns outros servidores do mandato da prefeita Délia Razuk têm se reunido com a equipe encabeçada pelo ex-ministro interino do governo Temer, Henrique Sartori. O momento é de levantar a real situação da Prefeitura de Dourados, para traçar os rumos e planos do governo que se inicia oficialmente no dia 1º de janeiro.
Comando
Com certeza, nos bastidores, já foi dada a partida para saber quem fica com o “comando” da Câmara de Dourados. As discussões sobre a ocupação dos cargos da mesa diretora já deve andar um tanto acaloradas, mas como é de praxe, a certeza de quem vai presidir a casa só deverá acontecer na virada do ano, pois tradicionalmente é na madrugada de 31 de dezembro para 1º de janeiro que se batem “todos os martelos” que ajudam a pregar os ocupantes em suas respectivas cadeiras. Vamos esperar pra ver... quem se arrisca a palpitar?
Quem será o novo presidente da Câmara?
Por enquanto, não há nada de concreto em relação à sucessão na presidência da Câmara de Dourados. No entanto, as articulações, nesse sentido, começarão a ganhar corpo logo na primeira semana de dezembro. Dos 19 vereadores eleitos, 12 fazem parte da coligação que lançou o deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM) para prefeito e o ex-deputado Valdenir Machado (PSDB), para vice-prefeito. Certamente, o sucessor de Alan Guedes (PP) na presidência do Legislativo douradense deverá ser um dos aliados do candidato derrotado Barbosinha. Fazem parte dessa ampla maioria os seguintes vereadores eleitos: Marcio Pudim, Creuzimar Barbosa, Dr. Diogo Castilho e Juscelino Cabral (DEM); Laudir Munaretto e Olavo Sul (MDB); Rogério Yuri e Sérgio Nogueira (PSDB); Daniela Hall (PSD); Daniel Junior (Patriota); Cemar Arnal e Marcão da Sepriva (Solidariedade); e Marcelo Mourão (Podemos)
Na Capital
Em Campo Grande, três nomes já estão sendo cotados para assumir o comando da
Câmara Municipal, conforme apurou o site Midiamax.
São eles: Carlão (PSB), João César Mattogrosso (PSDB) e João Rocha (PSDB), atual presidente, que pode tentar uma reeleição.
Disque Denúncia
O deputado Neno Razuk (PTB) apresentou na Assembleia Legislativa de MS, na quinta-feira (26), o Projeto de Lei 224 de 2020, que cria o Disque Denúncia de Maus Tratos e Abandono de Animais no Estado.
O deputado justifica a proposta considerando a preocupação com os animais. “Existe uma preocupação latente com o bem-estar e saúde dos animais de maneira efetiva, pois já comprovadamente são seres sencientes, quer dizer, sentem frio, dor, fome, calor, a exemplo de nós. Os maus-tratos aos animais são constantes em nosso País e esse tipo de crime precisa ser registrado e apurado”, afirmou Neno Razuk.
Divulgação
De acordo com o texto do projeto, o Poder Executivo poderá celebrar convênios, visando uma política conjunta de apuração de denúncias formuladas e encaminhamento aos órgãos fiscalizadores competentes.
E, ainda, promover ampla divulgação dessas medidas, além do número de telefone para contato direto da população com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp).
“Contra os extremos”
Eleito com uma agenda contrária ao PT, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), diz que atualmente é a favor de uma frente que inclua a centro-esquerda. Defende que é preciso haver um diálogo “contra os extremos” nas eleições de 2022.
Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo o tucano justifica a mudança de posição dizendo que “o comportamento das pessoas muda ao longo do tempo”.
“Grande erro”
Para o governador, “a frente não deve ser contra [o presidente Jair] Bolsonaro, mas a favor do Brasil”. Doria diz que “a eleição de Bolsonaro foi um grande erro para o Brasil“. “O Bolsonaro prometeu um país liberal, economia globalizada, combate à corrupção. E não fez.”
“[A frente] Comporta o pensamento liberal de centro, que é o que eu pratico, mas comporta também centro-direita, centro-esquerda, aqueles que têm um pensamento mais à esquerda e à direita”, explicou o governador.
Informações
O deputado estadual Capitão Contar (PSL) propôs, na Assembleia Legislativa de MS, um Projeto de Lei que acrescenta dispositivos à Lei 4.416/2013 para ampliar o acesso à informação em âmbito estadual. A proposta é para dar mais transparência aos atos do poder executivo estadual e garantir o poder de fiscalização aos sul-mato-grossenses.
“Acredito que esse Projeto de Lei permitirá que todos nós tenhamos mais controle e acesso às ações que são realizadas com o dinheiro público”, informa Contar.
Fácil acesso
O Projeto indica que as informações sejam disponibilizadas de forma mais didática, prática e de fácil acesso ao cidadão. Sendo pela internet e sem limitação. “Os acessos aos dados devem ser públicos, já o que for necessariamente sigiloso, permanecerá como exceção”, completa.
A proposta de alteração apresentada pelo Capitão Contar surgiu após a dificuldade em obter documentos relacionados à gestão do poder executivo. “Principalmente neste período de compras emergenciais decorrentes da Covid-19, percebemos o quanto é difícil fiscalizar os gastos públicos. Os contratos são incompletos, fazem menção aos documentos que não são disponibilizadas. Só com a devida transparência e a participação popular na fiscalização, avançaremos no combate à corrupção e má gestão dos recursos públicos”, finaliza o parlamentar.
CMD
Está marcado para este sábado, 28, às 8h, encontro dos novos vereadores na Câmara de Dourados. Pauta, sorteio de gabinetes e outros assuntos afins. Oportunidade também para os novos ocupantes da Casa estreitar conhecimentos e outros.
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
Whatsapp (67) 9 9943-9810