Leia Coluna do Jonas desta quinta-feira, 26

| REDAçãO/GAZETA MS


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quinta-feira, 26 de novembro – Criação do Ministério do Trabalho, Industria e Comercio

Pensamento: "É dentro da gente que ocorrem os piores temporais... É preciso acalmar a tempestade interior para viver a paz exterior."

Musica: Onde está o meu amor - Paulo Ricardo – Indicação DJ Mateus Gnuztman

Niver: Gerson Castro, Kleber Souza, Junior Cezar Santos da Silva, Fernanda Suzano – Deus abençoe grandemente neste e em todos os anos.

Jardim Colibri

Vereador Eleito Daniel Junior (Patri) nas eleições desse ano disse que vai defender com unhas e dentes os interesses da coletividade do Jardim Colibri onde atualmente reside. Feliz com o resultado das urnas Daniel Junior promete também atenção especial com o Parque das Nações  bairro onde conviveu por mais de duas décadas. “Carrego boas lembranças da minha infância principalmente na Escola Municipal “Etalivio Penzo”. Grande Parque das Nações que de dois, Carlito do Gás e Cido Medeiros, elegeu somente Creuzimar Barbosa (DEM).

Zona Rural

Marcio Pudim (DEM) e Olavo Sul (MDB) tem incumbência de cuidar das demandas dos distritos (Vilas Vargas, São Pedro, Sapé, Formosa) , Macaúba, Indapólis, Itahum, Picadinha, Panambi e da Reserva Indigena. Distrito de Itahum conta com auxilio do arquiteto e servidor público Rogério Yuri tem boa penetração na comunidade. Silas Zanata (PSDB), Madson Valente (DEM) e Bebeto (PTB) vereadores saintes não retornarão a Cãmara Municipal. O primeiro não consegui a reeleição e os últimos não foram para o embate das urnas. 

Radiologia

“Foram 3 anos lidando com detalhes do corpo humano, física, química, matemática, virologia, interpretação da língua portuguesa, ética, farmácia, enfermagem, primeiros socorros, Raio X, ultrassonografia, tc, rm... chega, né?”

“Mas tive muito mais. Até diretor de cinema, £ator e roteirista eu fui... Tive excelentes professores e professoras que me ajudaram muito nessa gloriosa caminhada. Há 3 anos eu decidi voltar aos estudos e foi a melhor decisão da minha vida. Agora só falta o estágio, que decidi fazer separado para ser mais tranquilo”.

“Os agradecimentos vão para colegas que ficaram ao meu lado do início ao fim, a minha amada esposa Luciana Simiao, ao meu enteado Leo, aos professores e ao meu grande criador do Céu e da Terra, Deus. Obrigado, senhor!” – Amarildo Leite de Almeida. Exemplo de Homem e de Caráter.

Modal

Já passou da hora dos "engenheiros" de trânsito de Dourados aprenderem com os de Campo Grande como se faz para construir estações de transbordo sem trancar ruas. Alerta feito pelo decano jornalista e blogueiros Valfrido Silva em dois mil e quatorze.” Ninguém deu nem tchum! Será que o prefeito Alan Guedes vai encarar?”, indaga.

Redução de partidos

O fim das coligações para eleições de cargos proporcionais provocou uma reviravolta nas Câmaras pelo país, sobretudo nas pequenas e médias cidades.

Um levantamento feito pelo G1 com base nos resultados das disputas em mais de 5 mil municípios mostra que, em 73% deles, houve redução no número de partidos com representação nos Legislativos municipais.

Até três partidos

O total de cidades que tinham até três partidos subiu de 262 para 1.565. Houve crescimento também, mas um pouco menor (17%), no total de cidades que tinham entre 4 e 6 partidos. No geral, Câmaras com até seis partidos, que até 2016 representavam 50% dos municípios, agora são 82% do total.

Em contrapartida, caiu a quantidade de municípios com mais de seis legendas nos Legislativos locais. Em 2016, essas cidades representavam 50% do total; agora, são apenas 18%.

“Choque”

Para Carlos Pereira, cientista político e professor da Escola de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getúlio Vargas, os dados demonstram um forte impacto do fim das coligações para eleições de cargos proporcionais.

Segundo ele, o resultado das urnas representa um “choque” na organização das disputas políticas, o que levará os líderes a repensar suas estratégias eleitorais.

Em Dourados

Em Dourados, no entanto, aumentou o número de partidos na Câmara de Dourados. Atualmente, os partidos são: Progressistas, PT, PSDB, PSD, PTB, MDB, DEM.

Nas eleições deste ano, foram eleitos vereadores de 12 partidos: Solidariedade, Republicanos, DEM, PT, Podemos, MDB, PSDB, PSD, PSB, Patriota, PTB e PP.

Sem problemas

Pelo perfil dos vereadores eleitos, o prefeito eleito de Dourados, Alan Guedes (Progressistas), não encontrará dificuldades na aprovação de matérias que serão encaminhadas pelo Executivo ao Legislativo.

Alan Guedes, vale lembrar, atual presidente da Câmara de Doureados, exerce o seu segundo mandato consecutivo como vereador.

Telefone

Foi sancionada ontem (25), a Lei Estadual 5.599/2020, de autoria do deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), que obriga as concessionárias, operadoras dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, internet e TV por assinatura a informar ao consumidor, quando dispuser de contrato de fidelização, o fim do período de fidelização nas faturas mensais, bem como o cancelamento da multa contratual de fidelidade por SMS, e-mail ou por telefone.

A lei foi publicada no Diário Oficial de Mato grosso do Sul.

Direitos

Com a divulgação dessas informações, o deputado progressista acredita estar garantindo a manutenção dos direitos dos consumidores.

“O contratante tem o direito de saber quando vence o prazo de fidelização do seu contrato e se a multa contratual foi cancelada de fato. Com a minha lei, esses dados estarão impressos nas faturas mensais e os clientes também serão informados remotamente por outras vias, assegurando o acesso a eles”, apontou Evander.

Moção

O deputado estadual Evander Vendramini apresentou terça-feira (24), durante sessão legislativa da Assembleia Legislativa, uma Moção de Congratulação ao artista sul-mato-grossense Luan Santana pela live “O Pantanal Chama”, realizada no domingo (22), em parceria com o canal National Geographic, na Serra do Amolar, em Corumbá.

A apresentação objetivou arrecadar fundos para prevenção e combate às queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul e mostrar as belezas da região.

“Coração apertado”

Durante a live, Luan Santana apresentou alguns dados sobre o Pantanal.

 “Saber que cerca de quatro milhões de hectares, o equivalente a vinte e nove cidades de São Paulo, foram consumidos pelo fogo me deixa com o coração apertado. Desde que 2020 começou, essa região vem sofrendo muito. Por conta da estiagem, o Rio Paraguai atingiu o menor nível de sua história. É uma seca muito severa e ações devem ser feitas com urgência”, declarou o cantor campo-grandense.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

Whatsapp (67) 9 9943-9810

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE