Leia Coluna do Jonas deste sábado, 21

| REDAçãO/GAZETA MS


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábado, 21 de novembro. Dia da Homeopatia. Dia das Saudações.

Pensamento: "Não bagunce o que você não sabe arrumar. Isso serve para coisas, pessoas, vidas e corações."

Musica: Por side of town - Johnny Rivers (Indicação Mateus Gnuztman)

Niver: Noêmia Nogueira Oliveira, Eugenio Lins, Noemia Nogueira, Antero Celso Mauricio. Salud Felicitá Dios lhe bendiga!

Aproximação?

Passadas as eleições, o vice-governador Murilo Zauith fez anúncio de investimento na ordem de R$ 300 milhões para Dourados. Na “plateia” o prefeito eleito Alan Guedes e vereadores eleitos, quando Murilo fez questão de cumprimentar Alan pela vitória dizendo que “agora é hora de todo mundo trabalhar por nossa cidade”.

Romaria

O prefeito Alan Guedes já deu inicio à romaria pela imprensa na Capital. Ontem ele participou de dois programas. Primeiro foi entrevistado no MidiaMax, site considerado o de maior número de acessos no Estado. Mais tarde um pouco, a participação foi no SBT, no programa de Tatá Marques.  Em ambos, Alan teve um comportamento muito elogiado, por ter uma postura que transmitiu tranquilidade, seriedade e segurança, o que é considerado um bom sinal de confiança e credibilidade.

Juntando  cacos

Passada a euforia da disputa, uns eleitos e outros não, a vida segue. Para os dezenove eleitos, sendo três mulheres (Lia, Liandra e Daniela), pela primeira vez na história legislativa douradense, compromissos financeiros contraídos que ainda não foram serão sanados. No entanto, aqueles que não alcançaram e com resto há pendengas.

Paranhos

Professor Denilson Rafaine foi reeleito para mais um mandato em Paranhos cidade fronteiriça Brasil/Paraguai. Como diretor de esportes do município, antes de ser alçado ao cargo de vereador, incentivado pelo prefeito e amigo Dirceu Betoni. Rafaine fez um excelente trabalho de base, colocando diversos jovens no mercado nacional e internacional de futebol.

Corujando

Denilson Rafaine é pai do goleiro Roger Paranhos que fez parte do elenco do Naviraiense na Copa do Brasil. Ele também foi técnico do CENE - Centro Esportivo Nova Esperança/ CG e Ubiratan de Dourados.

Candidatos bem votados

Em Dourados, vários candidatos a vereador receberam expressiva votação, mas não conseguiram se eleger, por conta do quociente eleitoral. Aliás, alguns que ficaram de fora, receberam mais votos nas urnas do que alguns que foram eleitos.

Por exemplo, seis candidatos conseguiram mais de mil votos, mas não foram eleitos devido ao quociente eleitoral. Gleice Jane (PT), 1.762 votos; Fernando Souza (PSDB), 1.294; Alex Morais Cadeirante (PTB), 1.270; Silvas Zanata (PSDB), 1.092; e Tania Cristina (PP), 1.011 votos.

Mais de 900 votos

Candidatos que receberam mais de 900 votos:

Sargento Prates (PATRIOTA); Neto Santos (REPUBLICANO), 980; Edson Souza (DEM), 979; Cabral (PODE), 963; Boliva (PTB), 910; e Sargento Cidão (MDB), 909 votos.

Mais de 800 votos

Candidatos que conseguiram mais de 800 votos:

Toninho Cruz (PSB), 895 votos; Carlito do Gás (MDB), 880; Pedro Pepa (DEM), 872; Wilson Brum (PSDB), 863; Pastor Gabriel Matos (SOLIDARIEDADE), 829; e Juarez Amigos de Todos (MDB), 802 votos.

Nem na suplência

O mais curioso é que o candidato Franklin Schmalz da Rosa (PSOL) foi o 10º mais votado em Dourados, mas, não foi eleito e nem ficou como suplente.

Isso devido ao voto de legenda. O seu partido, o PSOL, só lançou três candidatos a vereador e não conseguiu os votos suficientes para atingir o quociente eleitoral - cálculo que estipula quantos votos cada partido precisa somar para obter uma ou mais cadeiras no Legislativ. Se não atingir esse número, o partido não terá representante na Câmara.

Prefeitos eleitos

Passadas as comemorações da vitória nas eleições municipais, os gestores eleitos e reeleitos começam a pensar no planejamento do mandato para melhor atender às demandas de seus cidadãos.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), principal entidade municipalista do país, será uma importante parceira no cumprimento dos desafios da gestão local. Para dar inicio à atuação conjunta dessa caminhada, o presidente da entidade, Glademir Aroldi, convida os novos representantes do executivo municipal a participarem do 1º Encontro de Prefeitos Eleitos entre os dias 23 e 30 de novembro.

Divididas por grupos

A conversa com os gestores serão divididas por grupos de Estados da mesma região e terá duração de duas horas. As inscrições podem ser feitas no site da entidade: www.cnm.org.br

Na ocasião, o presidente da CNM vai mostrar a força do movimento municipalista e as transformações que podem ser alcançadas com a união de todos, seja em Brasília ou em seus Municípios. Também será a oportunidade de ouvir as sugestões dos participantes.

Por região

Na próxima segunda-feira, 23 de novembro, os gestores de Municípios do Nordeste recebem a reunião virtual. Dois dias depois, na quarta-feira, 25 de novembro, será a vez do Centro-Oeste e Norte. A primeira semana de bate-papo será concluída com os prefeitos da região Sudeste na sexta-feira, 27 de novembro.

O presidente da CNM retoma as reuniões na semana seguinte com os prefeitos de Municípios da região Sul em encontro marcado na segunda-feira, 30 de novembro. Os gestores podem interagir enviando perguntas que serão respondidas pelo presidente da CNM e por sua equipe técnica.

Redução histórica

Dos 69 congressistas candidatos nestas eleições, somente quatro deputados federais foram eleitos em primeiro turno. Quinze vão disputar segundo turno sendo somente um senador que disputa a prefeitura de Goiânia (GO), Vanderlan Cardoso (PSD). E 50 não lograram êxito nas urnas em 2020, conforme levantamento da Agência Diap.

Se considerar a soma das candidaturas e da dos candidatos eleitos comparado aos últimos pleitos revela que a eleição deste ano teve uma queda histórica no desempenho dos parlamentares – deputados federais e senadores da República - para a esfera municipal.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

[email protected]

Whatsapp (67) 9 9943-9810

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE