Geral
Leia Coluna do Jonas desta sexta-feira, 20
| REDAçãO
Sexta-feira, 20 de novembro. Dia universal da criança. Dia da industrialização da África.
Pensamento: "Pequenas permissões abrem espaço pra grandes invasões ."
Musica: Pingos de amor- Paulo Diniz (DJ Mateus Gnuztman)
Niver: Dorcas Massi, Madson Valente, Rosival T De Souza Teixeira, Gerson Frantz, Francisco Matos. Salud, Felicitá. Dios Lhe Bendiga.
Dr. Guto
O vice-prefeito eleito de Dourados, Carlos Augusto Ferreira Moreira, o Guto (PL), é sobrinho do ex-prefeito José Elias Moreira, um dos mais importantes gestores que comandou o nosso Município.
Dr. Guto é cirurgião-plástico e tem 37 anos - nasceu em Dourados no dia 13 de junho de 1983. Ele nunca havia disputado um cargo eletivo. Convidado, aceitou ser o companheiro de chapa do prefeito eleito Alan Guedes (PP).
O prefeito eleito, Alan Guedes, vale lembrar, também é douradense e nasceu no dia 25 de dezembro de 1985. Portanto, vai completar 35 anos no próximo Natal.
Dr. Guto ainda não sinaliza se irá trilhar pela vida política, a partir de agora. Mas, tudo leva a crer que o vice-prefeito eleito poderá, futuramente, galgar outros cargos eletivos, seguindo exemplo do seu tio Zé Elias Moreira, que marcou o seu nome na história político-administrativa de Dourados.
Zé Elias foi prefeito de Dourados, deputado federal constituinte e exerceu cargos nos governos federal, estadual e municipal. Nas eleições de 1982, Zé Elias disputou o governo do Estado quando perdeu para Wilson Barbosa Martins, um dos mais influentes políticos de Mato Grosso do Sul.
Zé Elias foi quem implantou em Dourados o Projeto Lerner, com obras de infra-estrutura importantes para o desenvolvimento da cidade.
Fato ou Boato
Essa onda de que o TSE pode anular as eleições desse domingo por conta de ruídos durante apuração oficialmente não tem procedência. Viria contra determinação diversos fatores um dos principais é que os atuais mandatos encerram-se em 31 de dezembro e imediatamente em primeiro de janeiro os novos mandatários entram em cena. Portanto, possibilidade zero em se tratando de novas eleições.
Transição
Em secreto time de transição do prefeito Alan Guedes e do vice Dr. Guto tem reunido tendo pauta conhecimento da atual gestão e projetando o próximo governo. Alguns nomes para ocupar secretarias estão em análise. Como por exemplo, retorno do jornalista Alfredo Barbara, como responsável pela comunicação. Advogado Paulo Cesar Nunes da Silva deve assumir Procuradoria Geral do Municipal. Os jovens governantes, os mais novos da historia douradense, querem time técnico, politico e bastante participativo. O nome do vice fortalece para assinar pela Secretario de Saúde. Aguardar!
Câmara
Com 13 novos nomes, há a expectativa de como será composta a nova mesa diretora e de como será o relacionamento entre os que estão chegando pela primeira vez e os seis que conseguiram sobreviver à renovação. Se por um lado parte da população torce para que os novos sejam realmente a diferença, tomando as rédeas da casa, outra parte discursa que os novatos terão que “pedir a bênção” para mas antigos e, por conseguinte, ditos mais experientes.
Arrumação
Já foi dada a partida para a arrumação do Jaguaribe. Os novos eleitos buscam encontrar os melhores gabinetes (embora sejam quase todos iguais), no afã de ter uma janela por onde, quando lá estiverem, possam “curtir” a vista da Marcelino Pires. A negociação deve estar sendo grande, mas não tanto quanto a ansiedade dos novatos em achar seus “aposentos”.
Parques
Sem fazer alarde a administração deu início à reabertura dos parques na cidade. Desde ontem os espaços estão de portas abertas. A grande reclamação é que deveriam ter recebido manutenção antes da abertura, o que só foi visto claramente no Parque dos Ipês. Agora é torcer para que o serviço seja rápido e que logo o uso dos parques seja pleno para todos que frequentam esses locais.
[08:58, 20/11/2020] Marinho: Sindicato dos Bancários denuncia Bradesco ao Procon
Sindicato dos Bancários da Região da Grande Dourados denunciou o banco Bradesco ao Procon por descumprimento de acordo. O banco se comprometeu a contratar mais pessoas, mas vem agindo de forma totalmente contrária
Desempenho
dos partidos
Os cinco partidos com maior número de candidaturas para prefeito e vereador: MDB, PSD, PP, DEM e PSDB foram também os que tiveram o melhor aproveitamento nas eleições municipais de 2020, segundo levantamento do da Agência do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
O grande campeão no desempenho nas urnas para prefeito foi o PP que foi o terceiro maior em registro de candidaturas com 1.499 e obteve o índice de aproveitamento de 682 ou 45,50% das prefeituras desejadas. E na disputa para vereadores lançou 35.669 candidatos e obteve 6.346 ou 17,79% vagas, ficando em segundo no aproveitamento para o cargo de vereador.
DEM em 2º lugar
O DEM, é o segundo nessa classificação. O partido foi o quinto em registro de candidaturas com 1.158 prefeitos sendo o segundo no aproveitamento com a eleição de 459 ou 39,64% de êxito. Para vereadores, a legenda foi o quarto nas candidaturas com 4.341 e o quinto no aproveitamento com a eleição de 4.341 ou 14,02%.
PSD, foi o segundo em candidaturas lançadas para prefeito no pleito e o terceiro na eleição de prefeitos e vereadores. Foram 1.645 prefeitos sendo eleito 650 ou 39,51% e 36.721 a vereadores sendo eleito 5.694 ou 15,51%.
MDB em 4º lugar
O MDB partido com maior número de candidaturas nestas eleições: 1.965 para prefeito e 41.479 para vereador. No entanto, ficou em quarto para eleição de prefeitos com 774 ou 39,39% e liderou no número de eleitos para vereador: 7.335 ou 17,68%.
E o PSDB ficou quinto no desempenho para eleição de prefeitos e o quarto para o cargo de vereadores, respectivamente: 1.314 sendo eleitos 512 ou 38,96; e 30.742 com a eleição de 4.337 ou 14,11%.
Redução
Ainda, de acordo co,m a Agência Diap, dos 69 congressistas candidatos nestas eleições, somente quatro deputados federais foram eleitos em primeiro turno. 15 vão disputar segundo turno sendo somente um senador que disputa a prefeitura de Goiânia (GO), Vanderlan Cardoso (PSD). E 50 não lograram êxito nas urnas em 2020.
Se considerar a soma das candidaturas e da dos candidatos eleitos comparado aos últimos pleitos revela que a eleição deste ano teve uma queda histórica no desempenho dos parlamentares – deputados federais e senadores da República - para a esfera municipal.
Candidato sem voto
Em Mato Grosso do Sul, 29 candidatos a vereador não tiveram nenhum voto, conforme divulgou o site Midiamax.
A cidade com mais candidatos zerados foi Glória de Dourados, com três: Luizinho (Patriota), Fábio Camargo (PSB) e Carol (PSB) não receberam nenhum voto. Isso indica que nem eles votaram neles mesmo.
Em Dourados
Em Dourados, Maria do Clube (PSDB) não teve nenhum voto. Valdineia Marques (MDB) teve apenas 1 voto; Delma Kariolegy (PTB), 3 votos; Natália Patrícia (PSD), 4; Elizia Freitas (MDB), 7; e Andréa (Pode), 8 votos.
E mais de 50 candidatos tiveram entre 10 e 50 votos para vereador em Dourados. O pessoal acha que as coisas são fáceis, mas quando encara as urnas, ai vê que a realidade é outra.
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.