Leia Coluna do Jonas desta quinta-feira, 19

| ASSESSORIA


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quinta-feira, 19 de novembro – Dia da Bandeira. Dia Internacional do Homem

Pensamento: "Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz do que o injustiçado."

Musica: Don't look back - The Korgis - (Indicação Mateus Gnuztman)

Niver: José Mariano, Anielle da Silva, Joeder Estigarribia, Sonia Pimentel, Laudemir Francisco Munaretto, José Carlos De Souza. Salud, Felicitá , Dios Lhe Bendiga!

Latinha

A “latinha” está em alta. Lia Nogueira e Marcelo Mourão são representantes da imprensa local na Câmara na próxima gestão 2021/2024. Os radialistas foram eleitos nesse domingo, ambos cruzando a faixa de mil votos. O time dos comunicadores teve, este ano, um grande numero de representantes tentando uma vaga no Jaguaribe: Amarildo Ricci, Thiago Weslei (pupilo do deputado Marçal), Wanderley Miguel, Geraldo Sales, Nelson Sudário, Marcio Pajé,  Izomar Galeano,Tania Cristina, dentre outros.

Os classificados

Lia Nogueira  além de jornalista é advogada e radialista, enquanto Marcelo Mourão (Tá tudo bem aí) é  escritor e membro da Academia Douradense de Letras, radialista e narrador de rodeio.

Tem assento

A região do Grande Água Boa ficou bem no retrato nas eleições passadas. Dos inúmeros concorrentes a uma cadeira no Palácio Jaguaribe, Jardim Santo André ficou com duas cadeiras Marcão Sepriva e Elias Ishy, que são quase vizinhos na Rua Palmeiras. Cemar Arnal é do próprio Jardim Água Boa e Rogério Yuri BNH 4º Plano.

Distritos

Olavo Sul e o estreante Marcio Pudim são os representantes da Zona Rural que diminuiu em cinquenta por cento numero de vereadores na Câmara de Dourados, já que o decano Bebeto pendurou o titulo, por ora, enquanto Silas Zanata não alcançou números suficientes para exercer terceiro mandato. Madson Valente passou bastou para o parente (Papa Charles) Pudim.

Reserva

A reserva indígena passou “raspando”, mas acabou ficando sem representante, apesar da grande densidade eleitoral e de um candidato a prefeito. Wilson Matos entrou para a história como o primeiro candidato indígena ao Executivo. Meu colega de sala de aula na Escola Marechal Rondon, Fernado Souza, na Missão Caiwas, bateu na trave e outra vez, ficou no quase. Não para!

Ivinhema

Valdemar Ângelo, o Dema, com 564 votos, foi o vereador mais votado nas eleições desse domingo em Ivinhema. Dema retorna de forma triunfal para ocupar assento no Legislativo Municipal. A vitória deve-se sobre tudo ao seu caráter ilibado, plural e ético. Ele tem participação ativa na visa política, esportiva e social. Vereador eleito para mandato 2021/2024, contabilista, assessor parlamentar (Dagoberto Nogueira) e radialista.

Indígenas

A partir de primeiro de janeiro de 2021, oito municípios estarão sob a gestão de prefeitos de origem indígena no País. Atualmente, seis prefeituras estão sob o comando de indígenas, mas, apesar do crescimento, eles ainda representam 0,14% do número total de municípios brasileiros.

Reeleito para a prefeitura de Marechal Thaumaturgo, no Acre, Issac Piyako, de 48 anos, acredita que o aumento na participação dos indígenas nas eleições de 2020 foi uma resposta ao anseio dessa parte da população em mostrar suas capacidades na construção de um país mais igualitário. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).

Em Dourados

Em Dourados, o indígena Wilson Matos (PTB) disputou as eleições para prefeito Mas, só obteve 5.667 votos (5,4%).

No entanto, vale lembrar que a sua candidatura foi lançada de “última hora”. Ou seja, não teve o tempo necessário para montar estratégias.

Sem união

Onze candidatos indígenas disputaram as eleições para vereador em Dourados. Mas, nenhum conseguiu se eleger.

A comunidade indígena tem em torno de 17 mil habitantes e cerca de 6 mil eleitores. Sem união, eles não chegam lá.

Recordando

O vereador eleito Rogério Yuri Kintschev (PSDB), que obteve 1.414 votos nas eleições do último domingo, vale lembrar, foi o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Geraldo Resende (PSDB), nas eleições de 2016 em Dourados.

Nas eleições de 2004, Rogério, que é arquiteto, tentou uma vaga na Câmara de Dourados, pelo PTB. E, em 2018, saiu candidato a deputado estadual pelo PRB.

Lei Kandir

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (18) o PLP 133/2020, projeto de lei complementar que regulamenta o pagamento de compensações da União a estados e municípios devido às perdas de receita provocadas pela Lei Kandir.

O valor destinado aos entes federativos pode chegar a R$ 65,6 bilhões até 2037. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Fim do impasse

A votação conclui um impasse de mais de três meses sobre o assunto, que se instalou porque o projeto previa que o desembolso da União seria financiado pelo fim do Fundo Social do Pré-Sal (FS).

O relator da matéria, senador Antonio Anastasia (PSD-MG), acatou as ressalvas de colegas e retirou essa previsão. (Fonte: Agência Senado).

Rateio do ICMS

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (Progressistas), apresentou na quarta-feira (18) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que modifica as regras de rateio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e traz melhorias à educação dos municípios de Mato Grosso do Sul.

A proposta tem como principal objetivo adequar a Constituição Estadual (artigo 153) às alterações promovidas pela Emenda à Constituição Federal nº 108, de 26 de agosto de 2020. Na prática, a PEC incentiva os municípios a produzir melhores resultados na educação como forma de receber uma fatia maior do ICMS. Dessa forma, ficam prestigiadas as administrações municipais com melhor desempenho nesse setor.

Assumindo

A suplente Mara Casaeiro (PSDB) tomou posse na quarta-feira, como deputada estadual, na vaga do deputado Onevan de Matos (PSDB), que morreu na última sexta-feira, dia 13, vítima de complicações da Covid-19.

Mara vinha ocupando o cargo de diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, desde fevereiro de 2019. Ela foi prefeita de Eldorado e já exerceu o cargo de deputada estadual por dois mandatos.

Homenagem

O presidente da Assembleia, Paulo Corrêa, propôs uma homenagem ao deputado Onevan de Matos, dirigida à prefeita eleita de Naviraí, sua fillha e sucessora, Rhaiza Matos. "Quero fazer uma homenagem sincera ao de seu pai, Rhaiza Matos. Proponho, primeiro, um minuto de silêncio. E, em seguida, em nome da Mesa Diretora desta Casa de Leis, quero te entregar algo".

Foi entregue, então, à sucessora de Onevan a placa que o pai usava sobre a mesa de trabalho de seu gabinete. Participaram da homenagem o vice-prefeito eleito de Naviraí, Márcio Araguaia, e o secretário de Articulação Política do Governo do Estado, Sérgio de Paula.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

 

[email protected]

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE