Geral
Leia Coluna do Jonas desta quarta-feira, 18
| REDAçãO/GAZETA MS
Quarta-feira, 18 de novembro - Fundação da Ordem dos Advogados do Brasil. Dia Nacional do Conselheiro Tutelar.
Pensamento: "A sua ferida provavelmente não é culpa sua, mas a cicatrização é sua responsabilidade." – Mateus Ganuztman
Musica: Como eu quero - Kid Abelha
Niver: Odete Nasralha, Vanusa Ferreira Pedrozo Dos Santos, Joaguim Menezes, Everton Romero. Salud. Felicitá. Dios Lhe Bendiga.
Palestra
Exclusividade para a Grande Dourados, a UFGD, com apoio do SEBRAE Dourados, traz ao UFGD ENEPE 2020 a palestra com um dos jovens empreendedores mais relevantes do país. Acesse o site even3.com.br/ufgdenepe2020, e faça sua inscrição no evento e na palestra.
Será dia 19/11 (quinta) às 19h00, 100% online e gratuita, mas com vagas limitadas. Garanta a sua já.
Jurídico
Advogado Fernando Baraúna, do escritório Baraúna Mangeon - Advogados Associados contabiliza saldo positivo nas assessorias jurídicas em diversos municípios de MS nas eleições deste ano, tanto para prefeito quanto para vereador.
Batayporã
“Ao nosso cliente Jorge Takahashi (MDB) candidato a Prefeito de Batayporã - desejamos nossos sinceros parabéns pela caminhada, que seus próximos projetos sejam prósperos!” Ele é empresário do agronegócio.
Inocência
Toninho da Cofap (DEM) - queremos lhe parabenizar pela trajetória eleitoral, por ter vencido as eleições e se tornado o novo Prefeito de Inocência. Desejamos ao pecuarista e sua equipe que o percurso seja próspero e que Inocência avance ainda mais com a sua gestão! #direito #eleitoral #informacao #instainfo #direitoeleitoral #midia #new
Itaporã
Ao nosso cliente Andrezão (PSD), parabenizamos pela sua bela jornada. Desejamos que seus próximos projetos sejam prósperos e com muito sucesso! Andrezão foi um dos opositores na reeleição vitoriosa do atual prefeito Marcos Pacco.
Nova Alvorada do Sul
Veterinário Alberto Paleari (DEM) foi eleito Prefeito de Nova Alvorada do Sul, nesse domingo. Desejamos sorte e sabedoria nessa caminhada!
Abstenção bate recorde
O número de brasileiros que não compareceram às urnas no 1º turno das eleições municipais realizadas no domingo (15) foi o mais alto no País nos últimos 20 anos. Foram registrados 23,15% de abstenções, frente a 17,5% na disputa passada, em 2016. Cerca de 147 milhões de pessoas estavam aptas a votaram nesse primeiro turno.
No entanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contabilizou 113.281.200 votos e 34.121.874 abstenções. Uma das explicações para o aumento da abstenção foi a ocorrência da pandemia do novo coronavírus.
Em Dourados
No município de Dourados, o número de abstenções também foi recorde, atingindo 44.386 votos (27%).
Esse número é maior do que o conseguido pelo prefeito eleito, Alan Guedes (PP), que foi de 34.342 votos.
Desperdício
Somando-se os votos de abstenção (44.386 votos), com os votos em branco (7.318) e os votos nulos (9.220), o total de votos desperdiçados chega a 60.924.
É muita coisa (votos) desperdiçada quando está em jogo a democracia, a cidadania e o poder do voto.
Causas
Quais seriam as causas dessa revolta popular em não querer ir às urnas, ou anular o voto ou votar em branco?
Muitos dizem que foi por causa da pandemia do coronavírus. No entanto, a Justiça Eleitoral tomou todas as precauções possíveis para proteger o eleitor.
Descrédito
Isso tudo acontece num País onde o voto é obrigatório. Imaginem se não fosse!
Na verdade, a cada eleição, o eleitor mostra uma certa frustração com a classe política, principalmente devido à promessas não cumpridos, à corrupção, enfim, ao marasmo reinante em todo o País.
Antes da hora
Muitos candidatos a vereador, em Dourados, estavam confiantes que sairiam vitoriosos nas urnas. Uns, inclusive, já tinham preparado o foguetório.
Só que eleição para vereador é muito difícil, devido, principalmente, ao número de concorrentes. O jeito é guardar os rojões para o réveillon, que está chegando.
Tem que ficar esperto
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem que ficar esperto, já que o resultado das urnas, em todo o País, mostrou que ele não está mais com a bola toda.
A maioria dos candidatos que teve o apoio de Bolsonaro saiu frustrada das urnas.
Recado
Isso soa, certamente, como um recado para o presidente, que tem que mudar o seu comportamento.
Caso contrário, o sonho de uma reeleição para o Palácio do Planalto não passará de uma miragem.
Voto on-line
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a adoção de um novo sistema de votação para as eleições de 2022. De acordo com o presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, as votações poderão ser feitas on-line ou por aplicativo.
A implementação da medida depende do avanço dos estudos das propostas feitas pelas empresas privadas ao projeto Eleições do Futuro, que tem o objetivo de iniciar avaliações para eventuais mudanças no sistema eleitoral. (Fonte: Agência Senado).
Custos
O ministro Barroso disse ao repórter Pedro Pince, da Rádio Senado, que a principal motivação por buscas alternativas às urnas eletrônicas, é o custo aos cofres públicos.
“Com o aumento do dólar, isso significa, aproximadamente R$ 1 bilhão e, portanto, para minimizar esse custo, nós estamos tentando um modelo alternativo de preferência de voto pelo dispositivo pessoal”.
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Prefeitura 3410-7644
Câmara Vereadores 3410-0100
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
1º Distrito de Polícia 3411 8060
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS
Ex-vereador e servidor municipal são condenados por desvio milionário em Caarapó
Há 12 horas