Leia Coluna do Jonas desta segunda, 16

| ASSESSORIA


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

"É um erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os." – Mateus Gnuztman

Musica: Happy - Michael Jackson

Niver: Salomão Betico Moreira, Joacir Rodrigues de Oliveira

Operação Rescaldo

Encerrado o período eleitoral entra em campo a “Operação Rescado”. É hora de contabilizar perdas e danos, principalmente aqueles que deram o suor e se empenharam na busca de uma cadeira no Palácio Jaguaribe. Certamente a maioria já fechou seus balanços, mas alguns estão coçando a cabeça, pensando seriamente como saldar as dividas que naturalmente aparecem. Que tudo de certo.

Alan Guedes

contraria pesquisas

O prefeito eleito de Dourados, Alan Guedes (Progressistas), contrariou as pesquisas que indicavam uma vitória folgada do candidato José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM). Aliás, Barbosinha saiu candidato com apoio do governador Reinaldo Azambuja (PSDB)  encabeçando uma forte coligação, formada por nove partidos. Essa coalizão reuniu as principais lideranças políticas da cidade, enquanto que Alan Guedes foi para a disputa com o apoio de quatro partidos, incluindo o seu. Vale lembrar que Alan Guedes, atual presidente da Câmara de Dourados, pertencia ao DEM. Mas, deixou a legenda e foi para o Progressistas com o objetivo de viabilizar a sua candidatura. Parte (muita) do sucesso desse projeto ter sito exitoso tem nome: Eudélio Mendonça. 

Nova liderança

O resultado das eleições de domingo em Dourados, consolida o surgimento de uma nova liderança política, que é o próprio Alan Guedes.

Ele chega ao poder máximo municipal, com apenas 35 anos de idade (comemora aniversário no dia 25 de dezembro). E cumpre o seu segundo mandato na Câmara, de onde sairá diretamente para comandar a Prefeitura de Dourados, a partir de 1º de janeiro de 2021.

Nomes de “peso”

Alan Guedes conseguiu derrotar nomes de “peso” da política douradense, nas eleições de domingo.

A coligação de Barbosinha/Valdenir Machado tinha o apoio dos deputados estaduais Marçal Filho (PSDB), Zé Teixeira (DEM) e Renato Câmara (MDB), do ex-deputado federal Geraldo Resende, além do vice-governador Murilo Zauith.

Renovação na Câmara

Dos 19 atuais vereadores de Dourados, apenas seis conseguiram se reeleger.

São eles: Elias Ishy (PT), Maurício Lemes (PSB), Olavo Sul (MDB), Sérgio Nogueira (PSDB), Daniela Hall  (PSD) e Jânio Miguel (PTB).

Retornando

Entre os 19 vereadores eleitos em Dourados, uns já exerceram mandato naquela
Casa de Leis, na condição de suplentes ou mesmo eleitos.

São eles: Lia Nogueira (PP), Laudir Munaretto (MDB), Marcelo Mourão (Podemos) e Cemar Arnal (Solidariedade).

“Novatos”

São os seguintes os vereadores eleitos para o primeiro mandato na Câmara de Dourados:

Liandra da Saúde (PTB), Márcio Pudim (DEM), Juscelino Cabral (DEM), Rogério Yuri (PSDB), Fabio Luiz (Republicanos), Diogo Castilho (DEM), Daniel Júnior (Patriota), Creusimar Barbosa (DEM) e Marcão da Sepriva (Solidariedade).

Desistiram

Dos 19 atuais vereadores de Dourados, quatro não saíram candadidatos à reeleição.

São eles: Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PTB), Idenor Machado (PSDB), Madson Valente (DEM) e Alan Guedes (Progressistas) que saiu candidato a prefeito e foi eleito.

Na Capital

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), foi reeleito domingo, no primeiro turno, para mais um mandato.

Marquinhos obteve 218.418 votos (52,58%). O segundo colocado, Promotor Harfouche (Avante), conseguiu 48.094 votos (11,58%).

Douradina

O policial civil Ivan Nunes (PSL), que concorreu a prefeitura nas eleições de domingo, tendo Alceu Marques  como vice, considera que saiu fortalecido no meio político douradinense. As pesquisas apontavam uma vitória folgada do atual prefeito Jean Fogaça à reeleição,  mas as urnas não mostraram isso e a diferença ficou bem aquém,  a exemplo de Dourados, cujo resultado surpreendeu.

Juti

Em Juti, Ramão Sangue Novo,  atual presidente do legislativo, não alcançou votos  suficientes para sua reeleição, coisa que no início ele refutava. "Não quero disputar a reeleição", dizia, mas foi para o embate cumprindo determinação do grupo tucano e da prefeita Laka. Ramão reconhece a vitória dos seus concorrentes e enseja sorte na gestão 2021/2024, incluindo aí Gilson da Cruz (PSD),  prefeito eleito.

Reconhecimento

Tanto Ivan Nunes, Como Ramão Sangue Novo, estão consciente das escolhas feitas pelos eleitores e aceitam o resultado com tranquilidade. Para os dois, é vida que segue.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

 

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE