Geral
Leia coluna do Jonas deste sábado, 14
| REDAçãO
Sábado, 14 de novembro. Dia nacional da alfabetização
Pensamento: "Quando a sorte lhe sorrir, porque não sorrir de volta? – Mateus Gnuztman
Musica: Haver You ever seen The rain – Credence
Niver: Cida Oliveira, Gabriel Orriz, Carlos Gonçalves Chaves, Guida Alves Lopes, Roberto Alves da Silva, Joaquim Menezes, Jose Carlos Camargo Roque.
Eleições
O ano de 2020 pode ser um marco quando se falar em eleições, daqui para adiante. E esse fenômeno não é localizado; está ocorrendo por todo o território brasileiro. Está muito fácil perceber que o eleitor “não está nem aí” para as propostas dos candidatos e isso ficou patente durante o horário eleitoral gratuito, quer no rádio, quer na televisão.
Eleições A
O aviso dado na eleição de Bolsonaro, há dois anos, está se confirmando e com isso, muitas surpresas podem acontecer. Como alguns costumam dizer, Bolsonaro plantou a semente de uma eleição diferente e, ao que parece, essa sementinha germinou e está contagiando muita gente.
Recado
Quem quer saber de propostas, projetos, etc., estão virando, literalmente, as costas para os tradicionais “operadores”, ou traduzindo, os velhos compradores de votos. Então, cuidado uma compra mal feita e mal sucedida, pode ser o primeiro sinal que o sistema pobre que permeia esse segmento está ultrapassadíssimo.
Polícia
A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que vinha agindo no Centro de Dourados, dando grandes prejuízos principalmente ao comércio da região. Delegado Regional Lupercio Degerone afirma ctegoricamente que a tropa continua em alerta.
Temporal
O diretor-presidente da Cergrand, Jorge Luiz, falou sobre os riscos com redes elétricas no campo, durante esse período em que são comuns os temporais, com raios e ventos. Ele orienta sobre a melhor forma de construir uma linha em regiões onde esses riscos ocorrem.
Marcelo Miranda
A Fundesporte está oferecendo cursos de capacitação para profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia e Gestão. Quem explicou na Gazeta MS essa semana sobre o projeto foi o professor Marcelo Miranda, diretor-presidente da Fundesporte.
Votando com tranquilidade
Quase 148 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo (15) para escolher os próximos prefeitos e vereadores de suas cidades.
As Eleições de 2020 contam com mais de 557 mil candidatos disputando cargos no executivo e nas câmaras municipais.
Horário
Este ano, as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h. Em razão da pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral ampliou em uma hora o horário de votação, com foco na segurança dos eleitores, a fim de diminuir aglomerações nas zonas eleitorais.
O período entre 7h e 10h será preferencial para os idosos.
Documentos
O eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral levando um documento oficial com foto e o título eleitoral, se o possuir, porque lá constam os números da zona e da seção eleitoral.
Contudo, caso não tenha o título, o cidadão que portar qualquer documento pessoal com foto, sabendo o local correto de votação, poderá exercer seu direito ao voto.
Votação
Como nestas eleições o voto irá apenas para dois candidatos, a memorização dos números pode ser mais fácil, mas não impede que o eleitor possa levar sua “colinha”.
A primeira escolha é o número do vereador, que contém cinco dígitos; o segundo voto vai para o candidato a prefeito, cujo número possui dois dígitos.
Campanha
Para as Eleições Municipais de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu protocolos sanitários a fim de proteger a saúde de eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito.
Com o intuito de informar os cidadãos sobre as ações do Tribunal nesse sentido, prevendo a garantia da proteção de todos durante a votação, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, foi lançada a campanha “Vote com Segurança”.
Máscaras
Para realizar a campanha, o TSE ouviu alguns dos maiores especialistas médicos, infectologistas e biólogos do país e estabeleceu um Plano de Segurança Sanitária. A preocupação da Justiça Eleitoral é evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas mais de 401 mil seções eleitorais espalhadas pelo país.
A principal mensagem da Justiça Eleitoral é a de que o eleitor – assim como os mesários e demais colaboradores – permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evitando contato físico com outras pessoas, e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer por tempo desnecessário nos locais de votação.
O que é permitido
De acordo com a legislação, o eleitor pode, no dia da eleição, manifestar individual e silenciosamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato, demonstrada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
No entanto, a lei proíbe ao eleitor, no dia do pleito, arregimentar outros eleitores ou realizar propaganda de boca de urna, bem como utilizar alto-falante e amplificador de som, promover comício ou carreata e divulgar qualquer espécie de propaganda de partido político ou candidato.
Sem celular
A legislação impede também, no dia do pleito, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem uso de veículos.
Na cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.
Assinatura
Neste sábado, véspera das eleições municipais de 2020, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza a verificação da assinatura do sistema de totalização dos votos, a partir das 11h.
O vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, participará da cerimônia que comprova que o sistema que vai totalizar o resultado das eleições é o mesmo que foi assinado e lacrado no dia 6 deste mês. Participam também da solenidade representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Polícia Federal e representantes de partidos políticos.
Telefones úteis
em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.