Futebol
Econômico, Brasil vence Venezuela e lidera Eliminatórias Sul-Americanas
Apesar do domínio, Seleção sentiu desfalques e teve pouca criatividade
| ROGéRIO VIDMANTAS
A Seleção Brasileira lidera sozinho as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo Catar 2022. Esse é o único aspecto positivo da vitória econômica sobre a frágil Venezuela por 1 a 0, nesta sexta-feira (13), em São Paulo. Roberto Firmino, no segundo tempo, marcou o gol do jogo em que o time do técnico Tite sentiu o desfalque de suas principais peças, como os contundidos Neymar, Philippe Coutinho e Casemiro.
Em três rodadas, o Brasil lidera a competição com nove pontos e 100% de aproveitamento, abrindo dois de vantagem sobre a Argentina. A Venezuela, por outro lado, perdeu todos os jogos que disputou e ainda não pontuou. A Seleção joga na quarta rodada contra o Uruguai, na terça (17), às 19h (MS), em Montevidéu.
O jogo
O Brasil teve domínio quase que completo no primeiro tempo no Estádio do Morumbi, mas com pouca criatividade. Mesmo assim chegou a marcar duas vezes, ambos anulados. O primeiro foi logo aos seis minutos. Lodi cruzou pela esquerda, Fariñez espalmou para frente. Richarlison apareceu no rebote e mandou para as redes. Mas o assistente assinalou o impedimento o início da jogada. A outra foi na marca dos 40 minutos, quando Douglas Luiz, dentro da área, pegou outro rebote do goleiro vinotinto e completou para o gol. Mas a arbitragem viu falta de Richarlison no zagueiro venezuelano.
A Seleção ainda teve outras duas chances de abrir o placar no primeiro tempo. Uma aos 28 minutos, em chute forte de Firmino que parou na defesa do arqueiro Fariñez. Depois, aos 32, Lodi cruzou, Jesus desviou e Richarlison, na pequena área, mandou para fora.
Depois do intervalo o Brasil seguiu com a bola e pouca produção. Logo aos quatro minutos, Richarlison e Jesus disputaram bola dentro da área e levaram perigo à meta adversária. O gol brasileiro saiu, enfim, aos 21 minutos. Everton Ribeiro cruzou pela direita, Renan Lodi desviou no caminho e, no meio da área, Firmino escorou para as redes. Depois, a vantagem foi controlado para definir mais uma vitória brasileira.