Leia Coluna do Jonas desta sexta-feira, 13

| REDAçãO/GAZETA MS


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sexta-feira, 13 de novembro – Dia Internacional da Gentiliza.

Contagem regressiva: Falta 1 dia para 15 de Novembro

Pensamento: "O segredo desta vida é beleza e paciência. Se der certo: beleza. Se der errado: paciência ."  Mateus Gnuztiman

Musica: É por você que canto - Leandro e Leonardo

Niver: Luiz Henrique, Alziro Moreno, Brito Santos, Jesiel Ratier, Celio Rocha Caetano - Graça e Paz - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12...Salud Felicitá Dios Lhe Bendiga

Debate/Sabatina

Anunciado como o único debate entre os candidatos a prefeito de Dourados, o programa teve mais ares de sabatina, por não apresentar um confronto direto entre os participantes. Quem assistiu ressentiu-se da falta de questionamentos diretos entre os candidatos que, praticamente, limitaram-se a responder perguntas elaboradas pelos promotores do evento.

Web Rádio Javé

A Rádio Javé liderou um pool de emissoras, levando mais longe o “bate-papo” promovido entre os candidatos a prefeito de Dourados, na noite dessa quinta-feira, 12 de novembro. O evento foi uma iniciativa da ADUF, ADUEMS e SIMTED.

Professor Juliano Mazzini, jornalista Norberto, professora Cassia, bem como demais envolvidos na brilhante cerimonia, recebam parabéns dos internautas/eleitores, das coligações e de todos.

Debate A

Bom para o candidato do PTB, advogado, professor, radialista e jornalista Wilson Matos da Silva, na opinião da maioria apresentou melhor desempenho nas perguntas elaboradas pelos organizadores. Matos demonstrou tranquilidade e bom entendimento, apresentando respostas coerentes nas oportunidades que foi solicitado

Debate B

Quem não teve bom desempenho, limitando-se a utilizar um jargão “Dourados não aguenta mais isso. Há quarenta anos e a mesma ladainha. Acorda Dourados”, foi o candidato Jeferson Bezerra, que optou a partir com este tipo de ataque no lugar de resposta, qualquer que fosse a pergunta. Até nas considerações finais ele manteve o procedimento.

Debate C

Os candidatos do PT, Professor Joca e do Republicanos Racib, na opinião popular, “fizeram pro gasto”.  Por outro lado, Barbosinha candidato do DEM, e Alan Guedes, do Progressistas, trocaram farpas o tempo todo, sendo vez por outra alvos dos ataques do outros concorrentes.

Direito de Resposta

Uma única vez foi solicitado, e aceito, pedido de direito de resposta. Após ser acusado pelo candidato Barbosinha, Alan Guedes foi beneficiado com um minuto de resposta, quando em tom tranquilo, e com certa ironia, devolveu a batata quente para seu oponente.

Live

O candidato Mauro Thronicke foi a única ausência no Debate/Sabatinha, tendo preferido participar de uma live com a prima senadora Soraya.

Apagão

Susto geral, por volta da metade da realização, quando a transmissão saiu do ar. Mas com calma, os organizadores deram uma busca geral e acabaram por recolocar a sabatina de volta ao ar.

Enfim

Pode ser até que o evento de ontem não seja tão decisivo quando todos gostaríamos que fosse, mas alguns pontos puderam ser esclarecidos e certamente vão provocar a diminuição dos índices  de indecisos. É conferir.

Propaganda proibida

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão dedicada ao primeiro turno das Eleições 2020 está proibida desde quinta-feira (12). Esse tipo de divulgação de campanhas eleitorais está previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e na Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral).

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão para a eleição de prefeitos e vereadores para os 5.568 municípios brasileiros teve início no dia 9 de outubro.

Reuniões e debate

Também venceu na quinta-feira o prazo para a veiculação de propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e a 0h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.

Na quinta-feira também foi o último dia para a realização de debate na rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h de sexta-feira (13).

Continue se informando

Mesmo sem a propaganda gratuita na rádio e na televisão, o eleitor poderá continuar se informando sobre o pleito eleitoral de 2020 pelos canais virtuais dos candidatos, pela internet e por meio dos materiais publicitários já disponibilizados pelos postulantes aos cargos de vereador e de prefeito de sua cidade.

Além disso, o TSE manterá todas as plataformas digitais disponíveis para dúvidas, bem como os canais de informações sobre cada candidato e seus perfis, em plataformas da internet que também poderão ser acessadas por celulares e tablets.

Termômetro

Têm muitos candidatos a vereador em Dourados já cantando vitória, baseando-se em pesquisas.

No entanto, é bom lembrar que pesquisas são, na verdade, uma espécie de termômetro, ou seja, indicam uma possibilidade momentânea.

No domingo

O resultado da verdadeira pesquisa vai acontecer no domingo, quando os eleitores vão cravar o seu voto.

Portanto, euforia demais não é bom. Comemorar, só após o resultado oficial.

Divulgação

Os Boletins de Urna (BUs) das Eleições Municipais de 2020 começarão a ser emitidos a partir das 17h (horário de encerramento da votação) deste domingo (15), data do primeiro turno do pleito.

A partir desse horário, serão divulgados os resultados das votações para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas.

No Portal

Até o dia 18 de novembro (três dias após o primeiro turno), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve disponibilizar em seu Portal na internet a opção de visualização dos Boletins de Urna recebidos para a totalização, assim como as tabelas de correspondências efetivadas, observado o horário de encerramento da totalização em cada unidade da Federação.

Já até o dia 20 de novembro, a Justiça Eleitoral deve disponibilizar os resultados das votações no Repositório de Dados Eleitorais (RDE) e na página de Estatísticas das Eleições 2020.

Não anule seu voto

Tem eleitor por aí que pensa em anular o seu voto, já que não está contente com os rumos da política nacional, estadual e municipal.

No entanto, anulando o seu voto, ou votando em branco, não contribui com a democracia.

Cobrança

Dourados tem sete candidatos a prefeito nas eleições de domingo. Opte por um de sua preferência e digite o número dele na urna eletrônica.

Só assim você estará contribuindo com a verdadeira democracia e poderá cobrar, do eleito, as promessas feitas durante a campanha.

Só da Zé

Em 8.262 inscrições de candidatos a vereador, em todo o País, 6.041 usaram o apelido “Zé” nas urnas das eleições de domingo.

Zé da Padaria (591 inscrições), Zé da Praça (64), Zé do Açougue (363), Zé da Igreja (92), Zé da Sorveteria (195), Zé do Posto (986), Zé da Mecânica (25), Zé da Peixaria (394), Zé da Feira (328), Zé das Couves (4), Zé do Bar (1.357) e a maioria, Zé da Farmácia, com 1.672 inscrições.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

[email protected]

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE