Variedades
Bichos do Pantanal lança livro inédito de Educação Ambiental
A obra adota a metodologia Conexão com a Natureza para introduzir o meio ambiente nas escolas
A poucas semanas para encerrar o ano, que ficará marcado pelos acontecimentos históricos que impactaram a rotina escolar das crianças e jovens brasileiros, como a pandemia da Covid-19 e os incêndios que bateram recorde na maior área alagável do mundo, o Projeto Bichos do Pantanal lança de forma inédita o livro Pedagogia da Natureza.
Os autores são Mahal Massavi, profº biólogo e coordenador de Educação Ambiental do Projeto que é realizado pelo Instituto Sustentar com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Socioambiental Petrobras, e Yana Marull, jornalista, escritora e ilustradora de livros de educação infantil. O tema - voltado a educadores, professores e pais - aborda a metodologia de conexão com a natureza como forma das escolas trazer o meio natural à sala de aula e ao mesmo tempo levar a sala de aula para a natureza, fomentando uma prática pedagógica de educação ambiental.
"A natureza - como coprofessora - nos ensina, por meio de uma pedagogia de sensações, ciclos, transformações e vivências, um caminho possível de conservação da biodiversidade", comenta Massavi. "Para o dia a dia, o livro proporciona atividades como passeios em trilhas na mata, observação de aves e mamíferos nas margens do rio Paraguai, brincadeiras nos jardins das escolas, plantio e cultivo de hortas, entre outras em contato direto com o mundo natural", explica. Todas essas ações, pensadas pelo Projeto, focam na vivência da criança na natureza. "Nosso objetivo é resgatar e estimular a sensação de pertencimento, identidade e responsabilidade de crianças e jovens com meio ambiente", finaliza.
Esse ponto de vista é compartilhado pela coautora, Yana Marull. "Há um consenso na sociedade, de que natureza e meio ambiente precisam ser parte da escola. Mas, para isso se transformar em realidade, precisamos ajudar escolas a abordarem esses temas, e precisamos estar do lado do professor", comenta Marull. "Foi com essa motivação que nasceu o livro Pedagogia da Natureza, com um lado muito prático pensado para ser uma ferramenta que ajuda o professor a incluir a natureza no dia a dia da escola", conclui.Desde 2013, mais de 130 mil crianças do Alto Pantanal participaram de ações de educação ambiental do Projeto. Por meio deste livro, o Projeto Bichos do Pantanal, almeja ampliar o acesso do Método de Conexão com a Natureza para favorecer uma educação vinculada com o meio natural e, consequentemente, à preservação da natureza."Quem conhece, ama. Quem ama, cuida", diz Douglas Trent, ecólogo americano e diretor de pesquisas científicas do Projeto. "Se desde a primeira infância a criança cria vínculos com a natureza, quando se torna adulta, seu relacionamento com o meio ambiente estará consolidado. Assim, os pequeninos de hoje serão os futuros protagonistas de conservação da natureza", explica o americano.Estar na natureza traz benefícios para o desenvolvimento sensorial, cognitivo e psíquico da criança, melhora seu desempenho escolar, reduz os níveis de estresse e ansiedade e favorece a saúde física e emocional, ajudando a uma convivência harmoniosa entre os jovens. Quem explica isso é de Richard Louv - renomado jornalista, em sua famosa obra Last Child in the Woods (A Última Criança na Natureza), Salvando Nossos Filhos do Transtorno de Déficit de Natureza. Douglas Trent - seu conterrâneo e colega de faculdade - introduziu o Método Conexão com Natureza de Louv, no Brasil, há mais de uma década.
Hoje, quando a tecnologia digital absorve o tempo de tantas crianças, investir em uma educação conectada com a natureza e atrelada à sustentabilidade nos parece fundamental, comenta Jussara Utsch, presidente do Instituto Sustentar, que realiza o Projeto. "Este é um projeto pedagógico não só aplicável ao Pantanal, mas também em outras regiões e biomas", completa.A distribuição dos exemplares é gratuita para todos os professores da rede pública dos municípios de Cáceres e Porto Estrela, onde o Projeto Bichos do Pantanal atua. Outros, serão distribuídos em evento sobre Educação Ambiental promovido após a pandemia do coronavírus. E enfim, a versão online está disponível para download gratuito no site https://www.bichosdopantanal.org/wp-content/uploads/2020/11/Livreto-Pedagogia-da-Natureza.pdf
Sobre o Projeto Bichos do Pantanal
Projeto Bichos do Pantanal - realizado pelo Instituto Sustentar com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Socioambiental da Petrobras, atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT). O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável.
Saiba mais em: https://www.bichosdopantanal.org
Sobre Instituto Sustentar
Com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional, a entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.
Saiba mais em: https://institutosustentar.net/
Siga-nos nas redes sociais:
https://www.facebook.com/bichosdopantanal/ Instagram: Bichos do Pantanal https://www.instagram.com/bichosdopantanal/ Youtube: Bichos do Pantanal - https://www.youtube.com/user/bichosdopantanal Twitter: Bichos do Pantanal https://twitter.com/BichosPantanal