Geral
Sem dinheiro para máscaras, indígenas reclamam do novo decreto
| DOURADOSNEWS / DA REDAçãO
Em decreto publicado nesta segunda-feira (4), a Prefeitura de Dourados tornou obrigatório o uso de máscaras descartáveis, reutilizáveis ou caseiras em algumas situações do cotidiano, conforme informado pelo Dourados News.
Com aproximadamente 15 mil indígenas distribuídos nas aldeias Bororó e Jaguapiru, essa normatiza pode afetar parte da população que não tem condições financeiras para adquirir as máscaras, relatam as lideranças locais.
Segundo Ivan Avila, liderança da Jaguapiru, “a Funai diz que pegou uma verba para repassar o material para os indígenas da região sul do Estado, mas até agora ninguém falou mais nada”, relata ele.
Consta no decreto n° 2.575, que esse meio de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) é recomendado por quem esteja em todas as filas de bancos e lotéricas, durante a utilização do sistema de transporte coletivo público urbano no município, em táxis ou veículos de aplicativo, e nos recintos de mercados, supermercados e hipermercados.
Já Gaudêncio, liderança da aldeia Bororó, comentou que as autoridades locais estão fazendo todos os trabalhos de orientações na comunidade para o enfrentamento da pandemia, porém, a maioria dos indígenas não poderão se adequar a nova normatiza da prefeitura de Dourados porque não há recursos financeiros para isso. No decreto nº 2.523 de 14 de abril de 2020, publicado em edição suplementar do Diário Oficial de Dourados, Art. 5º. 'a inobservância das disposições constantes do presente decreto e nos demais decretos de prevenção do contagio da Coronavirus – COVID 19 implicará nas penas de interdição do estabelecimento, sem prejuízo das multas aplicadas que de acordo com o art. 186, da Lei Complementar nº 205, de 19 de outubro de 2012, deverá ser de 90 (noventa) UFERMS e em caso de desrespeito à interdição a multa deverá ser aplicada em dobro'.
Em 23 de abril, por meio do Decreto n° 2.543, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Dourados já recomendava a utilização de máscaras aos cidadãos que tivessem que deixar suas residências.