SENAR lança ATeG Leite para região sudoeste paraense

| CNA BRASIL/LORENA DAIBES


Na terça (3) aconteceu uma reunião nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura para o lançamento da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. A metodologia foi criada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em 2013 para levar aos pequenos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção no período de dois anos.

A ATeG está sendo realizado pelo Senar com apoio do governo do estado e das prefeituras . Na região sudoeste do estado os municípios contemplados com o ATeG-Leite são:  Itaituba; Trairão; Aveiro; Novo Progresso e Rurópolis. 

Antônia Lemos Gurgel é coordenadora do Senar núcleo Tapajós e falou sobre a implantação do programa na região e disse que programa será para a produção de leite.

Na reunião foram apresentados os técnicos que irão prestar assistência aos produtores rurais, uma vez por mês, uma visita será agendada na propriedade durante dois anos, onde eles irão receber todas as orientações para o bom desenvolvimento de sua propriedade.

Dácio Carvalho é gerente da assistência técnica do Senar, e esteve em Itaituba para acompanhar o lançamento. 

A metodologia é aplicada em várias etapas como, diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia. Cada grupo de 30 produtores terá um técnico para dar assistência. O gerente do SICREDI esteve acompanhando a reunião e colocou a cooperativa a disposição dos produtores.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE