Leia Coluna do Jonas deste sábado, 07

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sábado, 7 de novembro. O dia do radialista, 7 de novembro, comemora a importância desse profissional da comunicação e é uma homenagem a Ary Barroso.
Nascido em 7 de novembro de 1903, Ary Barroso foi um radialista e músico brasileiro que compôs Aquarela do Brasil, uma das canções brasileiras mais populares no mundo.

Contagem regressiva: Faltam 7 dias para 15 de Novembro.

Pensamento: "Conversem! Conversem sempre! Sobre tudo, porque o Silêncio são pedras, e pedras se tornam muros, e muros dividem." – Mateus Gnuztman

Musica: Morango do nordeste - Raça Negra

Niver: Adriano Caetano, Mirim Felix, Isaque Bitencourt, Juliano Ferreira. Salud, Felicitá, Dios Lhe Bendiga!

Sérgio Moro marca presença

em Congresso da OAB/MS

A 15ª Conferência Estadual da Advocacia de Mato Grosso do Sul teve a presença do ex-Ministro e Advogado Sérgio Moro. Ele proferiu palestra sobre Lavagem de Dinheiro no 1° painel do evento, que reuniu cerca de 5 mil pessoas.

O Presidente da OAB/MS Mansour Karmouche presidiu o painel, em que Sérgio Moro foi o palestrante e como debatedores o Presidente da Comissão de Advogados Criminalistas Tiago Bunning e a Advogada Criminalista Andrea Flores.

Energisa oferece condições especiais

de negociação neste fim do ano

De 09 a 13 de novembro, os clientes que tiverem contas de luz em atraso podem encerrar o ano com os débitos quitados. A Energisa, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), oferece oportunidades diferenciadas de negociação para terminar o ano sem o nome negativado e evitando cortes de energia.

A concessionária de energia é umas das empresas a aderir à campanha de recuperação de crédito Nome Limpo, que possibilita o recebimento e regularização dos créditos perdidos, contribuindo para o aquecer a economia local próximo as compras de Natal.

O atendimento será feito de 09 a 13 de novembro na Associação Comercial e Industrial de Campo Grande - Rua 15 de novembro, nº 390 Centro Campos Grande MS, das 8h às 18h.

Simulador de votação

Os eleitores de 5.568 municípios do País irão às urnas no dia 15 deste mês para escolher prefeitos e vereadores. Há 24 anos, o eleitor brasileiro utiliza a urna eletrônica para a escolha de seu candidato.

E, para facilitar o momento do voto, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, o eleitor tem à disposição um Simulador de Votação na Urna Eletrônica.

Eleitor pode treinar

No simulador, o cidadão pode treinar como votar para os cargos em disputa no pleito deste ano, como se estivesse diante de uma urna, de forma rápida, didática e divertida.

Desenvolvido pelo TSE, o software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore).

Escolha do turno

O eleitor pode navegar pelas legendas usando as setas para direita e para esquerda, na filipeta de candidatos no alto da página. Antes de votar no Simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição do qual deseja participar: primeiro ou segundo.

Devido a seu caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

Cartilha

Para as Eleições 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou parceira com o Facebook, Instagram e WhatsApp em busca de medidas que auxiliem o processo eleitoral, como a realização de treinamentos aos servidores, disponibilização de espaço nas redes socais e outros.

Um dos resultados dessa iniciativa foi a elaboração de cartilhas que detalham as regras de uso das plataformas durante o pleito. O material é voltado a eleitores, candidatos e servidores da Justiça Eleitoral e pode ser acessado por meio do link: https://tse.jus.br/tse/imprensa/noticiastse/arquivos/parceria-entre-tse-facebook-instagram-e-whatsapp-nas-eleicoes-2020.

CPI da Energisa

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) publicou, na sexta-feira (6), documento que atualiza o funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa.

De acordo com o Ato 27 de 2020, será mantida a suspensão do prazo de tramitação da CPI até o dia 30 de novembro. A atualização foi feita com base em requerimento feito pelos integrantes da Comissão.

Preço justo da energia

O presidente da CPI, deputado Felipe Orro (PSDB), explicou a necessidade da prorrogação. “Em função da publicidade, da abertura que deve ser dada à população e a todos os órgãos e atores envolvidos, não há maneira de ser feita de forma remota. Este prazo ajudará a fazer com que a população pague um preço justo pela energia, para que possamos avançar nas investigações”, detalhou.

O pedido de prorrogação da suspensão foi feito durante a sessão ordinária da última quarta-feira (4). Os parlamentares aprovaram o requerimento por unanimidade.

Pesquisas

O Projeto de Lei 5116/20 aumenta a pena prevista na Lei das Eleições para empresas e entidades que divulgarem pesquisas eleitorais fraudulentas.

De acordo com a proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, a punição passará a variar de 2 anos a 8 anos de reclusão e multa. Atualmente, a pena prevista é de 6 meses a 1 ano de detenção e multa.

Manipulação

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), autor do projeto, alerta para casos em que o poder econômico de partidos e candidatos é usado para manipular o resultado das pesquisas eleitorais e, consequentemente, induzir o eleitor a escolher apenas entre os candidatos que aparecem com mais chances de vencer a disputa.

“Essas pesquisas fraudulentas têm como objetivo induzir o eleitor ao chamado ‘voto útil’, sugerindo cenários que não são reais, prejudicando alguns candidatos e favorecendo outros com mais poder econômico”, diz o deputado. (Fonte: Agência Câmara de Notícias).

UFGD amplia o período

de inscrição de três vestibulares

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou um novo cronograma aumentando os prazos de inscrição, de pedido de isenção da taxa e de solicitação de atendimento diferenciado para três vestibulares: o vestibular para os 33 cursos (PSV), o de Letras-Libras (Licenciatura) e o da Licenciatura em Educação no Campo (PSLEDUC). Já o vestibular da Faculdade de Educação a Distância (PSEaD), para quatro cursos, prossegue com o mesmo calendário.

O prazo para entrar com o pedido de isenção da taxa de inscrição, que terminaria hoje (6/11), passou para 13 de novembro. O período de inscrições que seria encerrado em 20 de novembro foi prorrogado para até 14 de dezembro, e esse mesmo período vale para a solicitação de atendimento diferenciado, específico para pessoas com deficiência – auditiva, física, mental ou visual – e candidatas lactantes. A data das provas permanece a mesma, 7 de fevereiro.

Telefones úteis

em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.

 

[email protected]