Menina de 8 anos é segunda criança vítima da Covid-19 em Mato Grosso do Sul

Vítima era da cidade de Sidrolândia. Ela tinha insuficiência renal crônica e ficou internada por 14 dias na UTI de um Hospital Universitário, em Campo Grande.

| G1 / FLáVIO DIAS/G1MS E VIVIAN CASTRO/TV MORENA


Uma menina de 8 anos é a segunda criança vítima da Covid-18 em Mato Grosso do Sul. A garota que morava em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, morreu na última quarta-feira (4).

Segundo a nota divulgada pela prefeitura, a vítima tinha insuficiência renal crônica e no dia 24 de outubro deu entrada no Hospital Universitário (HU), em Campo Grande, com dificuldades respiratórias.

Ela permaneceu por 14 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e segundo a secretaria de saúde de Sidrolândia, a menina teve complicações sistêmicas. Essa foi a 30 ª morte por Covid-19 na cidade e a segunda morte de criança por complicações da doença, no estado.

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado (SES), a primeira criança vítima da doença morreu há de dez dias. Era uma um menino de 5 anos que morava em Ponta Porã. Ele era obeso, tinha autismo e sofria de asma. Antes dele, a vítima mais jovem do coronavírus em Mato Grosso do Sul era uma adolescente de 15 anos que morava em Campo Grande e não tinha comorbidades relatadas.

A Secretaria de Saúde investiga se esses casos estão relacionados à Sindrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (Simp) que vem sendo associada a crianças e adolescentes que tiveram Covid-19.

Referente ao caso mais recente, dessa menina de oito anos, a secretaria ainda não sabe se será apurada alguma relação com a síndrome.

e amanhã deve entrar no boletim da covid da secretaria estadual de saúde a morte de uma criança de oito anos./ é o segundo óbito de criança no estado, por causa de complicações da doença./ ao vivo, cristina mayumi tem as informações pra gente./ boa noite, cristina./

------------

NOTA PREFEITURA DE SIDROLÂNDIA: Em respeito à nossa população, a Secretaria Municipal de Saúde vem a público comunicar que na data de hoje, 05/11/2020, tivemos a confirmação pela Secretaria de Estado de Saúde, do 30° óbito por Covid-19 no município de Sidrolândia-MS.

Trata-se de uma criança de 8 anos, sexo feminino, portadora de Insuficiência Renal Crônica que deu entrada no Hospital Universitário de Campo Grande no dia 24/10 com dificuldades respiratórias. Permaneceu internada em UTI vindo a falecer no final da tarde de ontem por complicações sistêmicas da doença.

Informamos que o sepultamento foi realizado em Cemitério Municipal de Sidrolândia conforme as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde para todo caso suspeito ou confirmado para coronavírus, sem realização de velório.

A Secretaria Municipal de Saúde tem consciência da responsabilidade desses dados informados, pois sabemos do compromisso do nosso trabalho de Vigilância em Saúde e qualquer outra informação veiculada fora do veículo oficial da Prefeitura Municipal não é de responsabilidade deste órgão.