UFGD divulga novas datas do Vestibular Teko Arandu, suspenso em maio por causa da pandemia

| ASSESSORIA


A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) retomou o Vestibular da Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu (PSLIN/2020) que estava suspenso desde maio como medida para o enfrentamento da propagação do novo coronavírus (covid-19).


O novo cronograma foi publicado ontem (04), pelo Centro de Seleção, no Edital de Retificação CCS n 01/2020, alterando as datas da realização das inscrições e provas. Agora, o prazo para inscrições será de 9 de novembro de 2020 a 26 de fevereiro de 2021 e as provas serão em 4 de abril.  Os candidatos já inscritos no Processo Seletivo Vestibular não sofrerão prejuízos e não precisarão realizar nova inscrição.
 
O curso Teko Arandu forma professores em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. São oferecidas 70 vagas e as inscrições serão feitas a partir de segunda-feira (09/11) pelo site da UFGD, por meio do endereço eletrônico: http://arearestrita.ufgd.edu.br.

Para ser candidato é preciso possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física), ser das etnias Guarani ou Kaiowá e ter o certificado de conclusão do Ensino Médio. A taxa de inscrição é de R$ 15 e, quem não puder pagar, pode solicitar a isenção do valor até 05 de fevereiro, seguindo os critérios apontados pelo edital de abertura do PSLIN-2020/UFGD e no edital de retificação. 


O Vestibular é dividido em três etapas que serão aplicadas em 4 de abril: Redação em Guarani e Redação em Língua Portuguesa; Prova Objetiva e; Prova Oral em Guarani. De manhã, das 8h às 12h30, serão as Provas de Redação e Objetiva e durante a tarde, a partir das 14h, acontecerá a Prova Oral. As provas serão realizadas ao mesmo tempo nas cidades de Amambai e Dourados.


TEKO ARANDU
O curso de Licenciatura Intercultural Indígena "Teko Arandu" é um curso de licenciatura voltado para a formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá. Ele foi implantado no ano de 2006, a partir de conjugação de esforços institucionais envolvendo a UFGD, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Movimento de Professores Indígenas, o governo do Estado, MEC, FUNAI, cerca de 20 prefeituras municipais e outras entidades. Essa graduação é oferecida pela metodologia da alternância (atividades de ensino na Universidade e também nas aldeias e escolas indígenas) e formou a sua primeira turma em 2011. O curso oferece Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. A Licenciatura vem de encontro à missão da Universidade que é uma educação inclusiva que promove a troca de saberes e de experiências.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE