Escolas dos Sesi da Capital, Dourados e Naviraí classificam-se para a etapa nacional da OBR

| ASSESSORIA


As equipes de robótica das escolas do Sesi de Campo Grande, Dourados e Naviraí classificaram-se para a etapa nacional da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) após terem um bom desempenho e conseguirem bons resultados na etapa estadual. Essa é a primeira vez que a Rede Sesi de Ensino de Mato Grosso do Sul consegue classificar mais de uma escola na etapa nacional da OBR, reforçando o engajamento dos alunos nas aulas remotas mesmo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

Na etapa estadual, a Escola do Sesi de Naviraí foi a grande campeã, terminando em 1º lugar no nível 1, com alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, enquanto a Escola do Sesi de Campo Grande ficou em 2º lugar no nível 2, que conta com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Técnica, e a Escola do Sesi de Dourados conquistou o 3º lugar também no nível 2.

 

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica e destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada de Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Técnico em todo o território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

 

A modalidade prática é realizada por meio de competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional e os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Segundo a analista de educação do Sesi, Gláucia Campos, essa é a primeira vez que mais de uma equipe é classificada para a etapa nacional da OBR.

 

“Mesmo em tempos de incertezas e dificuldades nossos alunos demonstraram garra, coragem e principalmente foco na busca dos melhores resultados. Isso demonstra claramente que nosso trabalho e metodologia proporciona o protagonismo permanente no cotidiano escolar. Nosso desejo é esse, que todos estejam preparados cognitivamente, emocionalmente e tecnologicamente não somente para os eventos e competições, mas sim para a vida”, afirmou Gláucia Campos.

 

Para a aluna Maria Eduarda dos Santos, do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Dourados, participar da OBR pela primeira vez foi uma experiência única. “Pude conhecer por meio da tecnologia um novo mundo que antes para mim não era tão visível, isso me fez crescer tanto no aprendizado quanto na convivência com pessoas. Na equipe MegaMentes, trabalhamos muito em conjunto e não foi fácil chegar nessa terceira colocação. A OBR me ajudou muito a começar a ter confiança em mim mesma e ter mais responsabilidade”, comentou.

 

Na avaliação do aluno Samuel Alves Alencar, da 3ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Dourados, com uma nova plataforma de programação e os treinos a distância, a competição se tornou mais desafiadora. “O resultado final e o aprendizado foram gratificantes. Representar o MS na etapa nacional por si só será um ganho e agora vamos trabalhar para ter uma boa colocação”, finalizou.

 

A Indústria continua por você!



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE