Bela Gil: 17 dicas para uma alimentação saudável

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Não dá para falar em estilo de vida saudável sem pensar no nome da Bela Gil (@belagil). A carioca é nutricionista, possui curso em chef de cozinha e ainda apresenta o Bela Cozinha, um programa de culinária natural no canal GNT. Bela busca manter práticas que fazem bem para o corpo, mente e planeta. Não à toa que é, hoje, referência nacional. 

Recentemente, lançou o livro Simplesmente Bela (editora Sextante, compre aqui), em que traz um compilado de 40 receitas com ingredientes mais naturais para usarmos em quatro esferas do nosso dia a dia: alimentação, autocuidado, saúde e higiene. Ela ensina, por exemplo, a preparar um repelente caseiro, a fazer máscaras de cabelo comestíveis e manipular um desengordurante de cozinha potente.

“Vivemos em um mundo cada vez mais complexo e algo dentro de nós pede calma e simplicidade. E nada mais simples que dedicar um tempo ao trabalho do CUIDAR. Cuidar de si, dos outros e do planeta. Dedicar um tempo a esse trabalho fundamental para a prosperidade da vida humana na terra. Pois sem o cozinhar, limpar, curar e cuidar, a humanidade não vingaria. O meu novo livro é dedicado exatamente a esse processo”, disse em um post no Instagram. 

Trajetória de Bela Gil para uma vida saudável
Bela conta quando nasceu o interesse pelo estilo de vida saudável e sua paixão pela culinária. “Tudo começou quando decidi praticar yoga em 2004. Eu tinha 14 anos e levava uma vida típica de adolescente carioca da zona sul: escola, praia, cinema, teatro, basquete, vôlei, festas, etc.”

Por meio da prática, ela diz que desenvolveu uma nova visão de mundo, e passou a perceber que a comida a afetava física e mentalmente — tanto para o lado bom, quanto ruim. “Dependendo do que eu comida, o meu humor, foco, determinação e concentração variavam. E eu fui naturalmente evitando alimentos que me prejudicavam. Então eu concluí que a alimentação mexia com o meu corpo, mente e espírito e precisava entender melhor essa conexão entre alimentação e comportamento.”

Ao mudar-se para Nova York, teve que aprender a “cozinhar o próprio feijão“, e não parou mais: fez um curso de culinária natural, matriculou-se em outra especialização de nutrição Ayurveda, estudou com o professor Tomio Kikuchi, em São Paulo, e terminou faculdade de nutrição na Hunter College. Ela tem propriedade no que fala! 

17 dicas da Bela Gil para uma alimentação saudável
Bela dá algumas dicas de como cuidar da alimentação (e consequentemente do corpo). “Se você conseguir adquirir alguns desses hábitos, já é um grande ganho em direção a uma vida mais saudável”, diz. Confira: 

1. ALIMENTAÇÃO PLANT-BASED

“Mantenha o pH do sangue alcalino com uma alimentação baseada em plantas, grãos e feijões”;

2. VÁ COM CALMA

“Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos”;

3. BEBA COM MODERAÇÃO

“Evite beber líquidos nas refeições e opte por chás digestivos após as refeições”; 

4. TAMANHO DA PORÇÃO

“Quantidade altera a qualidade dos alimentos — a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”; 



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