Vice de Alan Guedes quer aproveitar experiência no SUS para ajudar saúde de Dourados

Estudioso, Dr. Guto Moreira passou por diversos estágios no Sistema Único de Saúde

| ASSESSORIA


A pandemia do novo coronavírus tem causado diversas vítimas entre os profissionais da saúde que atuam na linha de frente. Só em Dourados, três médicos foram vítimas da doença, além de outros profissionais da área da saúde, como enfermeiros e técnicos. Candidato a vice-prefeito, Dr. Guto (PL) vai trabalhar dando o suporte para que Alan Guedes (PP) possa tomar as decisões necessárias para melhorar a estrutura da saúde como um todo, inclusive para as pessoas que atendem a população. O candidato, porém, descarta ser o titular na secretaria de Saúde.


Douradense e médico, Dr. Guto Moreira conhece as dificuldades dos profissionais da saúde em desenvolver um bom trabalho. Segundo ele, o primeiro passo da administração de Alan Guedes será melhorar as condições de trabalho. “Não existe saúde, não existe medicina sem a equipe multidisciplinar formada pelos profissionais da saúde de diversas áreas. Médicos são importantes, os profissionais da área de enfermagem, de apoio, todos se completam. O primeiro passo para valorizar esses colaboradores é respeitar as condições básicas de trabalho. Tendo isso, esses profissionais conseguem transferir o bom atendimento para as pessoas, é um ciclo”, afirma.


SUS


Embora esteja atuando apenas como cirurgião plástico, Dr. Guto é um conhecedor do Sistema Único de Saúde (SUS). “Minha residência médica em cirurgia geral foi de dois anos no Hospital Federal do Andaraí, depois mais três anos de cirurgia plástica do Hospital Federal da Lagoa, ambos públicos. Em Dourados trabalhei na UPA, no PAM, conheço a realidade do SUS e sua importância para a população”, pontua.


Em 2017, Dr. Guto teve uma breve experiência como secretário-adjunto de Saúde, período em que ajudou a desenvolver algumas ações de reflexos imediatos no atendimento à população. “Foi um período de quase nove meses em que participei das discussões estruturais do dia a dia. Ajudamos a implantar o Programa Olhando por Dourados, basicamente um consultório oftalmológico em um container em parceria com o Hospital Universitário que levamos para algumas regiões da cidade, como o Jorjão e Praça da Juventude. Foram atendidas mais de quatro mil pessoas. Outra atividade foi intensificar o atendimento de pequenas cirurgias para dar andamento na fila que estava represada. Ainda em parceria com o HU, ampliamos o número de exames de endoscopia e colonoscopia e de cirurgias de varizes”, conclui. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE